O Grupo Tambores do Tocantins balançou as estruturas da Abav Expo 50, na quarta-feira última, 27, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Com a energia contagiante do ritmo dos tambores, a apresentação cultural movimentou o estande do Tocantins na maior feira de Turismo do País.
Líder do Grupo, o artesão e músico Márcio Bello afirma que a apresentação cultural foi de extrema importância para dar visibilidade à cultura tocantinense. “Aqui temos os nossos tambores artesanais e ainda a música produzida em nosso Estado como fonte de atrativo para o turismo. Foi uma energia e experiência incrível”, celebrou o artista.
A apresentação contou com a presença do governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa; a primeira-dama Karynne Sotero; e o secretário estadual de Turismo, Hercy Filho; o presidente da Abav Tocantins, Rodolfo Ferreira; a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, e o deputado estadual eduardo Mantoan, dentre outros.
A participação do Tambores do Tocantins na Abav é uma iniciativa do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual de Cultura. Também integraram o corpo de atrações culturais as Cavalhadas de Taguatinga e a Miss Grand Tocantins 2023, Luciana Gomes, com traje típico feito em Capim Dourado.
Artesanato
Referência na música e também no artesanato, o Tambores do Tocantins, por meio do Núcleo de Produção Artesanal, desenvolveu peças que fazem parte da decoração do stand.
Dentre essas peças, foi feita a Cadeira Jalapão, feita de aço e buriti, um projeto do arquiteto Hildebrando Paz, da Secretaria Estadual de Turismo; e ainda um puff em formato de tambor.
Araguaína
Com a agenda cheia de atividades, esta quarta-feira, 27, foi a vez do Tambores do Tocantins dividir-se para cumprir o calendário de eventos. Enquanto uma parte do Grupo contagiava o público da Abav, outra parte foi atração do evento Aldeia Jiquitaia, em Araguaína, no Norte do Estado.
A apresentação em Araguaína contou com preparação musical de Aldo Douglas, contra mestre do grupo; regência do músico Rednan Cerqueira; produção executiva de Rodrigo Paschoal; orientação pedagógica de Sulamita Santarém, e ainda participação especial do músico Rony Medrado.
A apresentação cultural em Araguaína aconteceu no final da tarde, na Via Lago, por iniciativa do Sesc Tocantins. “O Tambores do Tocantins têm um número grande de artistas e temos expandido nosso trabalho para núcleos não só em Porto Nacional, que é onde o projeto nasceu, como também em Palmas. Então, temos artistas para cumprir as mais diversas agendas. Estamos felizes por ver esse movimento na cultura brasileira. Vida longa à arte e cultura, ao turismo e ao Tocantins”, concluiu o artista.
FONTE: Cinthia Abreu
DEIXE O SEU COMENTÁRIO