Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco
    Início » Dia da Independência do Brasil: 7 de setembro relembra a declaração de independência do país realizada em 1822
    Blog Cultura & Sociedade

    Dia da Independência do Brasil: 7 de setembro relembra a declaração de independência do país realizada em 1822

    Por Núbia Dourado7 de setembro de 20202 minutos de leitura

     

    Neste dia Dom Pedro deu início a trajetória da nação independente e livre; neste dia acontecem os tradicionais desfiles, porém em 2020 este evento não vai ocorrer devido a pandemia de Covid-19

    O dia 7 de setembro é uma das datas comemorativas mais importantes do Brasil. Neste dia aconteceu um dos principais eventos da nossa história: a independência do Brasil. Foi no dia 7 de setembro de 1822, que d. Pedro deu início a trajetória do país como uma nação independente. 

    Atualmente, o 7 de setembro é um feriado nacional que é marcado por comemorações públicas espalhadas pelo país inteiro. O dia da Independência do Brasil é marcado por seus desfiles cívicos, que visam relembrar a data especial. 

    Às margens do Rio Ipiranga, na atual cidade de São Paulo, Dom Pedro proclamou o grito da independência. A partir disso, o Brasil rompeu sua ligação com Portugal e tornou-se uma nação independente.

    A independência do Brasil foi resultado de um processo de desentendimentos entre os colonos brasileiros com a elite de Portugal. Tendo relação com a Revolução Liberal do Porto no ano de 1820, porém considera-se que tudo começou com a transferência da família real portuguesa para o Brasil, em 1808.

    O 7 de setembro só foi transformado em feriado nacional durante o governo de Eurico Gaspar Dutra, o primeiro presidente do Brasil após a ditadura de Vargas. Essa lei decretou a existência de sete feriados no calendário brasileiro e foi reforçada e modificada por uma lei assinada durante o governo de Fernando Henrique Cardoso.

     Durante este ano de 2020, devido a pandemia de Covid-19, os tradicionais desfiles não devem acontecer. O risco de contaminação em locais de aglomerações é muito alto.

     

     

     

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorEltinho do Nordeste visita Feira Livre de Taquaruçu Grande
    Próximo artigo Tocantins tem Plano de Ação para execução da Lei Aldir Blanc aprovado pelo Governo Federal

    Leia Também

    Cantora tocantinense Eletra transforma trajetória de superação em nova música “Eu Nasci Para Brilhar”

    20 de agosto de 2026

    PNAB Tocantins divulga resultado final de três editais e convoca suplentes

    20 de agosto de 2026

    Vanessa da Mata, Jorge Vercilo e Marina Sena completam programação nacional do Festival Gastronômico de Taquaruçu

    19 de agosto de 2026

    Cine Cultura estreia produções brasileiras e europeia na programação desta semana

    19 de agosto de 2026

    Programação especial incentiva a preservação da fauna silvestre entre crianças e famílias

    19 de agosto de 2026

    Araguaia Cia de Dança abre seleção para novos integrantes

    19 de agosto de 2026
    Últimas Notícias

    Atacadão inaugura nova unidade e reforça expansão em Araguaína

    Por Redação21 de agosto de 2026

    Órgãos municipais e parceiros alinham ações para o 20º Festival Gastronômico de Taquaruçu

    21 de agosto de 2026

    Palmas recebe a 21ª edição da Palmas Shoes + Fashion com novidades do setor

    21 de agosto de 2026

    Aviação doméstica bate recorde e transporta 59 milhões de passageiros em 2026

    21 de agosto de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.