Espetáculo dirigido por estudante de Psicologia tem apoio do NAC e propõe reflexão sobre a sociedade contemporânea
O Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) receberá, no dia 22 de outubro, às 20h, a última apresentação do espetáculo In Front de Nós, aberto ao público de forma gratuita, no auditório da unidade I localizada na avenida Teotônio Segurado. A peça tem produção e direção da estudante Ana Luísa Maculan, do 8º período de Psicologia, e conta com o apoio do Núcleo de Arte e Cultura (NAC).
Construída de forma coletiva e uma narrativa fragmentada que mescla humor ácido, tragédia e absurdo, convida o público a refletir sobre os mecanismos de poder, as guerras, reais e simbólicas, e seus processos de desumanização presentes no cotidiano.
Segundo a coordenadora do NAC, a professora Ma. Ana Carla Bottura, o apoio institucional à iniciativa começou desde a elaboração do projeto, “A Ana Luísa, como estudante, solicitou à UniCatólica o apoio para os ensaios e apresentações. Desde o momento em que ela inscreveu o projeto na Lei Aldir Blanc, já havia uma carta de comprometimento da instituição, garantindo espaços para ensaio e para a realização da peça. Durante todo este ano, o NAC apoiou a iniciativa com salas de aula e a reserva do auditório para a apresentação”, destacou.
Ao longo de onze cenas independentes, mas conectadas por um mesmo fio condutor, o espetáculo apresenta figuras políticas, militares, médicos, trabalhadores e famílias, todos atravessados por uma engrenagem social que evidencia exploração, desigualdade e violência.
Para a diretora Ana Luísa Maculan, o objetivo é provocar reflexão e incômodo no público, “Queremos que as pessoas riam, mas também se inquietem. O grotesco e o cômico se misturam para mostrar as contradições de um sistema que celebra a violência e silencia a dor. Convido todos a estarem conosco nesta última apresentação de In Front de Nós, um momento de encerramento muito especial para toda a equipe”, pontuou.
Com um elenco diverso e proposta provocadora, In Front de Nós é mais do que uma encenação teatral: é um convite ao espelho crítico da sociedade contemporânea. A Realização é viabilizada pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), por meio do Edital nº 016/2024/FMC/FCP – Culturas e Linguagens: Plano Diretor.
Fonte:Ascom Unicatólica


DEIXE O SEU COMENTÁRIO