Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco

    Início » Com o colorido da arte a ala pediátrica do HGP ganha ambiência lúdica
    Blog Cultura & Sociedade

    Com o colorido da arte a ala pediátrica do HGP ganha ambiência lúdica

    Por Núbia Dourado10 de janeiro de 20222 minutos de leitura

     

    Da Redação e Informações da  Secretária de Saúde

    A Ala Pediátrica da unidade recebeu um colorido especial e lúdico, explorando a imaginação das crianças

    Um projeto que faz a diferença no Hospital Geral de Palmas (HGP), denominado “Ateliê Terapêutico”, está levando mensagens de alegria e conforto aos pequenos pacientes da Ala Pediátrica do HGP. A Ala Pediátrica da unidade recebeu um colorido especial e lúdico explorando a imaginação das crianças; Essa ação faz parte das estratégias do setor de Humanização do HGP.

    Para que as paredes fossem transformadas em forma de arte, a iniciativa contou com a solidariedade e envolvimento de voluntários, que doaram o material de pintura e de artistas que utilizaram do seu talento para levar amor e carinho às crianças.

    A idealizadora do projeto, psicóloga Betânia Cristina da Luz Pontes, explica que a iniciativa foi criada “partir das experiências com atividades artísticas no ‘Canto das Artes’, em Taquaruçu, onde percebi que a arte poderia transformar a vida das pessoas e estendi o trabalho ao Hospital Infantil Público de Palmas (hoje ala pediátrica do HGP), onde os instrumentos artísticos me auxiliavam muito nas intervenções psicológicas, permitindo a expressão de sentimentos e emoções”, disse.

    A psicóloga ainda destaca que o Ateliê Terapêutico “tem o intuito de atuar na ambiência hospitalar que é uma das diretrizes da Política Nacional de Humanização (PNH) e oferecer a arte como mais um recurso de acesso para auxiliar no tratamento de pacientes e acompanhantes, além de desenvolver a arte como mecanismo de interação e convívio de maior qualidade entre os profissionais do HGP”, afirmou.

    Para o artista Adriano Alves da Silva “O impacto da resposta que esta pintura traz para crianças, é uma sensação indescritível para nós enquanto artistas. Já presenciei cenas de crianças que param de chorar ao ver desenhos na parede, começam  a viajar na ludicidade das cores, isso é mágico!”, declarou.

    A coordenadora do Setor de Humanização do HGP Goiamara Borges destaca que” iniciativas como estas no SUS devem ser fortalecidas e apoiadas”

    O projeto é apoiado  pela direção geral e equipe de humanização e já ganhou vários parceiros, como Centro Universitário Católica do Tocantins, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), além de diversos artistas, voluntários  e servidores do HGP.

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorOs cursos de música e teatro do Sesc estão com matrículas abertas
    Próximo artigo Prêmio Mulheres Rurais receberá inscrições até dia 31 de janeiro

    Leia Também

    Dorivã Passarim representa o Tocantins em festival cultural na China

    6 de maio de 2026

    Pavilhão da Cultura da Agrotins 2026 recebe inscrições para atividades formativas

    6 de maio de 2026

    2º Festival Nordestino movimenta Palmas com atrações culturais e gastronômicas

    6 de maio de 2026

    Setor Taquari recebe formação gratuita voltada ao setor cultural

    5 de maio de 2026

    Projeto “Juventude Criativa: Moda Sustentável do Cerrado” incentiva geração de renda em Palmas

    1 de maio de 2026

    Sucesso de público, musical inspirado em Rita Lee desembarca no Tocantins

    1 de maio de 2026
    Últimas Notícias

    Produção sustentável evita mais de 100 mil toneladas de CO₂ e ganha destaque no Tocantins

    Por Redação6 de maio de 2026

    Governo do Tocantins conclui obras de infraestrutura no Parque Agroindustrial de Paraíso

    6 de maio de 2026

    Estado apresenta uso de créditos de ICMS para fomentar negócios na Agrotins 2026

    6 de maio de 2026

    Inteligência de mercado e inovação são destaque do Sebrae na Agrotins 2026

    6 de maio de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.