Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco
    Início » 18 de maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
    Povos Tradicionais

    18 de maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

    Por Núbia Dourado18 de maio de 20203 minutos de leitura

     

    Seciju realiza campanha que tem o intuito de mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes e de responsabilizar os agressores

     

    Hoje, 18 de maio, é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Superintendência de Administração dos Sistemas de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente, tem realizado a campanha Faça Bonito que tem o intuito de mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes e de responsabilizar os violentadores.

    A Seciju ressalta que a defesa dos direitos de crianças e adolescentes é de responsabilidade da Rede de Proteção, esta envolve todos os órgãos que atuam defendendo os direitos e deveres deste público, e também de toda a sociedade, prerrogativas do Estatuto da Criança e do Adolescente. A gerente da Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Rejane Pinto, reforçou que todos devem ser parte dessa rede. “Somos todos responsáveis pela efetividade dos trabalhos da Rede de Proteção, se ocorre alguma falha na denúncia, na proteção ou na execução da lei, a falha é de todos nós”, disse.

    As ações de enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescente acontecem de várias formas, mas em tempos de Coronavírus, a saída mais eficaz tem sido as campanhas informativas através de redes sociais, a fim de executar de forma efetiva as ações da Superintendência de Administração do Sistema de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente.

    Além da campanha informativa de combate ao abuso e exploração sexual, as gerentes de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente e da Promoção dos Direitos da Primeira Infância da Seciju, Rejane Pinto e Andreia Alves, respectivamente, atuam no Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente, participam do Simpósio Nacional de Fortalecimento do Sistema de Garantias de Direitos – Virtual (que acontece até o dia 20 de maio) e encaminharam recomendações referentes às ações em tempos de Coronavírus aos gestores municipais.

    Disque Denúncia

    De acordo com Andreia Seles, o principal objetivo da campanha abuso ou exploração de crianças e adolescentes de é fazer com que a sociedade entenda que não denunciar também é crime. “Em nosso estado, assim como em todo o Brasil, a prevenção e o enfrentamento a esse grave problema demanda a conscientização da população quanto às formas de identificar e denunciar os casos suspeitos”, finalizou.

    Canais de denúncia

    • Conselhos Tutelares

    Região Central: (63) 99210-4982 (Plantão)

    Região Norte: (63) 99210-5134 (Plantão)

    Região Sul I: (63) 99210-5185 (Plantão)

    Região Sul II: (63) 99210-5111 (Plantão)

    • Disque 100 (Disque Direitos Humanos)
    • Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA)

    Telefone: (63) 3218-6830 / 3218-1869

    Email: [email protected]

    Endereço: Rua 504 Sul Al 2 – Plano Diretor Sul, Palmas

    • Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca)

    Telefone: (63) 3218-2058

    Endereço:103 Norte Av LO 4 Lote 98 – Edifício Milton Ayres

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorTocantins discute diversidade e inclusão na Semana Nacional de Museus
    Próximo artigo Saúde capacita servidores dos hospitais regionais de Paraíso e Miracema sobre manejo de pacientes com Covid-19

    Leia Também

    Eleições 2026 registram número recorde de candidaturas indígenas no Brasil

    21 de agosto de 2026

    Movimento indígena apresenta projeto de país e cobra compromissos urgentes dos três Poderes

    13 de agosto de 2026

    Prefeitura de Palmas inicia censo para identificar povos e comunidades tradicionais de matriz africana

    15 de julho de 2026

    Tocantins ganha destaque no encerramento do 1º ciclo de incubação do LABTS, realizado pela UnB e Fundação Banco do Brasil

    13 de julho de 2026

    Governo Federal avança na regularização de territórios quilombolas no Tocantins

    18 de junho de 2026

    Polícia Civil do Tocantins participa de capacitação nacional sobre atendimento aos povos indígenas

    18 de junho de 2026
    Últimas Notícias

    Atacadão inaugura nova unidade e reforça expansão em Araguaína

    Por Redação21 de agosto de 2026

    Órgãos municipais e parceiros alinham ações para o 20º Festival Gastronômico de Taquaruçu

    21 de agosto de 2026

    Palmas recebe a 21ª edição da Palmas Shoes + Fashion com novidades do setor

    21 de agosto de 2026

    Aviação doméstica bate recorde e transporta 59 milhões de passageiros em 2026

    21 de agosto de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.