Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco

    Início » Tocantins passa a contar com Região Metropolitana de Araguaína após sanção do governador
    Políticas Públicas

    Tocantins passa a contar com Região Metropolitana de Araguaína após sanção do governador

    RedaçãoPor Redação12 de fevereiro de 20262 minutos de leitura
    "Apresentamos esse Projeto de Lei, aprovado pela Assembleia Legislativa, defendido pelos deputados e sancionado pelo nosso Governo, que, a partir de agora, passa a vigorar em todo o território do estado", frisou o governador Wanderlei Barbosa

    Lei Complementar nº 172, de 11 de fevereiro de 2026, que institui a Região Metropolitana de Araguaína e regulamenta as Regiões Metropolitanas de Palmas e de Gurupi, será publicada no Diário Oficial do Estado

    O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, sancionou nesta quarta-feira, 11, a Lei Complementar nº 172, de 11 de fevereiro de 2026, que institui a Região Metropolitana de Araguaína e regulamenta as Regiões Metropolitanas de Palmas e de Gurupi. A norma será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).

    Durante o anúncio, o governador reforçou que se trata de uma iniciativa de competência exclusiva do Poder Executivo e explicou que propostas semelhantes apresentadas anteriormente pelo Legislativo continham vícios de iniciativa e poderiam gerar prejuízos à organização da Região de Araguaína. Por isso, foram vetadas e substituídas por um novo texto encaminhado pelo Governo, aprovado pela Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) e agora sancionado.

    “Apresentamos esse Projeto de Lei, aprovado pela Assembleia Legislativa, defendido pelos deputados e sancionado pelo nosso Governo, que, a partir de agora, passa a vigorar em todo o território do estado. É uma alegria imensa poder criar a Região Metropolitana de Araguaína e regulamentar as regiões metropolitanas de Palmas e de Gurupi. Também vamos criar as coordenações e os núcleos responsáveis pela administração dessas regiões, promovendo a integração nas áreas de saúde, transporte e outros serviços públicos, para facilitar a vida da população”,  frisou o governador Wanderlei Barbosa.

    Composição das Regiões Metropolitanas

    A nova lei consolida o regime jurídico aplicável às três metrópoles, em conformidade com o Estatuto da Metrópole (Lei Federal nº 13.089/2015). O texto estrutura mecanismos de governança interfederativa e gestão compartilhada, além de estabelecer diretrizes para os Fundos Metropolitanos de Desenvolvimento.

    A Região Metropolitana de Palmas (RMP), com sede na Capital, reúne municípios da região do Vale do Araguaia, região central e Jalapão, incluindo cidades como Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, Miracema, Tocantínia, Lagoa da Confusão, Mateiros e Ponte Alta do Tocantins, entre outras.

    A Região Metropolitana de Araguaína (RMA), sediada em Araguaína, abrange municípios do Bico do Papagaio, norte e meio-norte do estado, contemplando cidades como Tocantinópolis, Augustinópolis, Colinas do Tocantins, Guaraí, Pedro Afonso, Xambioá e Babaçulândia.

    Já a Região Metropolitana de Gurupi (RMG), com sede na referida cidade, integra municípios das regiões sul e sudeste, incluindo Aliança do Tocantins, Formoso do Araguaia, Peixe, Dianópolis, Taguatinga, Arraias e Natividade, entre outros.

    Fonte: Assessoria de comunicação do Governo do Tocantins 

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Aleto DOE Lei Regiões metropolitanas
    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorDiferença de quase 90% nos preços das carnes é registrada pelo Procon em Palmas
    Próximo artigo Cena Filmes leva formação artística gratuita a escolas públicas e impacta mais de 100 jovens em Palmas

    Leia Também

    Lei fortalece políticas culturais voltadas à atividade circense no Brasil

    15 de maio de 2026

    Secult publica lista de pareceristas habilitados para análise de projetos culturais

    15 de maio de 2026

    Eduardo Siqueira Campos anuncia pacote de incentivo para fortalecer o agro e o comércio popular

    15 de maio de 2026

    Federalização da TO-080 marca avanço na integração rodoviária do Tocantins

    14 de maio de 2026

    Novo câmpus da Unitins amplia acesso ao ensino superior no sudeste do Tocantins

    12 de maio de 2026

    Educação pública do Tocantins conquista destaque entre estados da Região Nort

    12 de maio de 2026
    Últimas Notícias

    Da infância ao sucesso: empreendedor transforma memórias em negócio milionário

    Por Redação19 de maio de 2026

    Comitê de Cultura reforça início das inscrições para editais da PNAB

    19 de maio de 2026

    Coca-Cola Bandeirantes conquista Troféu Carrinho de Ouro 2026 em Refrigerantes

    19 de maio de 2026

    Prefeitura abre inscrições para edital do Arraiá da Capital

    19 de maio de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.