A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que nesta segunda-feira, 27, o Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen/TO) realizou 35 exames para Covid-19, com 12 amostras positivas para o Tocantins. São 5 novos casos em Araguaína e 4 em Palmas, além das novas cidades que agora entraram para a relação: Augustinópolis (01), São Miguel do Tocantins (01) e Tabocão (01), totalizando 12 novos casos.
Dos 5 casos confirmados em Araguaína, dois são do sexo feminino, 53 e 50 anos. Os outros três casos são do sexo masculino – 23, 24 e 35 anos, todos os pacientes em isolamento domiciliar.
São Miguel do Tocantins registrou seu primeiro caso, paciente do sexo masculino, 34 anos, realizou exame de RT-PCR na cidade de Imperatriz /MA, está em isolamento domiciliar. Augustinópolis também entrou nas estatísticas do Estado, paciente diagnosticado via teste rápido, do sexo feminino, 35 anos, em isolamento domiciliar.
Outro município a ter seu primeiro caso confirmado é Tabocão, região central, paciente do sexo masculino, 56 anos, realizou exame em Palmas e está em isolamento domiciliar. A Capital também notificou mais quatro exames positivos, paciente de 56 anos do sexo feminino que realizou exames na rede privada da cidade e outro de 48 anos, sexo masculino realizou exame em outro Estado, e dois testes rápido, todos do sexo masculino 19 e 31 anos, todos em isolamento domiciliar.
O caso do caminhoneiro, 58 anos, internado no Hospital Regional de Araguaína (HRA), que teve o primeiro atendimento na cidade Guaraí, também foi confirmado, sua notificação será encaminhada para seu Estado de origem, cidade Vila de Volta Grande/SC. Outros dois caminhoneiros tiveram seu exames positivos no Estado hoje. Um recebeu atendimento em Cariri do Tocantins, 53 anos, com residência em Contagem (MG). Outro, 58 anos, recebeu atendimento em Gurupi no Hospital Regional (HRG), já recebeu alta e sua notificação será enviada para Patos de Minas (MG).
Desta forma, o Tocantins agora contabiliza 79 casos confirmados da Covid-19, nas cidades de Palmas (37), Araguaína (29), Guaraí (03), Augustinópolis (01), Couto Magalhães (01), Cariri do Tocantins (01), Dianópolis (01), Gurupi (01), Paraíso do Tocantins (01), Sítio Novo (01), São Miguel (01), Tabocão (01) e Tocantinópolis (01).
São 5 novos casos em Araguaína e 4 em Palmas, além das novas cidades que agora entraram para a relação: Augustinópolis (01), São Miguel do Tocantins (01) e Tabocão (01), totalizando 12 novos casos.
Atualmente, o Tocantins apresenta dois óbitos, 17 pacientes estão recuperados e dispensados do isolamento, 56 pacientes ainda em isolamento domiciliar e quatro pacientes estão internados na rede pública (02) e rede privada (02). Os dados consolidados pela Secretaria Estadual de Saúde referem-se aos exames realizados no dia pelo Lacen, junto às notificações recebidas dos municípios até as 17h, os casos notificados após este horário entrarã no boletim do dia seguinte.
O Estado possui uma plataforma onde todos podem acompanhar os números de Covid-19 no Tocantins.
Gurupi
O Comitê Gestor de prevenção ao coronavírus em Gurupi informou que até as 11 horas desta segunda-feira, 27, tiveram dois testes SWAB realizados pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e enviados para o LACEN-Palmas, sendo dois homens, um de 50 anos de idade e outro de 58. Ambos aguardam o resultado em isolamento domiciliar.
O caso suspeito informado no boletim do último sábado (25/04), teste SWAB, realizado em uma mulher de 30 anos, foi descartado. O resultado testou negativo para a Covid-19. Dessa forma Gurupi chega a 87 casos descartados da doença, restando apenas dois casos suspeitos aguardando resultado do Laboratório Central do Estado – LACEN, até o momento.
Quanto ao caminhoneiro, da cidade de São Lourenço da Mata (PE), homem de 64 anos de idade, suspeita registrada na última sexta-feira (24), foi confirmada, testou positivo para a Covid-19. O resultado saiu na tarde deste último domingo, 26. O paciente segue internado no Hospital Regional de Gurupi (HRG). O caminhoneiro estava em trânsito pela BR-153 e foi encaminhado do município de Cariri para atendimento no HRG, onde foi internado e realizado teste SWAB enviado ao Laboratório Central do Estado – LACEN.
A Vigilância Epidemiológica informou que o caso não será registrado no Boletim Informativo de Gurupi por se tratar de paciente residente de outro Estado, conforme normatiza os protocolos do Ministério da Saúde (MS).
O único paciente que testou positivo para Covid-19 de Gurupi até o momento, já está curado. O homem de 58 anos não apresentou mais sintomas e o período de isolamento domiciliar também já se encerrou.
DEIXE O SEU COMENTÁRIO