Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco
    Início » Fórum debate saúde indígena com participação de lideranças e especialistas
    Povos Tradicionais

    Fórum debate saúde indígena com participação de lideranças e especialistas

    RedaçãoPor Redação12 de junho de 20263 minutos de leitura
    Afya Unitpac promove I Fórum de Saúde Indígena no Norte do Tocantins e evento gratuito reunirá especialistas, lideranças indígenas e acadêmicos para discutir desafios da saúde dos povos originários

    Com o tema “Desafios Assistenciais, Atuação Profissional e Protagonismo dos Povos Originários”, a Afya Unitpac realizará o I Fórum de Saúde Indígena no Norte do Tocantins. O evento acontece no dia 12 de junho, às 19 horas, no auditório do Centro Universitário, com inscrições gratuitas.

    A iniciativa tem como objetivo promover um espaço de diálogo entre a academia, profissionais de saúde e lideranças indígenas, abordando os principais desafios relacionados à atenção à saúde dos povos originários e fortalecendo o debate sobre políticas públicas e práticas de cuidado culturalmente adequadas.

    “É uma honra estar à frente de um evento tão especial. Convidamos toda a comunidade para participar. Será um espaço de diálogo, integração e valorização dos povos originários”, destaca o professor responsável pela organização do fórum, Eduardo Cunha.

    Para o coordenador de medicina, Dr. Rodolfo Lima Araújo, o Fórum Indígena representa uma oportunidade singular de aprendizado para os acadêmicos de Medicina, pois amplia a compreensão sobre a diversidade cultural presente em nosso país e sobre os desafios enfrentados pelos povos indígenas no acesso e na utilização dos serviços de saúde. “Mais do que discutir aspectos clínicos, o evento promove reflexões sobre determinantes sociais da saúde, interculturalidade, equidade e respeito aos saberes tradicionais, competências essenciais para a formação de médicos humanistas, éticos e comprometidos com as necessidades da população.


    Participar desse fórum permite que os estudantes desenvolvam uma visão mais ampla do cuidado em saúde, compreendendo que a prática médica de qualidade exige não apenas conhecimento técnico, mas também sensibilidade cultural, escuta qualificada e respeito às diferentes formas de compreender o processo saúde-doença. Nesse sentido, o Fórum Indígena fortalece a formação médica alinhada às Diretrizes Curriculares Nacionais, contribuindo para a preparação de profissionais mais capacitados para atuar em uma sociedade plural e diversa”.

    Programação

    A programação contará com a participação de especialistas e profissionais com ampla experiência na área, entre eles a apoiadora técnica do Ministério da Saúde e do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Tocantins, Aurimar Gonçalves Sousa; a enfermeira especialista em Saúde Indígena, Dryellen Dayany Coelho Sousa; o médico especialista em Medicina de Família e Comunidade, Dr. Filipe Brahiam de Carvalho Oliveira; e a secretária dos Povos Originários de Santa Fé do Araguaia, Márcia da Silva Haritxinaki Karajá.

    Além das palestras, o evento contará com apresentação cultural indígena e um espaço destinado ao debate e à interação entre os participantes, fortalecendo a troca de experiências e conhecimentos sobre a realidade da saúde indígena na região.

    O fórum é voltado para estudantes, profissionais da área da saúde, pesquisadores e toda a comunidade interessada em ampliar o conhecimento sobre os desafios e avanços na assistência aos povos originários. As inscrições para o I Fórum de Saúde Indígena são gratuitas e podem ser realizadas pelo link: https://www.even3.com.br/iforumdesaudeindigena/.

    Fonte: Cênicas Comunicação 

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Afya Unitpac I Fórum de Saúde Indígena indígenas
    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorDefinida a sequência de apresentações das quadrilhas juninas do 34º Arraiá da Capital
    Próximo artigo Cine Cultura retorna com programação especial para celebrar o Dia dos Namorados

    Leia Também

    Prazo para inscrição no Concurso da Saúde termina em 10 de setembro

    31 de agosto de 2026

    Rally das Américas leva atendimento de saúde a municípios do Tocantins

    25 de agosto de 2026

    Bancada Indígena 2026 fortalece representatividade dos povos originários nas eleições

    24 de agosto de 2026

    Eleições 2026 registram número recorde de candidaturas indígenas no Brasil

    21 de agosto de 2026

    Hora de atualizar a caderneta: Multivacinação 2026 está em andamento

    13 de agosto de 2026

    Movimento indígena apresenta projeto de país e cobra compromissos urgentes dos três Poderes

    13 de agosto de 2026
    Últimas Notícias

    Duas representantes do Tocantins estão entre os melhores do artesanato nacional

    Por Redação11 de setembro de 2026

    Espetáculo “Tinderelas no Divã” chega a Palmas em programação do Sesc Tocantins

    11 de setembro de 2026

    Oficinas de audiovisual revelam talentos e fortalecem a cultura no interior do Tocantins

    11 de setembro de 2026

    Drama franco-espanhol ‘Sirât’ chega à programação do Cine Cultura

    11 de setembro de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.