Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco
    Início » Projeto Mãos que Criam leva curso de corte e costura ao Jalapão e beneficia mães em situação de vulnerabilidade
    Políticas Públicas

    Projeto Mãos que Criam leva curso de corte e costura ao Jalapão e beneficia mães em situação de vulnerabilidade

    RedaçãoPor Redação5 de agosto de 20253 minutos de leitura
    Curso em São Félix oferece materiais e ensina alunas a preparar os moldes dos enxovais que serão doados

    O Governo do Tocantins iniciou nesta segunda-feira, 4, uma nova etapa do projeto Mãos que Criam, com a realização de um curso de corte e costura no município de São Félix do Tocantins, na região do Jalapão. A ação itinerante, que segue até sexta-feira, 8, tem como foco a confecção de kits de enxoval para bebês, que serão doados a mães em situação de vulnerabilidade social no município.

    A iniciativa é realizada em parceria pelas Secretarias Estaduais de Participações Sociais (Seps) e do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), com apoio da Prefeitura de São Félix.

    A primeira-dama do Tocantins e titular da Seps, Karynne Sotero, destacou a importância de levar ações de qualificação profissional para regiões mais afastadas. “O projeto nasceu com o propósito de transformar vidas. Levar essa oportunidade ao Jalapão é reafirmar o nosso compromisso de garantir dignidade e autonomia para todas as tocantinenses, estejam onde estiverem”, afirmou.

    A primeira-dama de São Félix, Imelda Xavier, reforçou o impacto positivo da formação para as mulheres da comunidade. “É uma alegria muito grande receber esse curso no nosso município. Muitas mulheres daqui têm vontade de aprender uma profissão, e essa parceria mostra que estamos sendo lembrados. Qualificação como essa muda a realidade de muitas famílias”, destacou.

    Durante o curso, as participantes aprendem técnicas de corte e costura com as instrutoras Cristiane Nunes de Barros Silva, Sandra Lúcia Alves Borges e Ivonete da Silva Marcile, todas da equipe da Setas. Além da formação, a proposta reforça a solidariedade, já que as peças produzidas serão destinadas a outras mulheres da região.

    “É gratificante saber que vamos aprender uma nova profissão e ainda ajudar outras mulheres da nossa cidade. A gente costura com amor e com propósito”, declarou a aluna Hayllane Miranda, de 34 anos.

    Sobre o projeto Mãos que Criam

    O projeto Mãos que Criam conta com um polo fixo na região Norte de Palmas, onde já capacitou cerca de 120 pessoasem cursos como panificação artesanal (em parceria com o Senai), cabeleireiro, design de sobrancelhas, tranças, penteados e maquiagem.

    Enquanto o polo em Palmas funciona como centro permanente de capacitação, o formato itinerante permite levar o projeto a diversos municípios do Tocantins, democratizando o acesso à qualificação profissional.

    Acesso ao crédito e incentivo ao empreendedorismo

    Um dos diferenciais do projeto é a parceria com a Agência de Fomento do Tocantins, que oferece linhas de crédito facilitadas para alunos que concluírem os cursos com bom aproveitamento. O objetivo é transformar a qualificação em oportunidade real de geração de renda, estimulando o empreendedorismo feminino e o desenvolvimento local.

    Fonte: Secom Tocantins

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorGoverno do Tocantins anuncia show de padre Fábio de Melo e amplia estrutura para romeiros durante o Festejo do Senhor do Bonfim
    Próximo artigo APROSOJA TOCANTINS celebra 12 anos de atuação com Jantar do Agricultor e reúne cerca de mil convidados em Palmas

    Leia Também

    Fies 2026: Tocantins registrou 1,3 mil inscritos no segundo semestre

    3 de agosto de 2026

    Castração gratuita beneficia saúde dos animais e ajuda a combater o abandono em Palmas

    28 de julho de 2026

    Julho das Pretas destaca a luta por direitos e o combate à violência

    24 de julho de 2026

    Roda de conversa marca programação do Julho das Pretas nesta quinta-feira, 23

    22 de julho de 2026

    Atletas de karatê representam o Tocantins em campeonato brasileiro com apoio da Prefeitura

    14 de julho de 2026

    Governo do Tocantins investe mais de R$ 110 milhões em infraestrutura rodoviária em 2026

    4 de julho de 2026
    Últimas Notícias

    Sebrae Tocantins realiza IV Seminário de Governança com foco em estratégia e desenvolvimento dos pequenos negócios

    Por Redação17 de agosto de 2026

    Sabores do Tocantins são protagonistas em evento promovido pelo Sebrae

    17 de agosto de 2026

    Missão técnica do Sebrae Tocantins destaca iniciativas inovadoras em educação no Ceará

    17 de agosto de 2026

    Artesãos do Tocantins podem se inscrever para exposição inédita em Brasília

    17 de agosto de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.