Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco
    Início » Jalapão recebe a 9° Edição da Festa da Rapadura
    Povos Tradicionais

    Jalapão recebe a 9° Edição da Festa da Rapadura

    Por Núbia Dourado8 de julho de 20232 minutos de leitura

    Evento, que tem o apoio do Sebrae e Energisa, ocorrerá no quilombo do Prata, nos dias 14 e 15 de julho

    A comunidade quilombola do Prata recebe nos dias 14 e 15 de julho, a 9° Edição da Festa da Rapadura. O evento, organizado pela Associação dos Artesãos e Pequenos Produtores Rurais em São Félix do Tocantins, conta com o apoio do Sebrae e da Energisa por meio do projeto Energia Para Crescer. A festividade busca promover a valorização das tradições e culturas das comunidades do Jalapão, além de estimular o empreendedorismo local.

    A proposta do evento é promover a valorização das tradições e culturas das comunidades do Jalapão, além de estimular o empreendedorismo local. Nos dos dias de festa, a comunidade e turistas do Jalapão poderão saborear comidas típicas da região e visitar as barracas que representam a identidade cultural do Tocantins.

    A gerente do Sebrae, Milena Lima, destacou a importância do projeto Energia Para Crescer na vida dos quilombolas, como uma ação de fomento ao turismo. “Além disso, nossa ideia é mostrar o que há de melhor no Jalapão, que são as pessoas”.

    Para a realização da festa, o Sebrae e Energisa contribuíram com a estrutura do evento, além de capacitar os empreendedores do ramo alimentício e de hospedagem. “O objetivo do projeto é transformar a vida das comunidades, proporcionando conhecimento e trazendo novas possibilidades para geração de renda”, comenta Leandro Fernandes, Gerente de Gestão e Projetos da Energisa Tocantins.

    Energia Para Crescer

    Iniciado em 2021 e com previsão de término neste ano, o projeto Energia Para Crescer é uma parceria do Sebrae Tocantins junto à Energisa Tocantins. A iniciativa propõe apoiar a melhoria da qualidade de vida das comunidades quilombolas através do estímulo ao empreendedorismo. Isso ocorre por meio das ações de qualificação de produtos e serviços turísticos, fortalecimento da governança, promoção de produtos turísticos e do destino de base comunitária, a fim de fomentar o acesso a serviços financeiros e a atração de investimentos, considerando a inclusão social, a geração de renda e a proteção ambiental.

    O Projeto é executado em três comunidades quilombolas do Jalapão, Povoado do Prata (São Félix-TO), Mumbuca (Mateiros-TO) e Rio Novo (Mateiros-TO).

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorAberta a 6° Feira do Jardim Encantado no Distrito de Taquaruçu
    Próximo artigo Núbia Dourado aposta no brega e lança novo single “Amor Distante “

    Leia Também

    CASACOR Tocantins destaca saberes e modos de vida dos povos originários em exposição

    3 de outubro de 2026

    Campanha solidária arrecada doações para famílias atingidas por incêndio na Aldeia Canoanã

    19 de setembro de 2026

    Bancada Indígena 2026 fortalece representatividade dos povos originários nas eleições

    24 de agosto de 2026

    Eleições 2026 registram número recorde de candidaturas indígenas no Brasil

    21 de agosto de 2026

    Movimento indígena apresenta projeto de país e cobra compromissos urgentes dos três Poderes

    13 de agosto de 2026

    Prefeitura de Palmas inicia censo para identificar povos e comunidades tradicionais de matriz africana

    15 de julho de 2026
    Últimas Notícias

    Empreendedores tocantinenses participam do GAFFFF e ampliam conexões no agronegócio

    Por Redação3 de outubro de 2026

    ABAV Expo abre oportunidades para empreendedores do turismo de Miracema e Lajeado

    3 de outubro de 2026

    Eleições do CNPC superam 14 mil inscrições e reforçam participação da sociedade na cultura

    3 de outubro de 2026

    CASACOR Tocantins destaca saberes e modos de vida dos povos originários em exposição

    3 de outubro de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.