Caravana do Legislativo conclui etapa itinerante com foco na Lei Paulo Gustavo em Mateiros
Mateiros – Em meio às deslumbrantes paisagens do Jalapão, uma das regiões mais famosas e encantadoras do Tocantins, a Assembleia Legislativa, por meio da Escola do Legislativo, finalizou as ações da etapa itinerante da Caravana do Legislativo. O evento reuniu vereadores, fazedores de cultura e representantes dos Executivos municipais da região, proporcionando um espaço de diálogo e informação.
Realizado neste sábado, 27, em Mateiros, o encerramento oficial da caravana está programado para o dia 15 de junho em Palmas, onde vereadores, artistas e fazedores de cultura dos municípios vizinhos estarão presentes.
Durante a ação, o público teve acesso a informações sobre os preparativos necessários para que as Câmaras Municipais e a sociedade civil possam acessar os recursos destinados à cultura por meio da Lei Paulo Gustavo, que destina mais de 41 milhões de reais ao Estado do Tocantins.
Presente em todas as etapas do evento, o diretor da Escola do Legislativo, Rawlinson Silva, expressou a sensação de dever cumprido e enfatizou que essa é uma ação estruturante. O objetivo é incentivar a ativação dos Sistemas Municipais de Cultura, de forma que os recursos da Lei Paulo Gustavo, bem como de outras fontes, possam ser investidos com base nas demandas da comunidade e direcionados às vocações culturais de cada região, fortalecendo as Câmaras Municipais nesse processo.
A presidente da Associação dos Artesãos Extrativistas do Povoado Mumbuca, Railane Ribeiro da Silva, ressaltou a importância da presença da Caravana no interior, como um meio de empoderamento da população e das Câmaras Municipais. “A Caravana nos incentiva a buscar nossos direitos e nos sentirmos capazes de participar desse processo”, destacou, ressaltando que muitas vezes os recursos são disponibilizados, mas as instâncias municipais enfrentam dificuldades em informar e orientar a todos de forma clara.
A vice-presidente da Câmara Municipal de Mateiros, Zilmar Moreira, reforçou a importância do evento e da integração entre o Legislativo estadual e as Câmaras Municipais, visando atender eficientemente as comunidades.
Claudinei Gonçalves Ribeiro, diretora de Elaboração de Projetos da Associação Comunitária dos Artesãos e Pequenos Produtores de Mateiros, reconheceu o evento como uma ação que fortalece a cultura local. Atualmente, a associação é composta por cerca de 70 membros.
Caravana do Legislativo
A Caravana, fruto de uma parceria entre a Escola do Legislativo, o Ministério da Cultura e o Comitê Paulo Gustavo do Tocantins, percorreu as Câmaras Municipais de cinco cidades-polo: Augustinópolis, Gurupi, Araguaína, Dianópolis e Mateiros.
A ação mobilizou as 102 Casas de Leis municipais do Estado, apresentando aos vereadores e ao setor cultural informações relevantes sobre a aplicação dos recursos destinados à cultura por meio da Lei Paulo Gustavo.
DEIXE O SEU COMENTÁRIO