Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco

    Início » Jogos Escolares Indígenas do Tocantins, valoriza as tradições culturais através do Esporte
    Povos Tradicionais

    Jogos Escolares Indígenas do Tocantins, valoriza as tradições culturais através do Esporte

    Por Núbia Dourado21 de outubro de 20225 minutos de leitura
    No Tocantins, são cerca de 14 mil indígenas, distribuídos entre os povos Karajá, Xambioá, Javaé (que formam o povo Iny), Akwe-Xerente, Apinajé, Krahô, Krahô-Kanela, Avá-Canoeiro e Pankararu
    Abertura oficial encantou o público que lotou a areia da praia da Graciosa e pôde ver de perto práticas culturais indígenas, como danças, cânticos e costumes dos povos tradicionais
    Cultura, esporte, educação e valorização das tradições indígenas. Estes são alguns dos objetivos e pontos fortes da primeira edição dos Jogos Escolares Indígenas do Tocantins (JEITs), cuja etapa estadual iniciou nesta quinta-feira, 20, em Palmas, e segue até o próximo sábado, 22. A abertura oficial aconteceu na Praia da Graciosa, um dos cartões postais da Capital.A competição, que é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), busca valorizar as manifestações esportivas e culturais dos povos indígenas do Estado do Tocantins.

    A abertura oficial encantou o público que lotou a areia da praia da Graciosa e sob a luz do luar pôde ver de perto práticas culturais indígenas, como danças, cânticos e costumes dos povos tradicionais do Estado.

    O Secretário de Educação, Fábio Vaz,  reforçou a dedicação de todos os envolvidos no evento, e agradeceu a organização e, em especial, as delegações, por meio do trabalho de estudantes-atletas e professores. “Esse momento representa uma nova concepção do Governo do Estado, ao unir e valorizar ainda mais o esporte como processo de transformação e melhoria da nossa educação. A cultura e educação indígena também vêm sendo respeitadas nesta gestão, e aqui está mais uma prova disso, sendo a primeira edição dos Jogos Escolares Indígenas do Tocantins. Um marco para a história e para a educação estadual”, ressaltou.

    Esta primeira edição dos JEITs, iniciada em setembro com as etapas em seis Diretorias Regionais de Educação (DREs), mobilizou cerca de  600 estudantes indígenas.

    “Após a etapa regional nas comunidades indígenas, os nossos atletas estudantes agora chegam à etapa estadual. Serão dois dias de jogos, mas também de valorização das tradições culturais dos povos indígenas, de demonstração de esporte e ainda como uma forma de aproximar e interagir as etnias e até mesmo com os nãos indígenas, que muitas vezes não conhecem as realidades dos nossos povos”, afirmou  Waxiy Maluá Karajá, gerente de Educação Indígena da Seduc.

    Delegações

    Nesta etapa estadual participam 240 estudantes-atletas indígenas, de 12 a 17 anos, de 22 escolas da rede estadual de ensino, vencedores das etapas regionais realizadas nas aldeias dos povos Karajá, Karajá Xambioá, Javaé, Xerente, Apinajé, Krahô, Krahô-Kanela, que são as delegações dos jogos. Estas comunidades indígenas, presentes na competição, são dos municípios de Tocantinópolis, Araguaína, Pedro Afonso, Paraíso, Gurupi e Miracema .

    O Professor indígena Amaré Gonçalves Brito Krahô Kanela, Escola Estadual Indígena Wyãpri, da etnia Krahô Kanela, do município da Lagoa da Confusão, reforça que a valorização do esporte é um dos grandes ganhos da educação indígena no Tocantins. “Os nossos estudantes, na maioria das etnias estaduais estão inteiramente ligados às práticas esportivas. Valorizar o esporte, com este evento, é também valorizar a educação indígena”, complementou.

    Para a estudante Patrícia Harunã Krahô Kanela, da Escola Estadual Indígena Wyãpri, que competirá na modalidade de corrida de resistência feminina, é uma oportunidade ímpar. “Especialmente nós estudantes que somos das aldeias, é muito importante e estou muito feliz, porque nunca tínhamos participado de um evento tão grande. São os primeiros jogos das escolas indígenas, e isso valoriza o nosso esporte e o nosso povo. Isso representa muito”, confirmou.

    Competições
    Serão 11 modalidades em disputa. Nos esportes individuais terão os jogos de arco e flecha, arremesso de lança, luta corporal e natação.

    Já nas modalidades coletivas, os atletas irão competir no cabo de guerra, corrida com tora, futebol society, atletismo (corrida de varinha 4×100, Corrida 100 Metros, Corrida de resistência de 2 mil  Metros Feminino e 3 mil Metros Masculino).

    Os vencedores receberão troféus, para os três primeiros colocados, e medalhas para todos os participantes.

    Educação indígena
    A educação indígena do Tocantins conta com 95 escolas e 23 extensões, sendo mais de 8 mil estudantes indígenas e 549 professores da educação indígena, desses, 334 são indígenas. Estão distribuídos em seis Diretorias Regionais de Educação de  Araguaína, Tocantinópolis, Pedro Afonso, Gurupi, Miracema e Paraíso do Tocantins.

    Indígenas do Tocantins
    No Tocantins, são cerca de 14 mil indígenas, distribuídos entre os povos Karajá, Xambioá, Javaé (que formam o povo Iny), Akwe-Xerente, Apinajé, Krahô, Krahô-Kanela, Avá-Canoeiro e Pankararu.

    Programação:

    21/10 – Sexta
    Corrida 100 metros rasos – 8 horas – UFT
    Corrida de Resistência (3.000 M e 2.000 F metros) – 9 horas – UFT
    Corrida de Varinha – 10 horas – UFT
    Natação – 14 horas – Praia da Graciosa
    Arco e Flecha – 15 horas  –  Praia da Graciosa
    Arremesso de Lança – 16 horas –  Praia da Graciosa
    Cabo de Guerra (Masc. Fem.) – 17 horas –  Praia da Graciosa
    Luta Corporal – 18 horas –  Praia da Graciosa

    22/10 – Sábado
    Futebol Society ( Masc. Fem.) – 8 às 11 horas – Escola Elizângela
    Futebol Society (Masc. Fem.) – 14 horas – Escola Elizângela
    Corrida de Tora – 14 horas – UFT

    Fonte: Seduc/ Governo do Estado

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorTurismo de base comunitária: respeito ao meio ambiente e geração de renda
    Próximo artigo Musicista precursor do forró no Tocantins, Zé Lourinho, morre aos 67 anos

    Leia Também

    Governo do Tocantins reforça políticas para povos originários no Dia dos Povos Indígenas

    20 de abril de 2026

    Oficina de Capim Dourado capacita mulheres indígenas para feira cultural em Palmas

    19 de abril de 2026

    Ações culturais são ampliadas durante evento em comunidade Xerente

    16 de abril de 2026

    ‘Da Aldeia à Universidade’ conquista indicação ao Prêmio Grande Otelo do Cinema Brasileiro

    10 de abril de 2026

    Povo Kanela conquista avanço inédito em reconhecimento no Tocantins

    8 de abril de 2026

    Lideranças indígenas cobram reunião com Lula para tratar de conflitos territoriais

    7 de abril de 2026
    Últimas Notícias

    Expedição SOMAR Afya leva serviços de saúde e educação a comunidades do Jalapão

    Por Redação24 de abril de 2026

    Reajuste no Gás do Povo amplia oferta e reduz pressão de fatores externos

    24 de abril de 2026

    Mais de mil turistas visitam as Dunas do Jalapão durante feriado prolongado

    24 de abril de 2026

    Tenda Lilás chega à Avenida Tocantins com serviços e orientação

    23 de abril de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.