Processo de Inventariação da Oferta Turística das cidades, representa uma oportunidade de fortalecimento da cadeia do turismo da região
A Secretaria do Turismo (Setur), deu início a ação de mobilização para coleta de dados do inventário da oferta turística 2023 junto aos municípios tocantinenses. Nessa primeira etapa, os técnicos da Setur percorrerão três municípios a exemplo de Campos Lindos, Tabocão e Tupiratins. A ação conta com apoio da gestão municipal.
De acordo com a Superintendente do Turismo, Fernanda Tainã Castro, a inventariação é fundamental para o ordenamento da atividade turística das regiões. “A inventariação é um pré-requesito para que os municípios possam integrar o Mapa do Turismo brasileiro e usufruir das políticas públicas voltadas ao setor de turismo. Nesse sentido, é necessário que os municípios interessados enviem à Setur ofício solicitando a ação em seus municípios”, pontuou.
O Inventário da Oferta Turística envolve o levantamento, identificação e registro dos atrativos, dos serviços e equipamentos turísticos e da infraestrutura de apoio ao turismo como instrumento base de informações para fins de planejamento, gestão e promoção da atividade turística, possibilitando o levantamento de demandas, a definição de prioridades para os recursos disponíveis e o incentivo ao turismo sustentável.
Para o secretário da Setur, Hercy Filho, o processo de Inventariação da Oferta Turística das cidades representa uma oportunidade de fortalecimento da cadeia do turismo da região. “ A inventariação dos atrativos dos municípios, garantirá a reorganização da atividade turística, além de proporcionar oportunidades de investimentos e melhoria na geração de emprego e renda para a população, fomentando toda a cadeia do Turismo, conforme preconiza o governador Wanderlei Barbosa”, pontuou.
As informações coletadas no processo de inventariação serão inseridas na Plataforma Integrada do Turismo (PIT). A partir de dados confiáveis sobre a oferta turística regional, o levantamento poderá ser utilizado para consulta de estudantes, empresários e pesquisadores, ficará disponibilizado aos visitantes, planejadores e permitirá a análise do significado econômico do turismo e seu efeito multiplicador no desenvolvimento municipal.
O Mapa é um instrumento no contexto do Programa de Regionalização do Turismo, que define a área, recorte territorial, a ser trabalhada prioritariamente pelo Ministério do Turismo, referente ao desenvolvimento de políticas públicas.
DEIXE O SEU COMENTÁRIO