Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco

    Início » Profissionais falam da paixão de trabalhar como professor na educação de Palmas
    Políticas Públicas

    Profissionais falam da paixão de trabalhar como professor na educação de Palmas

    Por Núbia Dourado1 de maio de 20234 minutos de leitura
    crédito foto: Divulgação

    A escolha da profissão é um dos questionamentos feitos para a maioria das crianças que desde muito cedo precisam responder “O querem ser quando crescer?”. E as respostas são as mais variadas, pois o sonho de chegar a vida adulta e se tornar um profissional que o inspira é bem comum na infância.  Dentre as profissões citadas tem quem quer ser atriz, policial, médico, juiz, bombeiro e professora. Na reportagem de hoje, vamos mostrar um pouquinho da história de alguns educadores da rede municipal de ensino de Palmas que optaram por trabalhar como professores da educação básica.

    Com Jaqueline Pinheiro França, 28 anos, que é natural da cidade de Dourados, no estado do Mato Grosso do Sul, não foi diferente. Ainda pequena, já ensaiava com que iria trabalhar no futuro. Na casa da avó materna, ela organizava sua lousa verde, pegava os materiais da tia que era professora e brincava por horas de corrigir atividades, escrever no quadro e simular que estava ensinando outras crianças. O ingresso na área da educação aconteceu quando Jaque, como é chamada pelos colegas de trabalho, passou no vestibular para pedagogia e ela decidiu que gostaria de trabalhar com a aprendizagem das crianças. “Meu trabalho com as crianças é cercado de muito amor e carinho que recebo delas diariamente. Ver cada sorriso, as conquistas de cada um, ver a criança aprendendo me deixa muito feliz e certa de que fiz uma boa escolha”, conta a educadora, que desde 2012 é professora da rede pública de ensino de Palmas.

    Para Jaque, que também é especialista em educação infantil e fundamental e em neuropsicopedagogia e autora de livros infantis, pensar e planejar as ações pedagógicas no plano de aula é uma das coisas que dão a ela prazer em fazer. “Pensar a minha prática me dá a chance de olhar para cada criança e ver o que cada uma precisa para se desenvolver integralmente. Educar representa a minha missão, algo de grande valor. Representa, ainda, um campo muito fértil que dará muitos frutos, se bem plantado e cuidado, os resultados serão incríveis” descreve a professora revelando que a educação infantil a tira da zona de conforto e a faz estar em movimento o tempo inteiro.

    Com 25 anos de profissão, Rodrigo Viebrantz Oster, 43 anos, também escolheu a educação como área de atuação. E o gosto por ensinar veio dos exemplos da família, pois boa parte dos seus tios e tias e também a sua mãe foram educadores que se dedicaram bastante à missão de ensinar, além dos seus professores que sempre o inspiraram a seguir compartilhando o conhecimento. “Comecei dando aula de reforço aos meus colegas de escola, e me sentia realizado em ver os resultados. Depois fiz a graduação em Normal Superior e na sequência Pedagogia e não parei mais. Foram várias especializações na área da educação e depois o mestrado na mesma área. Senti a necessidade de buscar mais conhecimentos para as minhas práticas em sala de aula, por isso não parei de estudar”, completou.

    Rodrigo observa que o professor, diferente de outras profissões, além de buscar conhecimentos de sua área específica, precisa constantemente encontrar recursos para promover uma aprendizagem melhor para o seus alunos. “É necessário conhecer novas metodologias, ferramentas, criar e usar estratégias diferentes para atrair a atenção do aluno.  Isso é um exercício diário que precisamos fazer. E minha inspiração continua sendo a mesma do início, que é poder proporcionar o acesso às informações e ao conhecimento aos meus alunos. Acredito que  por meio da transferência de conhecimentos positivos, as crianças consigam crescer sendo inspiradas a viver num ambiente melhor e fantástico”, reforça o educador.

     

    Fonte: Ascom Semed

     

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorPopulação adere ao  Dia D Estadual de Imunização
    Próximo artigo Maio Amarelo: SES-TO chama a atenção para os acidentes de trânsito registrados no Estado

    Leia Também

    Serviços e orientações chegam a mulheres indígenas em Formoso do Araguaia

    1 de maio de 2026

    Recursos de R$ 1,4 milhão vão fortalecer turismo no Jalapão

    1 de maio de 2026

    Estado ressalta avanços históricos voltados aos servidores públicos no Dia do Trabalhador

    1 de maio de 2026

    Estado reconhece instituições e amplia investimentos em políticas públicas para mulheres

    1 de maio de 2026

    Projeto Tocantins Conectado chega à comunidade quilombola Barra da Aroeira

    1 de maio de 2026

    Caravana das Mulheres leva serviços e cidadania a São Félix do Tocantins

    28 de abril de 2026
    Últimas Notícias

    Tradicional feira volta a funcionar em Taquaruçu Grande após longo período

    Por Redação1 de maio de 2026

    Projeto “Juventude Criativa: Moda Sustentável do Cerrado” incentiva geração de renda em Palmas

    1 de maio de 2026

    Sebrae Tocantins integra discussões sobre compliance e gestão ética

    1 de maio de 2026

    Serviços e orientações chegam a mulheres indígenas em Formoso do Araguaia

    1 de maio de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.