Para alguns, ir ao cinema parece tão natural quanto respirar. Mas este é um direito interdito à maioria das crianças, jovens e adultos, principalmente as que residem em zonas de periferia. A realidade no Tocantins e também no restante do País, conforme dados do IBGE, do ano passado, que revelam que mais de metade das crianças e adolescentes que residem em zonas de periferia, até 14 anos, não têm acesso a nenhum tipo de lazer cultural. Buscando atuar na contramão dessa realidade, a ONG Unidos por Um Mundo Melhor desenvolve ações e projetos que visam amparar a comunidade e suprir esse déficit.
Um desses projetos é o Cine Quebrada, que teve início neste mês de agosto, e segue até o final do ano com diferentes sessões de cinema em bairros periféricos da Capital. A próxima edição acontecerá no sábado, 24, às 18 horas, na Baixada do Aureny III. A entrada é franca e será ofertado, gratuitamente, pipoca e refrigerante aos presentes. O objetivo é de empoderar as comunidades de periferia de Palmas, promovendo a conscientização sobre questões de direitos humanos e incentivando a ação comunitária.
De acordo com a presidente da UPMM, Júlia Albuquerque, a mostra de cinema contará com uma seleção cuidadosa de filmes que visam não apenas entreter, mas também refletir sobre questões sociais, culturais e humanas, promovendo o diálogo e a reflexão entre os espectadores. “A gente que está dentro da periferia sabe que o acesso ao lazer, ao cinema, é muito distante da nossa realidade. Então, aproximar ações culturais delas e ainda empoderá-las a entender sobre os direitos humanos e seus direitos é de extrema importância e a gente está muito feliz de trazer um pouco disso para as comunidades mais distantes”, afirmou Júlia Albuquerque.
Programação
Haverá programação para pessoas de todas as idades, sendo filmes infantis, juvenis e adultos, drama e comédia. Dentre as exibições estão filmes como “Hair Love” (Amor de cabelo em português), um curta-metragem estrelado por uma família negra que conta a história de um pai que tenta arrumar os cabelos crespos da filha. Meio sem jeito, ele persiste na missão assistindo tutoriais para poder arrumar Zuri, a filhota, abordando temas como aceitação, autoconfiança e amor; e também “Dúdú e o Lápis Cor da Pele”, que mostra a história de um garoto negro que tenta entender o porquê do lápis de chamar cor da pele; e Direitos Humanos para crianças, desenho animado que trata da realidade de quatro crianças que intervém em diferentes contextos sócio-culturais para defender e garantir os direitos humanos.
Antes e depois das exibições, o público presente participa de uma roda de conversa com os voluntários da ONG e convidados especiais sobre temáticas como defesa de direitos, direitos humanos, empoderamento, combate ao racismo e preconceito, união, autoconfiança e muito mais. “É uma programação incrível, que vai muito além da exibição de filmes, as crianças entenderam na linguagem deles sobre como acreditar mais neles e sobre como cuidar uns dos outros. Eu amei”, disse a dona de casa Maria Dolores Silva, que esteve presente na edição do Cine Quebrada que aconteceu na 1304 Sul, no dia 10 de Agosto.
Quem também esteve por lá foram as irmãs Emanuelle e Sidelle Santana, de 7 e 9 anos. Elas aproveitaram cada momento atentas a toda programação. “Eu comi pipoca e o que eu mais gostei foi assistir o filme junto com minha família”, disse Sidelle. Emanuelle concordou com a irmã e complementou também sobre a importância do projeto. “Eu fui poucas vezes ao cinema, mas assistir aqui pertinho de casa foi ainda melhor”, complementou.
Projeto
A iniciativa vai levar mostra de cinema aos bairros de periferia de Palmas, sendo que a primeira edição aconteceu no sábado, 10, na 1304 Sul. O “Cine Quebrada” promete ser uma ação contínua, com exibições regulares em diferentes pontos da cidade, abrangendo diversas regiões e alcançando um público cada vez maior. A programação completa das sessões e atividades estará disponível nas redes sociais do projeto e em pontos estratégicos das comunidades envolvidas.
A realização é da ONG Unidos por Um Mundo Melhor (UPMM), via patrocínio do edital Audiovisual Tocantins, da Lei Paulo Gustavo (LPG), via Secretaria Estadual de Cultura (Secult).
Serviço:
O quê: “Cine Quebrada”
Quando: Sábado, 24, 18 horas
Onde: Baixada do Aureny III, Palmas
Entrada Franca
Fonte: Cinthia Abreu
DEIXE O SEU COMENTÁRIO