Mais um ano letivo começa e com ele chega um dilema que se repete sempre no período de volta às aulas: O que fazer com o material escolar do ano anterior? São livros, cadernos, apostilas, lápis, canetinhas, borrachas e outros tantos materiais que precisam de uma destinação correta, pois boa parte ainda pode ser utilizada e outra pode ser reciclada. Pensando nessa situação, a Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas (FMA) está realizando durante todo o mês de fevereiro uma ação de arrecadação para receber livros e cadernos inservíveis, que serão doados para as Associações de Catadores, destinados à reciclagem.
A entrega deve ser realizada na sede da Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas, localizada na ACNE 1 (104 Norte), Conjunto 1, Rua NE 1, Lote 9 (atrás da avenida JK, esquina com a Nova Cosméticos).
Doação
“É comum no início do ano letivo o estudante querer um material novinho. Mas muitas famílias não têm condições de arcar com estas despesas, então, a primeira recomendação é que avalie o que seu filho usou no ano anterior e que não vai precisar neste ano e separe para doação”, recomenda a diretora de Gestão Ambiental da FMA, Paula Raquel Barreto Rodrigues.
Segundo a diretora, na hora de descartar, a família deve lembrar que todo material quando bem aproveitado gera economia, protege o meio ambiente, e ainda ajuda outras famílias em condições financeiras menos favoráveis.
Entre os produtos que devem ser separados para doação incluem-se lápis, canetas, borrachas, estojos, mochilas, cadernos com poucas folhas usadas, agendas, folhas de papel ofício, réguas, dentre outros.
Reciclagem
Após a seleção do que será reaproveitado pelo próprio aluno, ou doado para outros estudantes, é hora de separar o que realmente não serve mais para uso. “A melhor opção é sempre a reciclagem, uma vez que o material escolar é essencialmente produzido de papel e plástico. Podem ser descartados para reciclagem provas antigas, livros didáticos, cadernos de desenhos e de escrever, régua quebradas, mochilas e estojos plásticos”, ensina Paula.
Atualmente em Palmas existem 25 ecopontos ativos, confira aqui, aptos a receberem papel/papelão, plástico e metal; o material pode ser descartado em um desses locais. Uma possibilidade para quem mora em condomínios é fazer uma ação de arrecadação desses materiais e agendar um horário para que um associado ou cooperado das associações e cooperativas de catadores façam a retirada do material em domicílio.
Fonte: Secom Palmas
DEIXE O SEU COMENTÁRIO