Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco

    Início » Tambores do Tocantins celebram cultura popular e encerram Carnaval com cortejo comunitário
    Blog Cultura & Sociedade

    Tambores do Tocantins celebram cultura popular e encerram Carnaval com cortejo comunitário

    Por Núbia Dourado16 de fevereiro de 20262 minutos de leitura
    Divulgação

    ambores do Tocantins encerram participação no Carnaval 2026 com festa comunitária e cortejo popular
    O grupo Tambores do Tocantins encerra sua participação no Carnaval 2026 reafirmando a força da cultura popular e do carnaval de rua construído pela própria comunidade. Com apresentações em Porto Nacional e Taquaruçu, distrito turístico de Palmas, o coletivo levou cortejos, batuques e personagens tradicionais às ruas, reunindo integrantes, alunos e moradores em celebrações marcadas pela identidade cultural tocantinense.
    Tradição marca abertura do Carnaval em Porto Nacional
    A participação do grupo teve início no dia 12 de fevereiro, durante o tradicional Desenterro da Buiúna, evento que simboliza a abertura oficial do carnaval em Porto Nacional. O cortejo percorreu ruas históricas da cidade, reunindo foliões e visitantes ao som dos tambores e destacando a presença de alunos formados pelo projeto cultural, que hoje integram as apresentações.
    Cortejo fortalece cultura em Taquaruçu
    Em Taquaruçu, no dia 14 de fevereiro, os Tambores do Tocantins participaram do encontro de blocos, fortalecendo o intercâmbio cultural com coletivos tradicionais como Socapino e Batucanto. O cortejo movimentou as ruas do distrito e reafirmou o papel do carnaval como espaço de encontro, pertencimento e valorização das expressões populares.
    Como parte das ações formativas, o grupo também promoveu, no dia 8 de fevereiro, um aulão aberto de percussão, conduzido pelo músico e educador Márcio Bello dos Santos. A atividade reuniu iniciantes, foliões e moradores em uma vivência prática dos ritmos carnavalescos, ampliando o acesso à formação cultural e incentivando novos participantes.
    Encerramento celebra comunidade e formação cultural
    A programação será encerrada nesta segunda-feira, 16 de fevereiro, com o Carnaval Popular da ComSaúde, realizado no Centro das Crianças Drª Heloisa Lotufo Manzano, a partir das 17h30. O evento contará com cortejo pelas ruas do entorno e matinê com apresentação do grupo e artistas convidados, reunindo crianças, famílias e integrantes das ações formativas desenvolvidas em Porto Nacional e Palmas.
    Cultura, educação e identidade
    Utilizando instrumentos artesanais, personagens simbólicos e repertório inspirado em ritmos brasileiros, o Tambores do Tocantins transforma o carnaval em um espaço de educação, convivência e preservação cultural. A participação de alunos evidencia o caráter formativo do projeto, que promove aprendizado, fortalece a memória coletiva e contribui para a continuidade das tradições populares do Tocantins.
    Mais do que apresentações artísticas, o grupo reafirma o carnaval como expressão viva da cultura e da identidade comunitária.

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorCapital da Fé recebe Padre Fábio de Melo como destaque desta segunda-feira (16)
    Próximo artigo NS-4 e NS-5 recebem obras de recapeamento asfáltico em Palmas

    Leia Também

    Projeto “Juventude Criativa: Moda Sustentável do Cerrado” incentiva geração de renda em Palmas

    1 de maio de 2026

    Sucesso de público, musical inspirado em Rita Lee desembarca no Tocantins

    1 de maio de 2026

    Estudantes participam de experiência cultural com o espetáculo “Os Viajantes – Água mole em pedra dura…” 

    30 de abril de 2026

    Mostra destaca riquezas naturais e culturais do Tocantins em exposição fotográfica

    29 de abril de 2026

    “Da Aldeia à Universidade”concorre ao Prêmio Grande Otelo e busca apoio do público

    29 de abril de 2026

    Gurupi recebe fórum para debate e fortalecimento das políticas culturais

    28 de abril de 2026
    Últimas Notícias

    Tradicional feira volta a funcionar em Taquaruçu Grande após longo período

    Por Redação1 de maio de 2026

    Projeto “Juventude Criativa: Moda Sustentável do Cerrado” incentiva geração de renda em Palmas

    1 de maio de 2026

    Sebrae Tocantins integra discussões sobre compliance e gestão ética

    1 de maio de 2026

    Serviços e orientações chegam a mulheres indígenas em Formoso do Araguaia

    1 de maio de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.