Selecionados em chamada pública participarão de treinamento e receberão até R$ 55 mil cada para produção de uma temporada dos podcasts
Em busca de boas histórias em áudio sobre ciência, o *Instituto Serrapilheira* lançou a edição de 2024 de seu edital destinado a podcasts. Neste ano, a iniciativa é voltada exclusivamente a projetos liderados por pessoas negras, buscando ampliar a diversidade de olhares no mercado audiovisual.
Serão selecionadas até oito propostas de podcasts. Os projetos devem trazer histórias em que a ciência tenha papel de destaque. Os contemplados receberão treinamento com especialistas da área e até R$ 55 mil em apoio financeiro para a produção de uma temporada.
As inscrições vão de 15 de abril a 14 de maio, às 16h, e podem ser feitas por meio deste link. Já o edital completo pode ser visto aqui.
Nesta nova chamada, o Serrapilheira quer encontrar propostas criativas nas quais a ciência cumpra um papel importante e que deem visibilidade às áreas apoiadas pelo instituto – ciências da vida, geociências, física, química, ciência da computação ou matemática. Os candidatos podem se inscrever tanto com programas já consolidados quanto com projetos ainda em fase de elaboração.
Um critério importante é que as equipes responsáveis pelos podcasts sejam compostas em sua maioria por pessoas negras. A iniciativa foi adotada pelo Serrapilheira com o objetivo de valorizar a diversidade na ciência e na divulgação científica, e promover diferentes pontos de vista nos mercados de audiovisual e de podcasts brasileiros.
“A distribuição de cor/raça no mercado de audiovisual, e no jornalismo como um todo, não reflete a porcentagem de pessoas autodeclaradas negras no país, que é de 56%”, aponta Natasha Felizi, diretora do Programa de Jornalismo e Mídia do Serrapilheira. “Dados do Gemaa [Grupo de Estudos Multidisciplinares das Ações Afirmativas], da UERJ, por exemplo, mostram que 84% das pessoas nas equipes dos três maiores jornais do país são brancas, e o cenário é ainda pior quando se trata de posições de liderança.”
Felizi ressalta que ainda não há um levantamento específico sobre raça na produção de podcasts no Brasil. “Mas a proporção de inscrições de pessoas brancas e negras em nossos editais anteriores reflete a mesma desigualdade. Por isso, decidimos lançar um edital exclusivo para pessoas negras. É uma tentativa de contribuir para reduzir essa sub-representação.” Esse é o terceiro edital lançado pelo instituto com foco em podcasts, cuja popularidade é crescente no Brasil nos últimos anos.
As candidaturas serão avaliadas por um comitê formado por profissionais que atuam na área de podcasts. Serão aceitas propostas de podcasts que abordem qualquer tema, em qualquer formato, incluindo mesas-redondas, entrevistas, reportagens, narrativas ficcionais, pessoais e outros. Projetos que apresentem boas estruturas de roteiro, no entanto, serão priorizados em relação a propostas de conversas improvisadas ao vivo.
O processo de seleção será feito em duas etapas. Inicialmente, todas as propostas passarão por uma pré-seleção. Entre os critérios que serão priorizados, estão a presença de um roteiro bem estruturado e o potencial para desenvolver narrativas cativantes. Os responsáveis pelos podcasts aprovados nesta etapa serão chamados para uma entrevista com os avaliadores. O resultado final será divulgado em 5 de agosto.
Treinamento será realizado em formato híbrido
Após a divulgação dos resultados, os responsáveis pelos projetos participarão de um treinamento híbrido dado pelo Laboratório 37, empresa de comunicação com foco em áudio. O Laboratório 37 é responsável por criar o podcast 37 Graus, um dos 14 projetos apoiados pelo Serrapilheira em 2018 e um dos seis selecionados no Google Podcasts creator program, edital que contou mais de 10 mil inscrições ao redor do mundo.
A primeira parte desse treinamento será feita de forma online e terá sete semanas de duração. O objetivo é fornecer as bases para que os candidatos escolhidos possam aperfeiçoar suas propostas e capacidades técnicas.
Depois do treinamento online, os candidatos irão passar por uma imersão presencial de quatro dias para desenvolvimento das propostas. O local ainda será definido – é importante, então, que os candidatos tenham disponibilidade para viagens.
Além do treinamento, o Laboratório 37 ainda irá fornecer mentoria remota aos selecionados. A expectativa é que, ao final dessas etapas, os projetos selecionados apresentem uma temporada-piloto dos podcasts.
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