Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco

    Início » Pesquisadores se unem para preservar e valorizar a produção artesanal de cachaça no estado
    Cultura

    Pesquisadores se unem para preservar e valorizar a produção artesanal de cachaça no estado

    RedaçãoPor Redação16 de fevereiro de 20252 minutos de leitura

    Pesquisadores unem forças para preservar e valorizar a produção artesanal de cachaça no estado

    A Universidade Federal do Tocantins (UFT), em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult-TO), está impulsionando estudos sobre o patrimônio cultural imaterial do Tocantins, com foco na produção artesanal de cachaça.

    O projeto “Mapeamento dos locais produtores da cachaça artesanal da região Sudeste do Tocantins” tem como objetivo o mapeamento, coordenado pela professora Adriana dos Reis Martins, com vistas a identificar, documentar e fortalecer essa tradição na região Sudeste do estado.

    Entre os dias 5 e 7 de fevereiro, a equipe do projeto realizou visitas técnicas aos gestores municipais de Arraias, Combinado e Novo Alegre, onde foram recebidos pelo chefe de gabinete Danillo Martins Sardote, o vice-prefeito Darilson Carvalho, a chefe de gabinete Érica Ribeiro e a assessora da prefeita Luciana Dias. O encontro permitiu a apresentação do projeto e sua relevância para o reconhecimento da cachaça como parte do patrimônio cultural imaterial tocantinense.

    Agenda

    Como próxima etapa, está agendada uma roda de conversa no dia 20 a 22 de março de 2025 nos três municípios visitados. O evento reunirá produtores locais e demais envolvidos na cadeia produtiva da cachaça para um diálogo sobre desafios, oportunidades e estratégias de fortalecimento da atividade. Durante o encontro, também será apresentado um cronograma de visitas e aprofundamento da coleta de dados para a pesquisa.

    A iniciativa representa um passo importante para a valorização da cachaça artesanal, não apenas como produto de grande potencial econômico, mas como um símbolo da cultura e identidade tocantinense.

    Cachaça

    Em um marco importante para a identidade cultural do Tocantins, o Governo do Estado sancionou, em janeiro do ano passado, a lei que eleva as cachaças artesanais, produzidas na Região Sudeste do estado, à condição de patrimônio cultural imaterial. A produção da cachaça na região é considerada uma atividade econômica importante, que gera empregos e renda para a comunidade local.

    Projeto

    O projeto “Mapeamento dos locais produtores da cachaça artesanal da região Sudeste do Tocantins” é desenvolvido em parceria com a Secult Tocantins e busca mapear os locais produtores de cachaça na região Sudeste do Tocantins, nos municípios de Arraias, Taguatinga, Novo Alegre e Combinado, para conhecer as comunidades produtoras e suas histórias do saber/fazer artesanal. Para isso, serão realizadas pesquisas bibliográficas, documentais e de campo para coleta de dados e entrevistas com os produtores de cachaça.

    Fonte: Cinthia Abreu

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorMutirão Oftalmológico da Prefeitura de Palmas terá ampliação de público
    Próximo artigo Presidente da Aleto ressalta qualificações para o turismo como investimento no crescimento do Tocantins

    Leia Também

    Tocantins garante R$ 12 milhões para o audiovisual em acordo com o MinC durante encontro regional

    26 de março de 2026

    Evento destaca histórias e identidades na Mostra Memórias, Culturas e Territórios

    26 de março de 2026

    Parceria com a Fundação Cultural Palmares garante realização de festival internacional no Tocantins

    26 de março de 2026

    Tocantins marca presença no Fórum Brasil Criativo da Região Norte, em Belém

    26 de março de 2026

    Fundação Cultural de Palmas abre exposição “Fragmentos do Cotidiano”

    25 de março de 2026

    Cultura junina ganha vida em novo espetáculo do Grupo Um Ponto Dois de Teatro

    25 de março de 2026
    Últimas Notícias

    Oficina de Capim Dourado capacita mulheres indígenas para feira cultural em Palmas

    Por Núbia Dourado19 de abril de 2026

    Senac amplia atuação com abertura de novas unidades em Palmas

    17 de abril de 2026

    Agentes culturais recebem capacitação sobre PNAB e Sistema Municipal de Cultura em Lajeado

    17 de abril de 2026

    Coca-Cola Bandeirantes lança Guaraná Kuat Zero Açúcar e reforça linha de bebidas

    17 de abril de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.