Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco

    Início » Conheça as propostas dos favoritos ao governo do Tocantins, para a Cultura e o Turismo do estado
    Cultura

    Conheça as propostas dos favoritos ao governo do Tocantins, para a Cultura e o Turismo do estado

    Por Núbia Dourado15 de setembro de 20227 minutos de leitura

    Por Raabe Andrade

    Estamos há pouco mais de duas semanas para as eleições de 2022 e nestes momentos finais é importante revisar as propostas dos candidatos para definir o seu voto. Esse exercício é fundamental, afinal, faz parte do nosso papel como cidadão votar de maneira consciente. Para te ajudar nesse processo, o portal TO em Foco reuniu as propostas para as áreas da Cultura e Turismo apresentadas pelos candidatos à frente na disputa pelo governo do Tocantins. 

    Todo o material utilizado nesta matéria foi retirado diretamente do site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), onde constam os planos de governo de cada candidato. Você pode conferir as propostas dos candidatos para outras áreas, como Educação, Saúde ou Segurança Pública, clicando AQUI. As propostas serão apresentadas, na ordem de desempenho dos candidatos na pesquisa eleitoral. 

    Wanderlei Barbosa (Republicanos)

    O plano de governo do candidato Wanderlei Barbosa é dividido em dez eixos que correspondem a diferentes áreas de atuação. Em seu plano, Turismo e Cultura têm um eixo próprio, que apresenta os objetivos do governo para a área e as principais entregas que se pretende fazer.

    O candidato fala em três ações efetivas para o setor: a estruturação, qualificação e promoção das indústrias turística e cultural do Estado. Os caminhos apontados para isso são, principalmente, o uso de tecnologia (embora não especifique como), apoio a eventos culturais, plano de marketing mais efetivo e a gestão compartilhada dos recursos turísticos do Estado.

    Vale lembrar que Wanderlei Barbosa já enfrentou uma grande polêmica com relação a gestão compartilhada de parques estaduais do Tocantins. Em 2021 houve um movimento em direção à privatização de três parques tocantinenses, dentre eles, o Parque Estadual do Jalapão, o que gerou revolta dos moradores do parque. As comunidades quilombolas da região se manifestaram contrárias, pois esse processo teria sido feito sem consulta à população e sem considerar os impactos aos povos tradicionais que vivem do turismo na região. Wanderlei, na época, era vice-governador e quando assumiu o comando do Estado, uma de suas primeiras ações foi cancelar o processo de privatização dos serviços turísticos do Jalapão.

    Abaixo destacamos algumas outras propostas do candidato. O plano completo você pode ver AQUI.

    • Fortalecimento de aeroportos regionais
    • Inserir o Tocantins em circuitos nacionais de feiras e eventos
    • Estimular a criação de oficinas e comercialização do artesanato por meio de lojas solidárias
    • Apoio e fortalecimento às temporadas de praias fluviais tocantinenses

    Ronaldo Dimas (PL)

    O plano de governo de Ronaldo Dimas é dividido em cinco grandes eixos, que abarcam diferentes áreas. Em seu plano, a Cultura faz parte do primeiro eixo: “Viver com qualidade e dignidade”, enquanto que o turismo faz parte do terceiro eixo: ”Desenvolvimento econômico sustentável”.

    Sobre a Cultura, o candidato abre seu plano em tom de crítica, afirmando que há mais de uma década o governo do estado não promove ações concretas, realizando apenas “alguns eventos pontuais, sem expressividade” e que a gestão das políticas culturais do estado é “atrasada e ultrapassada” em comparação ao restante do país. 

    Em seguida, o candidato faz menção a “comunidades étnicas antigas” presentes no estado, mas não as relaciona pelo nome. Apenas mais adiante vai falar em “respeitar, valorizar e promover” a cultura quilombola e indígena, sem contudo, apresentar propostas concretas. 

    O plano do candidato dá bastante ênfase às estruturas institucionais de apoio à Cultura e se compromete a apoiar a pasta, bem como “fortalecer e respeitar” o Conselho de Política Cultural do Tocantins. 

    Já com respeito ao Turismo, Dimas reforça a ideia de tornar a cadeia turística mais competitiva, e assim como o candidato anterior, aponta a captação de investimentos privados como o caminho para isso.

    Abaixo destacamos algumas outras propostas do candidato. O plano completo você pode ver AQUI. 

    • Construir e equipar o Teatro do Estado
    • Estruturar e equipar a pasta da Cultura, com funcionários e técnicos para a área, recursos financeiros, legislações, etc…
    • Promover melhorias na infraestrutura e logística das principais regiões turísticas do Tocantins, em especial nas regiões do Jalapão, Cantão, Serras Gerais e Palmas.
    • Capacitar continuamente a mão de obra para atividade turística e cultural.
    • Promover e fortalecer os editais de arte e Cultura com recursos estaduais e/ou federais, permitindo ampla informação, divulgação e transparência nos repasses e prestações de contas.

    Irajá (PSD)

    O plano de governo do candidato Irajá é dividido em nove áreas, nenhuma delas contempla exclusivamente a Cultura ou o Turismo. Na verdade, dentre os planos de todos os candidatos, este é o plano com menor número de páginas, que não apresenta nenhuma proposta para a Cultura e o Turismo e não menciona em nenhum momento as comunidades indígenas e quilombolas, que são parte tão importante da identidade do Tocantins. 

    A Cultura é mencionada em um único momento, dentro do contexto das propostas para educação. O trecho diz que para elevar os índices da educação, o governo investirá na capacitação e valorização dos professores e incentivará o esporte e a Cultura entre os alunos para evitar a evasão escolar.

    De igual modo, o único momento em que o Turismo é mencionado, é também dentre as propostas de educação. O texto fala sobre a organização curricular das escolas e diz que o governo irá garantir aos alunos “disciplinas técnicas e profissionalizantes” voltadas à “vocação econômica do Tocantins” que seria a agropecuária e o Turismo. 

    No momento, o plano de governo do candidato não pode ser acessado pelo site do TSE, pois o arquivo apresenta erro no carregamento. Entretanto, em seu Instagram de campanha, o candidato disponibilizou um link de acesso ao plano. Você pode conferi-lo clicando AQUI.

    Paulo Mourão (PT)

    O plano de governo do candidato Paulo Mourão é baseado nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. Partindo desse princípio, o plano foi dividido em sete eixos estratégicos interrelacionados. Além desses, há ainda um eixo a parte voltado à infraestrutura e outro è tecnologia. As propostas para o Turismo estão localizadas no primeiro eixo: “Geração de renda, inclusão socioprodutiva e qualidade vida” e as propostas para Cultura, no terceiro eixo: “Educação de qualidade, inclusiva e para formação humana”. 

    O plano do candidato Paulo Mourão é bem sucinto nas propostas relacionadas ao Turismo. O candidato fala em apoiar atividades produtivas locais de Turismo, artesanato, confecção e outras. Além disso, ressalta a atração de parcerias público-privadas para “a instalação de grandes empreendimentos” em setores econômicos “como o Turismo, a comunicação, a indústria, a mineração, o transporte e a logística”. Ou seja, de modo geral as propostas para o Turismo aparecem diluídas entre propostas de outras áreas, o que acaba tornando o plano genérico. 

    As propostas para a Cultura são mais contundentes e específicas. O candidato afirma que a Cultura será fortalecida por maiores investimentos em conservação e restauração do patrimônio histórico e cultural do Tocantins. Além disso, afirma que haverá “atividades e manifestações culturais itinerantes” para garantir o amplo acesso à Cultura. Por fim, reforça as parcerias público-privadas para “acelerar investimentos culturais e garantir as condições necessárias para o surgimento de novos artistas no estado”.

    Abaixo destacamos algumas outras propostas do candidato. O plano completo você pode ver AQUI. 

    • Potencializar o Turismo através da melhoria da infraestrutura dos polos turísticos do estado;
    • Fomentar iniciativas de Turismo, voltadas para atração de novos investimentos e geração de trabalho e renda;
    • Revisar, socializar e validar o Plano Estadual de Cultura;
    • Estabelecer parcerias para viabilizar a restauração e recuperação do patrimônio cultural do Tocantins.

    Aqui apresentamos as propostas dos quatro candidatos mais bem colocados nas pesquisas de intenção de votos, mas incentivamos que você confira as propostas dos outros candidatos no site do TSE. Lembre-se que na construção da nossa democracia, cada voto importa!

     

     

    Esta reportagem foi produzida com apoio do programa Diversidade nas Redações, da Énois, um laboratório de jornalismo que trabalha para fortalecer a diversidade e inclusão no jornalismo brasileiro. Confira as metodologias na Caixa de Ferramentas.

     

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorSebrae Tocantins realiza 5° Edição do Festival do Chambari em Paraíso
    Próximo artigo Fundação cultural de Palmas divulgou a pré-seleção do 6º Salão Palmense de Novos Artistas

    Leia Também

    Taquaruçu vira palco de cultura e movimento com Moto Rock

    27 de abril de 2026

    Sebrae Tocantins prepara pequenos negócios para a Temporada de Praia

    23 de abril de 2026

    Beatificação de Padre Luso registra novo avanço

    20 de abril de 2026

    Torneio de pesca esportiva movimenta a Praia da Graciosa neste fim de semana

    11 de abril de 2026

    2ª etapa do Circuito de Pesca fortalece economia e turismo no Tocantins

    10 de abril de 2026

    Wanderlei Barbosa decide continuar à frente do governo e prioriza equilíbrio administrativo

    7 de abril de 2026
    Últimas Notícias

    Cordel Alumiado leva Araguaína ao destaque nacional no Festeby

    Por Redação27 de abril de 2026

    Conheça os destaques estaduais do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

    27 de abril de 2026

    Municípios já podem solicitar ações do MovCEU junto à Secult

    27 de abril de 2026

    Plataforma MEC Livros chega a 25 mil títulos disponíveis ao público

    27 de abril de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.