Da Redação e Ascom Seduc
Os livros passaram a ser disponibilizados aos estudantes por meio das redes sociais e a escola continuou promovendo a leitura.
A equipe do Colégio Estadual São José, em Palmas, lançou a Joseteca, biblioteca virtual com a finalidade de manter em movimento o Clube da Leitura. Agora, os estudantes têm acesso aos livros em PDF, por meio dos grupos de WhatsApp, o que facilitou o contato dos alunos com a literatura.
A ‘Joseteca’ conta com o apoio da Biblioteca da Indústria do Conhecimento e com a parceria da professora e escritora Gislene Camargos. Ela participou das atividades de lançamento e destacou a diversidade de público que tem acesso aos livros. “O Clube de Leitura do Colégio São José tem uma característica especial, ele abrange todos os estudantes, professores e servidores da escola”, frisou.
O diretor da escola, José Antônio Gama, explicou que, em tempos de pandemia, é necessário reinventar a escola. “Estamos disponibilizando os livros por meios das redes sociais e estamos promovendo a partilha de leituras, bem como a utilização didático-pedagógica de livros virtuais e dessa forma a leitura continua sendo uma prática efetiva na escola”, esclareceu.
A estudante Rita Ketanny dos Santos Alves, 14 anos, aluna da 1ª série do ensino médio, se transformou numa leitora voraz. “Eu organizo uma agenda de estudos e, como gosto muito de ler, além de aproveitar os livros disponíveis em PDF, eu compro outros. Eu sou apaixonada pela leitura desde criança, gosto de gibis e de estilos como comédias, romance e terror”, comentou.
O estudante Maycon Suriel Martins Souza, 19 anos, da 2ª série do ensino médio, disse que aprovou a iniciativa da biblioteca virtual. “A pandemia, de certa forma, interferiu muito na nossa rotina de estudos. Agora, por meio da ‘Joseteca’, teremos acesso aos livros com mais facilidade. O apoio da escola e da biblioteca está sendo ótimo, não somente para mim, como para todos os alunos”, destacou.
Melcilene da Silva Cruz trabalha na escola como auxiliar de serviços gerais e nos momentos vagos ela aproveita para ler. “Estou participando desse incentivo da escola e cada vez mais estou aprendendo a gostar dos livros”, afirmou.
Fotos: Seduc/Governo do Tocantins
DEIXE O SEU COMENTÁRIO