Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco

    Início » PNAB: Busca Ativa do Governo do Tocantins Alcança 15 municipiosça Comunidades e Aldeias em 15 Municípios
    Cultura

    PNAB: Busca Ativa do Governo do Tocantins Alcança 15 municipiosça Comunidades e Aldeias em 15 Municípios

    RedaçãoPor Redação24 de setembro de 20243 minutos de leitura
    Equipes de busca ativa já percorreram comunidades quilombolas e aldeias indígenas em 15 municípios Foto: (Kaio Costa):

    Com o lançamento dos editas da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) no Tocantins, a parceria estabelecida pelo Governo do Estado, via Secretaria da Cultura (Secult), com as principais instituições públicas de ensino que atuam no estado, já possibilitou, em sua primeira semana, que as equipes de busca ativa por fazedores de cultura percorressem comunidades quilombolas e aldeias indígenas em 15 municípios, atividade que já impactou fazedores de cultura nas regiões norte, sul, sudeste e central do Tocantins.

    As equipes que trabalham em campo são coordenadas pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), através do projeto de extensão “Transformando Conhecimento em Inovação: cultura, memória e arte”, desenvolvido pela Pró-Reitoria de Extensão e pelo Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (Opaje), a pedido da Secult, que também conta com a parceria da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), do Instituito Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFTO) e da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), com interveniência da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico (Fapto).

    Segundo a última apuração, realizada na manhã desta sexta-feira, 20, mais de 120 inscrições já foram concluídas, somando os editais de Culturas Indígenas, Culturas Quilombolas e Cultura Tradicional e Popular, que contemplam os povos originários e tradicionais, foco das equipes que estão em campo.

    Noêmia Ribeiro da Silva, conhecida popularmente como Dotôra, é figura popular na cultura tocantinense. Moradora do povoado Mumbuca, na região do Jalapão, ela destaca a importância do processo de busca ativa, já que as equipes chegam às comunidades oferecendo informações sobre as oportunidades abertas. “É importante chegar até aqui para a gente conhecer esse projeto. A gente agradece muito pela disposição”, disse.

    “É importante que essa ação esteja no quilombo, dando oportunidade aos mestres de se cadastrar e concorrer a esse valor em dinheiro e valorizar a cultura local, porque quando esses mestres têm a oportunidade e quando uma secretaria entende que precisamos de pessoas para ajudar na construção da inscrição, a gente entende que a continuidade vai ter, porque os mestres precisam ser fomentados com seus saberes, essa cultura e esse legado. Para nós é histórico”, concluiu a artesã e pesquisadora Sirlene Matos.

    Desde o dia 13 de setembro, quando as equipes começaram o percurso, foram visitadas comunidades e aldeias nos municípios de Natividade, Silvanópolis, Chapada de Natividade, Mateiros, Maurilândia, Itacajá, Goiatins, Cachoeirinha, Sandolândia, Tocantínia, Araguaína, Lagoa do Tocantins, Monte do Carmo, Jaú do Tocantins e Muricilândia (onde equipe realiza o trabalho neste sábado, 21), além do povoado São José, localizado na região do Bico do Papagaio.

    Maria Eduarda Ferraz / Governo do Tocantins

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorConheça a Proposta de Criação do Mercadão Municipal: Uma Vitrine para a Cultura e Economia de Palmas
    Próximo artigo Idosos em Gurupi Recebem Dicas do Procon Tocantins para Não Cair em Ciladas

    Leia Também

    Tocantins garante R$ 12 milhões para o audiovisual em acordo com o MinC durante encontro regional

    26 de março de 2026

    Evento destaca histórias e identidades na Mostra Memórias, Culturas e Territórios

    26 de março de 2026

    Parceria com a Fundação Cultural Palmares garante realização de festival internacional no Tocantins

    26 de março de 2026

    Tocantins marca presença no Fórum Brasil Criativo da Região Norte, em Belém

    26 de março de 2026

    Fundação Cultural de Palmas abre exposição “Fragmentos do Cotidiano”

    25 de março de 2026

    Cultura junina ganha vida em novo espetáculo do Grupo Um Ponto Dois de Teatro

    25 de março de 2026
    Últimas Notícias

    Tradicional feira volta a funcionar em Taquaruçu Grande após longo período

    Por Redação1 de maio de 2026

    Projeto “Juventude Criativa: Moda Sustentável do Cerrado” incentiva geração de renda em Palmas

    1 de maio de 2026

    Sebrae Tocantins integra discussões sobre compliance e gestão ética

    1 de maio de 2026

    Serviços e orientações chegam a mulheres indígenas em Formoso do Araguaia

    1 de maio de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.