Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco
    Início » Governador Wanderlei Barbosa reforça compromisso com a preservação da Amazônia em reunião sobre a COP30, em Belém
    Amazônia

    Governador Wanderlei Barbosa reforça compromisso com a preservação da Amazônia em reunião sobre a COP30, em Belém

    RedaçãoPor Redação13 de agosto de 20252 minutos de leitura
    Governador Wanderlei Barbosa participou, nesta terça-feira, 12, em Belém/PA, da 1ª Reunião Ordinária da Assembleia Geral dos Governadores da Amazônia Legal de 2025/Crédito: Esequias Araújo/Governo do Tocantins

    Encontro também discutiu parcerias e estratégias para fortalecer as políticas da Amazônia Legal, com foco em produção sustentável

    O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, participou nesta terça-feira, 12, em Belém (PA), da 1ª Reunião Ordinária da Assembleia Geral dos Governadores da Amazônia Legal de 2025. O encontro, que contou com a presença do secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, e do secretário da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, teve como pauta central a participação dos estados na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em novembro, na capital paraense.

    Durante sua fala, Wanderlei Barbosa ressaltou a importância da conferência para fortalecer a agenda ambiental e o protagonismo dos estados amazônicos.

    “O assunto do momento é a COP30, que será realizada aqui em Belém. Entendemos a importância do apoio dos estados da Amazônia e de todo o Brasil ao Pará e ao governador Helder Barbalho para que possamos realizar a melhor COP de todos os tempos. Não tenho dúvida de que o Helder é muito eficiente, e que, com o apoio do governo federal e a participação dos estados, teremos uma grande conferência”, afirmou o governador.

    O secretário Marcello Lelis reforçou a necessidade de integração entre os estados da Amazônia Legal para alinhar ações e prioridades.

    “É fundamental que os governadores se reúnam para fortalecer o Brasil. Este encontro é estratégico para definirmos prioridades, apresentarmos conquistas e mostrarmos ao mundo que nossa região está unida e comprometida com o desenvolvimento sustentável e a preservação ambiental”, destacou.

    Anfitrião da reunião, o governador do Pará, Helder Barbalho, enfatizou a relevância da articulação regional.

    “Tivemos a oportunidade de debater parcerias e estratégias para consolidar as políticas dos estados da Amazônia em agendas que vão da produção e sustentabilidade até a participação na COP30, destacando a força da nossa região”, disse.

    O encontro foi promovido pelo Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal (CAL), formado pelos estados da Região Norte, além de Mato Grosso e Maranhão.

    Sobre a COP
    A COP (Conferência das Partes) é o maior encontro mundial sobre mudanças climáticas, reunindo líderes globais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil para discutir soluções e compromissos de combate à crise climática. A COP30 será realizada de 10 a 21 de novembro deste ano, em Belém (PA).

    Fonte: Secom Tocantins


    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorPalmas recebe Mostra Sesc Amazônia das Artes com talentos do Norte e Nordeste
    Próximo artigo Governo do Tocantins lança edição 2025 do projeto Por Todas as Marias com palestra de Luiza Brunet

    Leia Também

    Seca avança e já afeta 303 Terras Indígenas na Amazônia

    15 de outubro de 2026

    Governo Federal destina 668 mil hectares para conservação ambiental

    10 de setembro de 2026

    Serviço Geológico do Brasil e Marinha unem forças em estudo das águas da Amazônia

    9 de setembro de 2026

    Inova Amazônia Summit 2026 debate inovação, sustentabilidade e negócios da bioeconomia

    27 de agosto de 2026

    Lib Talks Amazônia chega a Palmas com encontro sobre inovação e empreendedorismo

    3 de agosto de 2026

    Fundo Ecos abre edital para apoiar organizações comunitárias da Amazônia Legal

    22 de julho de 2026
    Últimas Notícias

    Palmas e região têm mais de 180 vagas de emprego abertas com a proximidade da Black Friday

    Por Núbia Dourado27 de outubro de 2026

    Senar realiza Dia de Campo em Araguatins com técnicas para aumentar a produtividade rural

    27 de outubro de 2026

    Chuvas irregulares preocupam produtores e Tocantins aposta em novas tecnologias para proteger lavouras de soja e milho

    27 de outubro de 2026

    Fundação Cultural de Palmas abre inscrições para edital de R$ 425 mil destinado a projetos audiovisuais nesta sexta-feira, 30

    27 de outubro de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.