Projeto promove treinamento gratuito para profissionais da educação sobre a origem, construção e musicalização da cultura do Tambor de barro
Realizado com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) da Fundação Cultural de Palmas (FCP), o ‘Sou do Barro’ dispõe, em uma plataforma on-line, capacitação sobre as manifestações culturais e tradições do povo tocantinense representadas através da cultura e música originada a partir do tambor de barro e suas vertentes. O projeto, que é voltado para educadores e outros profissionais da educação, é idealizado pelo produtor cultural Esdras Campos e apresentado pelo músico Márcio Bello e pode ser acessado no site www.soudobarro.com.br.
São 20 videoaulas em que os alunos irão aprender sobre origens, construção do instrumento e musicalização num conteúdo vasto dos ritmos e danças como a Catira, Sússia, Tambor, Congo e Roda, que no Tocantins têm contornos únicos desde a construção dos instrumentos, essencialmente o tambor de barro. “As manifestações culturais e tradições do povo tocantinense são fortemente representadas através da música, que traz à tona um legado de histórias, vivências, pertencimentos e originalidade. Essa riqueza é uma herança sensível e delicada que precisa ser preservada e disseminada”, diz Esdras Campos.
As inscrições podem ser feitas no site www.soudobarro.com.br, por onde também será emitido o certificado. Conforme a coordenação do projeto, uma oportunidade ímpar de adquirir conhecimento como patrimônio imaterial do povo tocantinense e suas tradições e de vital importância para novas gerações e a formação da identidade cultural, apresentada como material didático e subsídio pedagógico.
Perfil do ministrante
Marcio Bello dos Santos é licenciado em música pela Universidade de Brasília, músico, percussionista, artesão, luthier diretor do projeto Tambores do Tocantins, um dos principais representantes da cultura dos Tambores no Tocantins, reconhecido e respeitado internacionalmente pelo trabalho de musicalização e inclusão social através do grupo Tambores do Tocantins.
DEIXE O SEU COMENTÁRIO