Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco

    Início » Um Di Cavalcanti sofre danos por ação de golpistas que invadiram Palácio do Planalto
    Cultura

    Um Di Cavalcanti sofre danos por ação de golpistas que invadiram Palácio do Planalto

    Por Núbia Dourado9 de janeiro de 20232 minutos de leitura
    O quadro 'As mulatas', de Di Cavalcanti, danificado durante ação terrorista no Palácio do Planalto Reprodução da internet

    Obra ‘As mulatas’, de 1962, foi furada pelos terroristas, que também atacaram o vitral ‘Araguaia’ no Congresso Nacional

    Durante a ação de terror que golpistas bolsonaristas promoveram nas edificações da Praça dos Três Poderes, em Brasília (o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal) este domingo, importantes obras de arte da cultura brasileira acabaram sendo danificadas.

    No Planalto, segundo registros em redes sociais, os terroristas fizeram furos na tela ‘As Mulatas’ (1962), do modernista carioca Di Cavalcanti (1897-1976). No Congresso, os danos foram feitos ao vitral “Araguaia”, da artista Marianne Peretti, que morreu no ano passado. Instalada no hall do Salão Verde da Câmara dos Deputados, a obra foi feita nos anos 1970, com jatos de areia e vidro temperado, pela artista plástica franco-brasileira, única mulher na equipe do arquiteto Oscar Niemeyer.

    No STF, uma cadeira da presidente Rosa Weber, idealizada pelo designer Jorge Zalszupin, foi arrancada de seu lugar. Além disso, um crucifixo foi danificado e a escultura “A Justiça”, de Alfredo Ceschiatti, de 1961, foi pichada. Segundo um funcionário do Congresso, os golpistas quebraram todas as vidraças do prédio e fizeram pichações.

    Na última quinta-feira, a primeira-dama Rosângela Lula da Silva, conhecida como Janja, apontou uma série de objetos danificados na residência oficial da presidência da República. Entre elas estaria uma outra obra de Di Cavalcanti, a tapeçaria “Músicos”. A obra foi retirada da biblioteca para a instalação dos equipamentos usados nas lives do ex-presidente Jair Bolsonaro. E acabou desbotando, por ter ficado em um local onde recebia luz solar.

    Fonte : O Globo

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorBolsonaristas invadem Congresso, Planalto e STF em ato terrorista no Distrito Federal
    Próximo artigo Iphan vai avaliar destruição do patrimônio após ataque terrorista

    Leia Também

    Tocantins garante R$ 12 milhões para o audiovisual em acordo com o MinC durante encontro regional

    26 de março de 2026

    Evento destaca histórias e identidades na Mostra Memórias, Culturas e Territórios

    26 de março de 2026

    Parceria com a Fundação Cultural Palmares garante realização de festival internacional no Tocantins

    26 de março de 2026

    Tocantins marca presença no Fórum Brasil Criativo da Região Norte, em Belém

    26 de março de 2026

    Fundação Cultural de Palmas abre exposição “Fragmentos do Cotidiano”

    25 de março de 2026

    Cultura junina ganha vida em novo espetáculo do Grupo Um Ponto Dois de Teatro

    25 de março de 2026
    Últimas Notícias

    Declaração anual do MEI deve ser enviada até 31 de maio

    Por Redação29 de abril de 2026

    Mostra destaca riquezas naturais e culturais do Tocantins em exposição fotográfica

    29 de abril de 2026

    “Da Aldeia à Universidade”concorre ao Prêmio Grande Otelo e busca apoio do público

    29 de abril de 2026

    Mulheres empreendedoras transformam a Assembleia em vitrine de oportunidades

    28 de abril de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.