Da Redação e Ascom Semus
Durante a oficina, profissionais puderam criar objetos com materiais coloridos e reciclados descartados no próprio ambiente.
Para levar arte e minimizar os impactos do ambiente hospitalar nos pacientes, com muita arte e criatividade, a equipe de humanização do o Hospital Geral de Palmas (HGP), promoveu uma oficina que estimula a utilização de recursos artísticos na unidade. A ação tem como um de seus objetivos capilarizar a Política Nacional de Humanização e faz parte do projeto “Ateliê Terapêutico”, que vem desenvolvendo as atividades pautadas na diretriz da ambiência, em parceria com a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica e Pronto Socorro pediátrico.
Durante a oficina, profissionais puderam criar objetos com materiais reciclados com muita cor, usando a imaginação. Tais objetos confeccionados durante as oficinas serão ofertados aos pequenos pacientes ou será item de decoração para compor a ambiência no hospital, fundamental para o processo de tratamento e recuperação dos pequenos.
A psicóloga Betânia Cristina da Luz Pontes, explicou que “nós realizamos um momento de lembrarmos a nossa infância. Para compreender e resgatar as necessidades e as formas de comunicar com os pequenos pacientes. A infância é uma fase fundamental e precisamos nos colocar no lugar que eles estão, e isso só é possível se lembrarmos de nós, o que é ser criança. Depois desse momento de resgate, foi oferecido os materiais e os profissionais puderam criar usando sua criatividade. A ideia é criar peças e alegrar o espaço e as crianças, e ao mesmo tempo aproveitar materiais acessíveis e reaproveitáveis da nossa rotina”, enfatizou.
Para a coordenadora de enfermagem, Núbia Teles, “a oficina é um momento de integração e interação entre os servidores além de animar o ambiente hospitalar”, destacou.
A psicóloga Gabriela Abdala ressaltou que “eu amei esta oficina. Nós profissionais poder trazer alegria para os pequenos é muito válido. Eu lembrei muito da infância, das coisas alegres, é isto que temos que proporcionar para a criança. Além de trabalhar a criatividade. Foi maravilhosa”, afirmou .
DEIXE O SEU COMENTÁRIO