Vencedores da Regional de Palmas nas categorias solo e em grupo estão classificados para a etapa estadual do concurso promovido pela Seduc
Maria Vitória Pereira de Sousa, do Centro de Ensino Médio (CEM) Castro Alves, e o Grupo Yfi Bang, da Escola Estadual Novo Horizonte, formado pelas estudantes Isabelle Rodrigues, Yasmim Lima e Fernanda da Luz, são as primeiras finalistas do I Dança Tocantins das Escolas Estaduais. As vencedoras estão classificadas para a fase estadual, prevista para ser realizada em Palmas, no dia 5 de agosto deste ano, com a participação dos primeiros colocados de todas Regionais.
Voltado para os estudantes, o Dança Tocantins das Escolas Estaduais é promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para fomentar a prática da dança entre os jovens e promover o resgate de projetos artísticos culturais nas unidades escolares.
Maria Vitória, 16 anos, do CEM Castro Alves, conquistou a etapa Regional da DRE de Palmas na categoria solo com 1.765 votos, na disputa final. A estudante disse que é apaixonada por dança e já integrou a equipe do Balé Popular do Tocantins, projeto desenvolvido pela Seduc. “Apesar da experiência com dança já há alguns anos, sinceramente não esperava esse resultado. Estou muito feliz e gratificada”, frisou.
A diretora do CEM Castro Alves, Katilce de Souza Guedes, destacou que o Dança Tocantins valoriza o protagonismo dos jovens. “Por meio desse concurso, as escolas têm a oportunidade de demonstrar o talento artístico dos alunos, além de potencializar o trabalho coletivo das unidades escolares. Foi tão significativo o trabalho realizado por todos, alunos, coordenação e professores, na divulgação e torcida para conseguir vencer essa etapa. Já estamos ansiosos para a etapa final”, afirmou.
Escola Novo Horizonte
As vencedoras na categoria Grupo, Isabelle Rodrigues, 17 anos, Yasmim Lima, 16 anos, e Fernanda da Luz, 15 anos, da Escola Estadual Novo Horizonte, tiveram 1.274 votos no duelo final. “Montamos o grupo este ano, assim que a escola apresentou a ideia do concurso. Criamos um cronograma de ensaios, três vezes por semana na própria escola. Fiquei surpresa com o resultado. Agora é manter o ritmo para a fase estadual”, contou Fernanda da Luz.
“A vitória das nossas alunas é resultado do incentivo e valorização dos talentos dos estudantes e de muito comprometimento das representantes da escola. Este resultado eleva a autoestima não só das alunas participantes, mais de todos os alunos, professores e demais servidores que estão totalmente envolvidos nesse processo”, destacou a diretora da Escola Estadual Novo Horizonte, Joilma Abreu Cabral do Vale.
Inscrições
Na próxima segunda-feira, 11, serão abertas as inscrições para as unidades escolares jurisdicionadas à Regional de Tocantinópolis. O prazo termina no dia 15 de abril. As inscrições são realizadas pelas escolas, que enviarão para o e-mail da organização do evento, [email protected], um vídeo, de até um minuto, sem edição, com uma apresentação de dança do estudante ou grupo, formulário de inscrição preenchido e toda a documentação exigida no edital: autorização dos pais ou responsável, quando menor de idade; termo de autorização de uso de imagem e voz; e uma foto digital.
Competição
Na semana seguinte também começam as competições da Regional de Miracema. Os vídeos das apresentações dos estudantes inscritos serão lançados, por meio de duelos, no Instagram do Dança Tocantins para votação popular, até que seja definido o vencedor da Regional.
Os primeiros colocados regionais receberão um troféu simbolizando o primeiro lugar da etapa e a classificação para a fase estadual, na qual serão avaliados por uma comissão de jurados.
DEIXE O SEU COMENTÁRIO