Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco
    Início » Documentário sobre território Xerente entra em pós-produção com apoio do Governo do Estado
    Povos Tradicionais

    Documentário sobre território Xerente entra em pós-produção com apoio do Governo do Estado

    RedaçãoPor Redação18 de julho de 20244 minutos de leitura
    A equipe passou por dois meses intensos de gravações nas aldeias Xerente, bem como em locais importantes em Palmas, como a biblioteca do Espaço Cultural - Divulgação

    Projeto “Uma estrada que corta o território do Xerente”, da GBM Filmes, foi contemplado no edital Audiovisual Tocantins 2023 e contará sobre a relação da etnia com a estrada que atravessa seu território

    Contemplado no edital Audiovisual Tocantins 2023, lançado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), o projeto “Uma estrada que corta o território do Xerente”, que explora a relação entre o povo Xerente e a estrada que atravessa o seu território, já está em fase de pós-produção. A iniciativa foi classificada na categoria Produções Audiovisuais – Módulo II e recebeu o aporte de R$ 750.000,00 para produzir um documentário.

    Além de abordar os problemas e desafios ligados à construção da estrada, o longa-metragem propõe uma reflexão profunda sobre a importância dos territórios indígenas. O caminho, como símbolo, serve de ponto de partida para um convite à observação das dinâmicas e questões que envolvem esses territórios. Segundo o produtor e diretor da GBM Filmes, Túlio de Melo, o objetivo é alcançar um público amplo e diversificado, sem restrições de faixa etária, bem como oferecer uma experiência rica e acessível para todos.

    A equipe passou por dois meses intensos de gravações nas aldeias Xerente, bem como em locais importantes em Palmas, como o Museu Palacinho, a Universidade Federal do Tocantins e a biblioteca do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho. Além disso, o grupo também esteve presente na 20ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL), em Brasília (DF), um dos mais importantes movimentos indígenas do país.

    Os envolvidos no projeto tiveram a colaboração de Romário Srowasde Xerente, assistente de direção indígena, que desempenhou um papel fundamental na condução das gravações. “Ele que conduziu todo o processo de gravação do documentário na aldeia”, destacou Túlio.

    Com a fase de produção concluída, o projeto avança agora para a etapa de pós-produção, que envolve a montagem e edição do documentário. Posteriormente, uma equipe especializada será encarregada da finalização do som e da criação de versões acessíveis do filme, em conformidade com as exigências da Lei Paulo Gustavo. A expectativa é que o documentário seja finalizado até o final do ano. A ação prevê ainda, como contrapartida social, a realização de uma sessão aberta no cinema, com todos os recursos de acessibilidade.

    O diretor Túlio de Mello expressou ainda grande entusiasmo quanto ao impacto da produção no cenário cultural do Tocantins “Nossa expectativa é grande, porque o processo de produção foi muito positivo. Será um momento muito importante para o cinema tocantinense, pois é um filme de cunho acadêmico e filosófico, onde trazemos vários especialistas e indígenas do povo Xerente”, complementou.

    Conheça a proponente

    A produtora independente do Tocantins, GBM Filmes, destaca-se pela produção de filmes de ficção e documentários que celebram a cultura e a história local. Com projetos como “Zé Onça Relato de uma Memória”, o filme tocantinense mais premiado em festivais nacionais e internacionais, a empresa reforça seu compromisso com o cinema regional.

    Recentemente, produziu um documentário para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) sobre a ourivesaria de Natividade e estreou no Rio de Janeiro e na capital Palmas, o curta-metragem de ficção “Invisibilidade”, que mergulha na realidade das mulheres travestis do Brasil.

    Ficha técnica:

    Produção: GBM Filmes
    Direção: Túlio de Melo
    Produção executiva: Getúlio Barros de Melo
    Assistência de direção: Romário Srowasde Xerente e Leandro de Alcântara
    Direção de Fotografia: Keven Lopes
    Montagem e edição: Leandro de Alcântara
    Roteiro: Túlio de Melo
    Coloração: Leandro de Alcântara
    Assistência de produção: Djalmir Senna
    Direção de som: Heitor Martins Oliveira
    Equipe de som
    Still: Íris Azevedo, Leandro de Alcântara e Djalmir Senna
    Equipe/empresa produtora das versões do produto final de acessibilidade.

    Fonte: Ascom Secult

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorProgramações Esportivas Chegam a Tupiratins e Caseara na Temporada de Praia
    Próximo artigo Governo do Tocantins promove orientações a comunidades sobre a Política Estadual do Capim-Dourado e do Buriti

    Leia Também

    Movimento indígena apresenta projeto de país e cobra compromissos urgentes dos três Poderes

    13 de agosto de 2026

    Prefeitura de Palmas inicia censo para identificar povos e comunidades tradicionais de matriz africana

    15 de julho de 2026

    Tocantins ganha destaque no encerramento do 1º ciclo de incubação do LABTS, realizado pela UnB e Fundação Banco do Brasil

    13 de julho de 2026

    Governo Federal avança na regularização de territórios quilombolas no Tocantins

    18 de junho de 2026

    Polícia Civil do Tocantins participa de capacitação nacional sobre atendimento aos povos indígenas

    18 de junho de 2026

    Quebradeiras de coco babaçu ganham reconhecimento como manifestação da cultura nacional

    12 de junho de 2026
    Últimas Notícias

    Sebrae Tocantins realiza IV Seminário de Governança com foco em estratégia e desenvolvimento dos pequenos negócios

    Por Redação17 de agosto de 2026

    Sabores do Tocantins são protagonistas em evento promovido pelo Sebrae

    17 de agosto de 2026

    Missão técnica do Sebrae Tocantins destaca iniciativas inovadoras em educação no Ceará

    17 de agosto de 2026

    Artesãos do Tocantins podem se inscrever para exposição inédita em Brasília

    17 de agosto de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.