Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco

    Início » Colégio Estadual Rio Sono tem estudantes selecionados no Parlamento Jovem Brasileiro pelo segundo ano consecutivo
    Blog Cultura & Sociedade

    Colégio Estadual Rio Sono tem estudantes selecionados no Parlamento Jovem Brasileiro pelo segundo ano consecutivo

    Por Núbia Dourado18 de setembro de 20204 minutos de leitura

     

    É com muito orgulho que divulgo aqui no meu blog essa matéria enviada pela Secretária de Educação d Tocantins para o To Em Foco,  pois tenho conhecimento dos sonhos dos jovens do meu munícipio de Rio Sono e essa conquista de Yasmim é uma conquista para todos os jovens riossonenses.

    O projeto para a implantação do “Portal Fiscaliza Brasil”, da estudante Yasmim Valadares Soares, foi o selecionado para representar o Tocantins

    Em seu segundo ano consecutivo, o Colégio Estadual Rio Sono tem estudantes selecionados no Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) para representar o Tocantins em Brasília. Neste ano, a proposta de projeto de lei selecionada foi feita pela estudante Yasmim Valadares Soares, da 2ª série do ensino médio. Ela propôs a criação do “Portal Fiscaliza Brasil”, como mecanismo de transparência e fiscalização para garantir o uso de critérios técnicos na contratação de servidores públicos.

    “Grande parte da população ou quase toda a população necessita do serviço público e nem sempre temos o atendimento com a qualidade que merecemos, e esse portal ajudaria na contratação de profissionais a partir da sua capacidade técnica, pois lá estaria disponível uma espécie de currículo, com suas qualificações. E a população poderia fiscalizar para saber quem está sendo contratado para atuar no serviço público”, apontou a estudante Yasmim Valadares.

    Com relação aos seus sentimentos com a conquista, a estudante disse que dois se sobressaem. “Meu sentimento é de felicidade e gratidão, gratidão pelas pessoas que me ajudaram, eu não conseguiria sozinha. Contei com a ajuda da professora Railma e do meu amigo Lucas Glória, que ano passado foi o vencedor do PJB. Eu estava confiante no resultado do nosso trabalho e  estou animada para ir para Brasília, participar das atividades lá e garantir novos aprendizados”, ressaltou.

    A professora Railma Bezerra Soares, que orientou a estudante na construção da proposta de projeto de lei, atribui o resultado alcançado pelo segundo ano consecutivo a um conjunto de fatores. “O apoio da família dos estudantes, da comunidade escolar, especialmente da diretora da unidade de ensino que aposta no protagonismo estudantil, e a confiança dos alunos no trabalho que desenvolvo foram essenciais para alcançarmos o Parlamento Jovem”, apontou.
     
    A professora também chamou atenção para a proposta pedagógica desenvolvida na unidade de ensino, que desde 2018 trabalha com a pedagogia do Novo Ensino, buscando valorizar o estudante em suas diferentes realidades. “Eu trabalho com a disciplina de Projeto de Vida na 1ª e 2ª série do ensino médio, e o nosso foco é fazer com que os estudantes despertem seus olhares para a melhoria de sua realidade e do bem comum. E o projeto vencedor vem ao encontro dessa proposta, visando ao fortalecimento do trabalho do servidor público em prol da população”, ressaltou.

    Parlamento Jovem Brasil
     
    O resultado final do Parlamento Jovem Brasileiro 2020 foi divulgado nesta sexta-feira, 18, pela Câmara dos Deputados. Ao todo, foram selecionados 78 projetos de estudantes de todos os estados brasileiros. O Parlamento Jovem Brasileiro tem por objetivo proporcionar aos estudantes a vivência do trabalho dos Deputados Federais, por uma semana, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Inicialmente, as atividades ocorrerão de forma remota, e as Sessões Plenárias na Capital Federal está prevista para ocorrer do dia 11 a 14 de maio de 2021.

    Lucas Glória foi o finalista tocantinense do PJB 2019 e representou o Estado, em Brasília, com a proposta de emenda impositiva para o término de obras que começaram e não foram finalizadas. Durante uma semana, ele e a professora Railma acompanharam o trabalho do Legislativo na Capital Federal. Neste ano, Lucas fez questão de auxiliar a professora na orientação de seus colegas.

    Fotos: Divulgação Seduc/Governo do Tocantins 

     

     

     

     

     

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorGoverno Federal traz avanços ao turismo de trilhas no Brasil
    Próximo artigo Comitê do Fogo: Fiscalização Integrada reunirá órgãos ambientais e de segurança para monitoramento em torno de Taquaruçu

    Leia Também

    Projeto “Juventude Criativa: Moda Sustentável do Cerrado” incentiva geração de renda em Palmas

    1 de maio de 2026

    Sucesso de público, musical inspirado em Rita Lee desembarca no Tocantins

    1 de maio de 2026

    Estudantes participam de experiência cultural com o espetáculo “Os Viajantes – Água mole em pedra dura…” 

    30 de abril de 2026

    Mostra destaca riquezas naturais e culturais do Tocantins em exposição fotográfica

    29 de abril de 2026

    “Da Aldeia à Universidade”concorre ao Prêmio Grande Otelo e busca apoio do público

    29 de abril de 2026

    Gurupi recebe fórum para debate e fortalecimento das políticas culturais

    28 de abril de 2026
    Últimas Notícias

    Tradicional feira volta a funcionar em Taquaruçu Grande após longo período

    Por Redação1 de maio de 2026

    Projeto “Juventude Criativa: Moda Sustentável do Cerrado” incentiva geração de renda em Palmas

    1 de maio de 2026

    Sebrae Tocantins integra discussões sobre compliance e gestão ética

    1 de maio de 2026

    Serviços e orientações chegam a mulheres indígenas em Formoso do Araguaia

    1 de maio de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.