Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco

    Início » Jovens autores da ETI Santa Bárbara apresentam livros inspirados em suas trajetórias
    Blog Cultura & Sociedade

    Jovens autores da ETI Santa Bárbara apresentam livros inspirados em suas trajetórias

    RedaçãoPor Redação15 de abril de 20262 minutos de leitura
    Jovens escritoras da ETI se preparam para a sessão de autógrafos durante o lançamento de seus livros - Foto Divulgação
    Obras produzidas por alunos da rede de ensino de Palmas serão apresentadas em evento aberto ao público, resultado de projeto que incentiva leitura, escrita e protagonismo juvenil
    Cinco livros escritos por estudantes da Escola de Tempo Integral (ETI) Santa Bárbara, baseados em histórias reais dos próprios autores, serão lançados nesta sexta-feira, 17, às 19 horas, na unidade escolar, no setor Santa Bárbara, em Palmas. A iniciativa faz parte do projeto ‘Pequenos Escritores, Grandes Histórias’, realizado em parceria com o Instituto Brasileiro de Arte e Cultura Regional (IB).

    Os jovens escritores e suas respectivas obras são Maria Vitória Rabelo (A Menina que Fala Sozinha), Mariana Menezes e Monica Morais Ursino (A vida Feminina de Mariana e Mônica), Wene Junior (O Xadrez me Salvou mas o Bullying quase me Deu Xeque-mate), Ana Clara Pacheco (O papel da Irmã mais Velha é Suportar a mais Nova) e Ketelyn Sofia (O Animal mais Perigoso do Mundo). Após a solenidade de lançamento, os autores participarão de sessão de autógrafos e momento de fotos com familiares e autoridades presentes.

    A parceria firmada após o presidente do IB e coordenador do projeto, Wágno Lima, oferecer o projeto à diretoria da escola, que optou pela implementação após constatar os resultados pedagógicos e sociais que o Pequenos Escritores, Grandes Histórias poderia trazer. As atividades tiveram início em 2023, trabalhando três pilares: leitura, escrita e oralidade.

    “A educação é o caminho para o progresso do nosso país, e não se faz educação de qualidade sem formar leitores e também escritores. A literatura propicia melhor desempenho em todas as outras disciplinas”, disse Wágno Lima, acrescentando que os benefícios já são notados, uma vez que a ETI Santa Bárbara é a escola que mais forma escritores no Tocantins.

    O gestor da ETI Santa Bárbara, Madian Rocha Moreira Santos, enfatiza que o projeto vem ganhando grande visibilidade, e destaca o enorme potencial dos alunos na leitura e escrita. “Hoje somos um celeiro de pequenos escritores, e estamos de fato fazendo uma educação integral na nossa comunidade”, finaliza.

    Fonte: Secom Palmas 

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    ‘Pequenos Escritores ETI Grandes Histórias’ IB Santa Bárbara
    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorEncontro online debate cultura e clima em preparação para a 6ª Teia Nacional
    Próximo artigo Artesãos do Tocantins podem se inscrever para a Fenearte 2026 em Olinda

    Leia Também

    Talento tocantinense vence concurso de fotografia sobre indicações geográficas

    15 de abril de 2026

    Lamira reforça trajetória artística com temporada comemorativa

    15 de abril de 2026

    Artesãos do Tocantins podem se inscrever para a Fenearte 2026 em Olinda

    15 de abril de 2026

    Encontro online debate cultura e clima em preparação para a 6ª Teia Nacional

    15 de abril de 2026

    Resultado preliminar da seleção para o Salão “Raízes Brasileiras” é divulgado

    15 de abril de 2026

    Finalistas das categorias de base são definidos em Copa dos projetos sociais

    14 de abril de 2026
    Últimas Notícias

    Curso básico de Libras gratuito tem inscrições abertas em Araguaína

    Por Redação15 de abril de 2026

    Talento tocantinense vence concurso de fotografia sobre indicações geográficas

    15 de abril de 2026

    Lamira reforça trajetória artística com temporada comemorativa

    15 de abril de 2026

    Artesãos do Tocantins podem se inscrever para a Fenearte 2026 em Olinda

    15 de abril de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.