Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco

    Início » Outubro Verde: Campanha de Prevenção e Diagnóstico da Sífilis e Sífilis Congênita
    Saúde

    Outubro Verde: Campanha de Prevenção e Diagnóstico da Sífilis e Sífilis Congênita

    RedaçãoPor Redação4 de outubro de 20243 minutos de leitura
    A campanha Outubro Verde, visa conscientizar a população para o combate à sífilis e sífilis congênita, para que seja ofertado tratamento adequado, possibilitando a prevenção de novos casos. Foto divulgação

    Neste mês é realizada a campanha Outubro Verde, que visa conscientizar a população para o combate à sífilis e sífilis congênita, e a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) contribui para a realização do momento de prevenção da doença, que possui tratamento gratuito no Sistema Único de Saúde (SUS).

    O mês de outubro foi escolhido para a campanha, devido à Lei 13.430, de 31 de março de 2017, que instituiu o Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita, em todo 3º sábado do mês de outubro.

    Causada pela bactéria Treponema pallidum, a sífilis é uma infecção curável e exclusiva do ser humano. Tendo como principal via de transmissão o contato sexual, seguido pela transmissão para o feto durante o período de gestação de uma mãe com sífilis não tratada ou tratada inadequadamente.

    A técnica da área de Infecções Sexualmente Transmissíveis e Hepatites Virais da (SES-TO), Hellen Araújo, cita as atividades alusivas que contam com o apoio da Pasta. “As ações deverão ocorrer durante todo o mês, e Secretaria de Estado da Saúde fará distribuição de preservativos e testes rápidos a todos os municípios, para que sejam concretizadas as atividades de prevenção e diagnóstico precoce”.

    De acordo com Hellen também foram distribuídos panfletos e cards para ajudar na divulgação da campanha, e complementa “para conter novas infecções precisamos nos mobilizar e realizar ações coletivas e individuais para o diagnóstico precoce e o tratamento adequado da população infectada”, finaliza.

    Já o ginecologista do Hospital Geral de Palmas (HGP), Aleyxo Santos, afirma que “é preciso praticar relação sexual segura, com camisinha, porque previne as Infecções Sexualmente Transmissíveis. E em caso de suspeita, é preciso buscar ajuda o teste rápido, que é realizado por profissionais de saúde, que tiram apenas uma gota de sangue da ponta do dedo do paciente para análise do material. O resultado é disponibilizado em até trinta minutos. É simples, rápido, gratuito e seguro, e se positivo será investigado e seguido o tratamento”.

    Casos no Tocantins
    Segundo dados da Área Técnica das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/AIDS) da SES-TO, de janeiro a setembro deste ano foram notificados 318 casos sífilis congênita notificados no estado. Já em 2023, foram notificados (2.185) casos de sífilis adquirida, (939) casos de sífilis em gestantes e (391) casos de sífilis congênita em todo o Estado.

    Prevenção
    A prática de sexo protegido, com uso regular de preservativos feminino ou masculino, previne à sífilis. Na Unidade Básica de Saúde (UBS), é disponibilizado o preservativo, o diagnóstico precoce e o tratamento para a sífilis.
    A prevenção da sífilis congênita é realizada também em mulheres e em seus parceiros que tenham intenção de engravidar. O diagnóstico precoce pode ser realizado nas consultas dentro das ações de saúde sexual e reprodutiva, consultas ginecológicas e urológicas em geral, incluindo as consultas de prevenção do câncer de colo do útero e de mama.

    Tratamento
    O tratamento para sífilis e sífilis congênita é ofertado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde, para a pessoa infectada e em seus parceiros. O medicamento utilizado é a Penicilina G Benzatina, administrado de acordo com a fase da doença, que pode ser: sífilis primária; sífilis secundária ou sífilis assintomática, com menos de um ano de evolução (latente recente); sífilis terciária ou assintomática, com mais de um ano de evolução (latente tardia) ou com duração ignorada.

    Ananda Santos/Governo do Tocantins

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorINMET Emite Alerta de Perigo para 3 a 5 de Outubro
    Próximo artigo Sabores de Pedro Afonso: Feira Gastronômica Impulsiona Economia e Celebra Cultura na 28ª Expoagro

    Leia Também

    Capacitação de profissionais vai fortalecer acesso ao implante contraceptivo no Tocantins

    10 de abril de 2026

    Abril tem intensificação de ações de saúde nas unidades de Palmas

    10 de abril de 2026

    Principal causa de cegueira, catarata reforça importância do diagnóstico precoce

    9 de abril de 2026

    Palmas terá Oficina Ortopédica no Centro Estadual de Reabilitação

    8 de abril de 2026

    Veja o que abre e fecha na rede de saúde de Palmas no feriado

    2 de abril de 2026

    Novos arcos cirúrgicos modernizam atendimentos no HRA e HGP

    27 de março de 2026
    Últimas Notícias

    Oficina de Capim Dourado capacita mulheres indígenas para feira cultural em Palmas

    Por Núbia Dourado19 de abril de 2026

    Senac amplia atuação com abertura de novas unidades em Palmas

    17 de abril de 2026

    Agentes culturais recebem capacitação sobre PNAB e Sistema Municipal de Cultura em Lajeado

    17 de abril de 2026

    Coca-Cola Bandeirantes lança Guaraná Kuat Zero Açúcar e reforça linha de bebidas

    17 de abril de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.