Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco
    Início » Projeto Rede de Acesso à Justiça para Povos Tradicionais e Originários do Tocantins será lançado nesta quarta-feira, 19
    Povos Tradicionais

    Projeto Rede de Acesso à Justiça para Povos Tradicionais e Originários do Tocantins será lançado nesta quarta-feira, 19

    Por Núbia Dourado17 de abril de 20232 minutos de leitura
    Lançamento ocorre nesta quarta-feira, 19, na aldeia Manoel Alves do Povo Krahô (Crédito foto: Emerson Silva/Governo do Tocantins)

     

     
    Lançamento ocorre no Dia dos Povos Indígenas, celebrado no dia 19, na aldeia Manoel Alves do Povo Krahô, em Goiatins
     

    No dia dos Povos Indígenas, celebrado no dia 19 de abril, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot), vai lançar o Projeto Rede de Acesso à Justiça para Povos Tradicionais e Originários do Tocantins (Rejusto).

    O Projeto será realizado em parceria com a Defensoria Pública Estadual (DPE), Defensoria Pública da União (DPU), Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJ-TO) e Escola de Magistratura Tocantinense (Esmat). O evento que vai contar com a presença do governador Wanderlei Barbosa está marcado para dia 19 de abril, às 9 horas, na aldeia Manoel Alves, do Povo Krahô, em Goiatins.

    Em sua visita ao Território Indígena Krahô, o governador Wanderlei Barbosa vai receber o batismo, uma honraria concedida pelo Povo Krahô. O ritual será presidido pelo Hotxuá, um ancião da aldeia e maior liderança do Povo Krahô, nesse momento o governador receberá todos os adereços e presentes conforme o prevê o ritual.

    Além da comunidade indígena local, estarão presentes autoridades políticas estaduais e da região.

    Sobre o Rejusto

    A Rede de Acesso à Justiça para Povos Originários e Tradicionais (Rejusto) é um projeto de iniciativa do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot), em parceria com Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJ-TO) e a Escola Superior de Magistratura Tocantinense (Esmat), a fim de facilitar o acesso à justiça para as comunidades indígenas e quilombolas, seja pela conscientização de seus direitos e deveres no exercício pleno da cidadania, como melhorar o atendimento por parte dos órgãos e entidades que compõem o Sistema de Justiça, cujos servidores receberão letramento racial para melhor compreenderem a realidade dos povos originários e tradicionais em sua pluralidade cultural, respeitando, assim, os princípios da eficiência e da dignidade da pessoa humana.

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorPrimeira etapa do Circuito SESI de Beach Tennis bate record de inscritos e presentes
    Próximo artigo Comunidades do Jalapão recebem as primeiras torres de projetos de conexão de acesso a internet

    Leia Também

    Movimento indígena apresenta projeto de país e cobra compromissos urgentes dos três Poderes

    13 de agosto de 2026

    Prefeitura de Palmas inicia censo para identificar povos e comunidades tradicionais de matriz africana

    15 de julho de 2026

    Tocantins ganha destaque no encerramento do 1º ciclo de incubação do LABTS, realizado pela UnB e Fundação Banco do Brasil

    13 de julho de 2026

    Governo Federal avança na regularização de territórios quilombolas no Tocantins

    18 de junho de 2026

    Polícia Civil do Tocantins participa de capacitação nacional sobre atendimento aos povos indígenas

    18 de junho de 2026

    Quebradeiras de coco babaçu ganham reconhecimento como manifestação da cultura nacional

    12 de junho de 2026
    Últimas Notícias

    Censo Participativo mapeia povos de terreiro e comunidades de matriz africana em Palmas

    Por Redação14 de agosto de 2026

    Empreendedoras tocantinenses são reconhecidas pelo Prêmio Sebrae Mulher de Negócios

    14 de agosto de 2026

    Oficinas de audiovisual levam formação e novos talentos a comunidades do Tocantins

    14 de agosto de 2026

    Ação em Cmei de Palmas une homenagem e conscientização sobre proteção infantil

    14 de agosto de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.