Da Redação
O Tocantins desembarcou nesta quarta-feira, 6, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, levando em sua mala parte da cultura e dos atrativos naturais que compõem um dos roteiros turísticos mais encantadores do país.
No stand de 80m², o turismo e a cultura andam de mãos dadas, com exposição do Vestido de Capim Dourado, além da entrega de artesanatos produzidos por comunidades quilombolas, artesãos tradicionais e indígenas. O stand contou com a presença de representantes dos povos indígenas, o Cacique Ercilvado representando o povo Xerente e Narubia Werreira que participou representando os Karajás. Ao todo, 32 empresas tocantinenses e instituições ligadas ao trade turístico participam da ABAV Expo & Collab 2021 no espaço adquirido pelo Governo do Tocantins.
Para a indígena Narubia Werreira, presidente do Instituto Indígena do Tocantins, a possibilidade de mostrar a nossa cultura e potencialidade do Tocantins para o etnoturismo, que é um turismo sustentável, tanto do ponto de vista ambiental como cultural, que garantirá renda aos indígenas e toda a cadeia de turismo que tem se expandido no Tocantins”, completou. Para Núbia Dourado, Gerente de Fomento e Promoção da Cultura é muito importante a participação da cultura em eventos como a Abav para a promoção e fortalecimento do turismo cultural no Tocantins, ressaltou.
Ercivaldo Xerente, Núbia Dourado e Narubia Werreira
Localizado no coração do Brasil, o Estado que possui sete regiões turísticas, entre elas Jalapão, Serras Gerais e Cantão apresenta na 48ª edição da ABAV Expo & Collab seus atrativos turísticos e culturais ao promover, durante um dos maiores eventos no segmento turístico da América Latina suas potencialidades. Destino ideal para os amantes da natureza, o Tocantins ainda guarda características culturais específicas que guardam memórias do seu povo, além de tradições passadas de geração a geração na música, no artesanato, na religiosidade e na dança.
Destaque durante a abertura da ABAV Expo & Collab, o Tocantins foi referenciado pelo Ministro do Turismo Gilson Machado, que mencionou em seu discurso o lançamento da campanha Turismo de Natureza, ocorrida na cidade de Caseara, na região turística do Cantão, em 14 de julho. “Poderíamos ter escolhido outro Estado, mas escolhemos o Tocantins, pois há lugares lindos que precisam ser descobertos”, destacou.
Presente na abertura do evento, o presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Jairo Mariano, ressaltou o protagonismo do Tocantins na feira. “A busca pelo Tocantins tem sido uma unanimidade. Desta forma, estamos mostrando a força do nosso turismo e da nossa cultura ao Brasil e ao mundo e vendo o interesse das pessoas em descobrir as belezas e os encantos do nosso Estado”, afirmou ao dizer que a ABAV Expo & Collab é uma das maiores vitrines do turismo para o Brasil e América Latina e o que o objetivo do Governo do Estado é triplicar, nos próximos anos, a atuação do turismo na economia tocantinense.
DEIXE O SEU COMENTÁRIO