Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco
    Início » Promoção à vida: SES-TO adere à campanha Maio Amarelo
    Políticas Públicas

    Promoção à vida: SES-TO adere à campanha Maio Amarelo

    RedaçãoPor Redação5 de maio de 20254 minutos de leitura
    25/06/2021 - Infrações de trânsito mais são cometidas pelo palmense com base nas multas emitidas, nãio uso do cinto de segunça e alta velocidade. Local: Avenida Teotônio Segurado e Av. NS 02 Foto: Lia Mara Palmas - TO

    A ação busca chamar a atenção da população tocantinense para evitar mortes e feridos em acidentes de trânsito

    A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) é parceira da campanha Maio Amarelo, que busca chamar a atenção da população tocantinense para a prevenção de acidentes e da mortalidade no trânsito. O agravo é responsável por mais de 500 óbitos por ano e mais de quatro mil notificações e as vítimas são responsáveis por grande parte das internações nas unidades hospitalares, a exemplo do Hospital Geral de Palmas (HGP), que realiza anualmente cerca de mil internações da ortopedia e mais de 70% são acidentados no trânsito.

    Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), no Tocantins foram registrados, de 2023 a 29 de abril de 2025, 11.404 notificações de acidentes de trânsito, sendo 4.368 em 2023; 5.329 em 2024 e 1.707 em 2025. Os acidentes resultaram em 1.262 óbitos, sendo 550 em 2023; 573 em 2024 e 139 em 2025.

    Do total, as faixas etárias que mais contabilizaram mortes foram a de pessoas entre 25 a 34 anos (280) e a de 35 a 40 anos, foram (230) pessoas falecidas. Dados segundo o sexo das vítimas revelam que 229 são mulheres e 1.033 são homens. Os três municípios tocantinenses com maiores números de óbitos foram: Palmas (193); Araguaína (132) e Gurupi (76).

    Sobre os índices de homens impactados pelos acidentes, o técnico da Área de Saúde do Homem (ASH/DAP/SES-TO) e gestor público, Tárley Abdalla relatou que, “os homens são os principais autores e vítimas de mortes e sequelas devido a causas externas, como os acidentes de trânsito. Em muitos casos influenciados por uso e abuso de álcool e outras drogas, o que traz insegurança e gera sofrimento às vítimas e suas famílias, além de influenciar nos gastos com saúde na atenção e recuperação das funções fisiológicas dos atingidos por esse mal. Por isso, apoiamos campanhas como essa, para conscientizar toda a população e principalmente a masculina, para tomar os devidos cuidados e prevenir os acidentes e mortes de trânsito”.

    “Nós lamentamos as mortes das vítimas de trânsito. Nós sabemos que muitos falecimentos podem ser evitados com a direção defensiva, com a responsabilidade de todos por um trânsito mais seguro e medidas básicas como o uso do cinto de segurança. Nós podemos sim, promover um trânsito seguro, por isso apoiamos a campanha Maio Amarelo, para buscar a conscientização para a prevenção de acidentes de trânsito, que além do bem mais precioso que é a vida, acarreta no segundo que é a saúde, lotando hospitais e onerando o SUS”, pontuou o titular da SES, Carlos Felinto.

    De acordo com os relatórios do setor de custos da SES-TO, em média, as despesas com uma pessoa que apresenta várias fraturas, maioria dos acidentados de trânsito, no Sistema Único de Saúde (SUS), ficam em torno de R$ R$ 1.273 por dia de internação normal. Já na média e alta complexidade, como Unidade de Terapia Intensiva (UTI), chega a quase R$ 3 mil de gasto diário. Em geral, pacientes politraumatizados têm um longo período de internação.

    “Falar sobre segurança no trânsito é sempre necessário. As práticas seguras de utilização das vias, assim como a sinalização clara desses locais, continuam sendo de grande importância para a redução do número de acidentes e mortes no nosso Estado. Ter cautela no trânsito consiste em reconhecermos nossos próprios limites e comportamentos, sendo mais responsáveis, sabendo que podemos interferir diretamente na vida de outras pessoas”, relatou a gerente de Promoção à Saúde e Agravos não Transmissíveis (GPSANT/SES-TO), Gracinete Frutuoso.

    A assistente administrativa da SES-TO, Edineusa Reis, já sofreu acidente de trânsito e apoia a campanha. “Eu sou vítima de acidente de trânsito, sofri acidente de moto aqui em Palmas. Por causa da imprudência de querer chegar mais rápido e da pressa eu sofri esse acidente. Então, eu apoio muito a campanha de segurança no trânsito e digo que o ideal é andar com cautela, atenção e sempre obedecer às regras de trânsito. Muitas pessoas morrem ou ficam com sequelas, então é muito importante mesmo ser responsável no trânsito”.

     

    Fonte: SECOM/TO

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorGovernador Wanderlei Barbosa assina Ordem de Serviço para construção do novo Hospital da Mulher e Maternidade Estadual nesta terça, 6
    Próximo artigo Corrida Nacional do SESI 2025 reúne mais de 1.200 atletas em Palmas

    Leia Também

    Mulheres das Águas reúne lideranças e fortalece participação feminina na gestão dos recursos hídricos

    20 de junho de 2026

    Governo do Tocantins avança na política de incentivo às rádios comunitárias

    20 de junho de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa entrega título de área histórica e fortalece tradição religiosa em Dianópolis

    20 de junho de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa reforça segurança pública com entrega de equipamentos e inauguração de Sala de Situação

    18 de junho de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa anuncia R$ 27 milhões em investimentos na saúde do Vale do Araguaia durante a entrega de novos leitos de UTI

    18 de junho de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa entrega primeiros apartamentos do Residencial Maria Rosa em Palmas

    18 de junho de 2026
    Últimas Notícias

    Arraiá da Capital traz parque de diversões e novos ambientes temáticos

    Por Redação23 de junho de 2026

    Palmas ultrapassa meta de vacinação contra a poliomielite e amplia proteção infantil

    23 de junho de 2026

    Espetáculo gratuito leva circo, música e arte popular a Taquaruçu

    23 de junho de 2026

    Arraiá da Capital 2026 promete quatro dias de festa, música e tradição em Palmas

    23 de junho de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.