Um dia especial de homenagens e de relatos de experiências e desafios vivenciados e das conquistas adquiridas e compartilhadas
Seja no setor privado ou público, as oportunidades são cada vez mais abrangentes e os espaços, antes dominados só por homens, estão sendo ocupados por mulheres destemidas e focadas no empreendedorismo e nas novas janelas que se abrem no mundo inteiro.
No Tocantins, a situação não é diferente, as mulheres mostram todo seu potencial na cadeia do Turismo e da Cultura, buscando sempre atualização e conectadas nas oportunidades que surgem. Experiências bem-sucedidas, são resultado de empenho, disciplina, empoderamento, foco e reconhecimento.
Na cadeia da cultura e do turismo, as mulheres estão ocupando cada vez mais espaço e comandando negócios como restaurantes, hotéis e pousadas, guias de turismo, agências de viagens, transportes, artesanato, economia criativa, dentre outros. Elas investem em qualificação e qualidade dos serviços a fim de atingir e bons resultados.
Na própria secretaria do Turismo cerca de 70% dos servidores são do sexo feminino, atuando em diversas frentes de trabalho. Segundo o secretário do Turismo. Hercy Filho, os cargos de chefias, são em sua maioria, ocupados por mulheres. “A mulher tem um trabalho diferenciado na pasta e bastante valorizado pelo governo Wanderlei Barbosa. Além de excelentes profissionais, as mulheres deixam o ambiente de trabalho mais afetivo e acolhedor”, pontua.
No dia 8 de março, dia que se comemora o Dia Internacional da Mulher, as secretarias do Turismo e da Cultura celebram a data com congratulações para as colaboradoras das pastas. Um dia especial de homenagens e de relatos de experiências e desafios vivenciados e das conquistas adquiridas e compartilhadas a fim de encorajar outras mulheres.
Na ocasião, a secretária executiva do Turismo, Jocelia Costa, falou em nome de todas as mulheres, ressaltando a importância do trabalho desenvolvido por elas. “Aqui as mulheres são valorizadas e ocupam 90% dos cargos de chefia. Isso demonstra o quanto a mulher tem seu espaço e tem voz”, observou.
O evento contou com a participação do Secretário da Cultura, Tião Pinheiro, que na ocasião, declamou um poema denominado “A elas” do livro de sua autoria “Amorosamente”.
Dados levantados pela Secretaria da Cultura apontam que, o número de artesãos tocantinenses cadastrados no Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) são de 1.463, deste mais de 80% são de mulheres que trabalham na cadeia do artesanato com confecção dos mais variados acessórios e artigos de decoração, além de produtos da culinária, e isso comprova a representatividade delas na economia criativa do Tocantins.
– Evento reuniu gestores da Cultura e Turismo que prestigiaram as colaboradoras das pastas
Fonte: Ascom Sectur
DEIXE O SEU COMENTÁRIO