Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco

    Início » Eduardo Siqueira Campos anuncia pacote de incentivo para fortalecer o agro e o comércio popular
    Agro

    Eduardo Siqueira Campos anuncia pacote de incentivo para fortalecer o agro e o comércio popular

    RedaçãoPor Redação15 de maio de 20263 minutos de leitura
    Prefeito Eduardo Siqueira Campos autoriza medidas voltadas ao agro e ao desenvolvimento econômico de Palmas - Flavio Cavalera

    Programa prevê incentivo fiscal para empresas do setor, mudanças no Banco do Povo e investimentos em feiras e comércio popular         

    Com a proximidade do aniversário de 37 anos da Capital, o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, anunciou, nesta quinta-feira, 14, durante a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) 2026, pacote de medidas voltado ao agronegócio, ao empreendedorismo e ao comércio popular da Capital. Entre os principais atos está o lançamento do Programa Palmas para o Agro, que prevê redução do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) para 2% em serviços ligados ao setor agropecuário e incentivos para atrair empresas e ampliar operações já instaladas no Município.

    A proposta busca fortalecer Palmas como polo regional de serviços, logística e suporte ao agro, além de reduzir a migração fiscal de empresas para municípios vizinhos. “Palmas precisa dar um passo para se tornar mais competitiva e acolhedora para quem produz, investe e gera emprego. Estamos reduzindo a carga tributária porque entendemos que crescimento econômico se constrói com incentivo, atração de empresas e fortalecimento da cadeia de serviços ligada ao agro”, afirmou o prefeito Eduardo Siqueira Campos.

     

    Banco do Povo
    A agenda incluiu ainda o decreto de desburocratização do Banco do Povo, com flexibilização de exigências para acesso ao microcrédito, especialmente para pequenos empreendedores, trabalhadores autônomos, Microempreendedor Individual (MEI) e empresas recém-abertas.

     

    Comércio popular
    Durante a programação, também foram assinadas as ordens de serviço para revitalização das Feiras da Arno 33 (307 Norte) e Arno 61 (503 Norte) e para reforma completa do Centro de Comércio Popular (Cecop), conhecido como camelódromo. As intervenções preveem melhorias estruturais, reorganização dos espaços e adequações voltadas ao uso comercial e comunitário. Cerca de 200 feirantes serão beneficiados.

    “Estamos atuando em várias frentes ao mesmo tempo: reduzindo burocracia, facilitando acesso ao crédito, melhorando a estrutura das feiras e do comércio popular e criando incentivos para atrair e manter empresas ligadas ao agro em Palmas”, afirmou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, Henrique Nesello.

     

    Polo Agroindustrial
    Outro ato foi a assinatura da ordem de serviço para construção do Polo Agroindustrial Sustentável de Palmas, próximo ao distrito de Buritirana. A estrutura será executada em sistema modular com painéis isotérmicos e integra a estratégia da gestão de fortalecimento da produção, industrialização e logística do setor agropecuário na Capital.

    O secretário municipal de Agricultura e Região Metropolitana, Jaime Café, destacou que as medidas anunciadas reforçam o papel de Palmas no desenvolvimento do agro no Tocantins. “Esse é um movimento pensado para fortalecer toda a cadeia produtiva, da agricultura familiar às empresas que prestam serviço para o agro. Palmas tem localização estratégica e capacidade de crescer ainda mais como referência regional no setor”, afirmou.

     

    Nas escolas
    A programação incluiu ainda a assinatura do contrato da agricultura familiar para abastecimento da alimentação escolar da rede municipal. O investimento previsto é de R$ 3,8 milhões e deve beneficiar cerca de 240 famílias de pequenos produtores rurais.

    Fonte: Secom Palmas 

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    agro Agrotins Banco do Povo crédito medidas
    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorPeças tocantinenses valorizam ancestralidade e identidade cultural em evento nacional
    Próximo artigo Sebrae Tocantins promove capacitação sobre cultura islâmica para o setor turístico

    Leia Também

    Agrotins mostra avanços tecnológicos para fortalecer a produção rural no Tocantins

    15 de maio de 2026

    Agrotins reúne municípios para discutir soluções sustentáveis no setor pecuário

    15 de maio de 2026

    Naturatins promove doação de mudas nativas durante a Agrotins 2026

    15 de maio de 2026

    Agrotins 2026 é aberta com anúncios de investimentos e entrega de títulos definitivos

    14 de maio de 2026

    Federalização da TO-080 marca avanço na integração rodoviária do Tocantins

    14 de maio de 2026

    Rastreabilidade ganha protagonismo e fortalece agro do Tocantins na Agrotins 2026

    13 de maio de 2026
    Últimas Notícias

    Inovação no artesanato e PNAB marcam programação da Secult na Agrotins

    Por Redação15 de maio de 2026

    Agrotins mostra avanços tecnológicos para fortalecer a produção rural no Tocantins

    15 de maio de 2026

    Lei fortalece políticas culturais voltadas à atividade circense no Brasil

    15 de maio de 2026

    Secult publica lista de pareceristas habilitados para análise de projetos culturais

    15 de maio de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.