Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco
    Início » Governador Wanderlei Barbosa assina Ordem de Serviço para retomada de obra no Centro Profissionalizante de Palmas, no valor de R$ 19 milhões
    Geral

    Governador Wanderlei Barbosa assina Ordem de Serviço para retomada de obra no Centro Profissionalizante de Palmas, no valor de R$ 19 milhões

    RedaçãoPor Redação19 de junho de 20244 minutos de leitura
    Governador Wanderlei Barbosa assina Ordem de Serviço de R$ 19 milhões para retomada da obra do Centro Profissionalizante de Palmas-foto-Aldemar Ribeiro

    Assinatura do documento ocorreu durante visita do ministro da Educação, Camilo Santana, na Capital, nesta quarta-feira, 19,

    Ivan Trindade/Governo do Tocantins
    O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, acompanhado do ministro da Educação, Camilo Santana, assinou nesta quarta-feira, 19, em Palmas, a Ordem de Serviço (OS) para a retomada da obra do Centro Profissionalizante de Palmas, avaliada em mais de R$ 19 milhões. A solenidade de assinatura contou também com a presença da presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba; do vice-governador do Tocantins, Laurez Moreira; do secretário de Estado da Educação (Seduc), Fábio Vaz; e demais autoridades.

    “Nós queremos estabelecer e cumprir nossas metas de melhoria com a educação, desde o fornecimento de estruturas físicas, para que os nossos jovens possam estudar, bem como assegurar que os professores, responsáveis diretamente pelo ensino, sejam devidamente valorizados”, destacou o Governador.

    O vice-governador Laurez Moreira destacou a importância da retomada da construção do Centro Profissionalizante. “Esta obra é fundamental para o desenvolvimento do nosso Tocantins. Primeiro, porque está gerando emprego e renda para a comunidade e, depois de concluída, vai preparar a nossa juventude, qualificando e dando perspectivas de crescimento”, pontuou.

    Centro Profissionalizante de Palmas

    A construção do Centro Profissionalizante de Palmas foi iniciada em dezembro de 2012, mas estava paralisada desde 2016. Para a conclusão da obra, serão investidos mais de R$ 19 milhões. São R$ 5.377.176,80 provenientes do FNDE (Governo Federal); e o maior valor, o de R$ 14.016.236,60, vem de recursos do Governo do Tocantins.

    O centro contará com 12 salas de aula, auditório, biblioteca, teatro de arena, refeitório, área de vivência, quadra poliesportiva coberta e dois laboratórios especiais para preparação de jovens para o mercado de trabalho, adaptados às especificidades regionais.

    Está localizado na Quadra ACSU-SE 110 (1.102 Sul), Avenida NS-2, Lote 3, possui mais de 5 mil m² e está em um terreno de 24 mil m². “Quando assumimos a Secretaria de Estado da Educação, havia muitas obras paralisadas e que já foram inauguradas ou estão em andamento. O Centro Profissionalizante será um marco para o Tocantins. Dentro de dois anos, iniciaremos, neste espaço, um novo tempo para os jovens tocantinenses, onde esses se profissionalizarão e terão melhores oportunidades de trabalho e de qualidade de vida”, afirmou o titular da Secretaria, Fábio Vaz.

    Presente durante a assinatura de retomada da obra e seguindo agenda de compromissos no Tocantins, que começou com visita institucional ao Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, o ministro da Educação, Camilo Santana, comemorou o retorno da obra de um centro que promete ser necessário para a formação profissional dos adolescentes e jovens do Estado. “A educação precisa servir às crianças e aos jovens de todo o Brasil. O Governo do Tocantins, atualmente, é um grande parceiro do Ministério da Educação no avanço da alfabetização, por isso parabenizamos o Estado por ter sido o que mais avançou no índice que avaliou a alfabetização em 2023; e somos gratos por esse empenho. Seguimos trabalhando para que juntos, Governo Federal, Estado e municípios, possamos apresentar ainda mais melhorias no ensino”, ressaltou o Ministro.

    Parte do recurso utilizado na retomada foi viabilizado por meio do FNDE, após o projeto ter sido apresentado pelo Governo do Tocantins. “Por meio do nosso plano de retomada, lançado em 2023 pelo Governo Federal, pudemos separar um quantitativo que, agora, será utilizado para a conclusão dessa obra tão importante para os jovens tocantinenses”, ressaltou a presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba.

    Douracy Pereira, mãe de Rafael Pereira da Glória, de 18 anos; e da Maria Laura, de 12 anos, reside na quadra em frente ao Centro Profissionalizante e sonha em ver os filhos estudando no local. “Nós, moradores da Quadra 1.104 Sul, estamos com muita expectativa com relação a essa obra. Ter um centro profissionalizante tão próximo da nossa casa representa uma grande oportunidade para que os jovens da nossa vizinhança possam estudar e aprender uma profissão. Será um grande presente para todos nós”, afirmou.

    Fonte: Secom Tocantins

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorNo dia do cinema brasileiro, Cine Cultura de Palmas tem sessão gratuita de filme nacional
    Próximo artigo Arraiá da Capital inicia com a Escolha da Rainha e o Show de Solange Almeida nesta Quarta-feira, 19

    Leia Também

    Governador decreta ponto facultativo na tarde de segunda-feira, 29

    25 de junho de 2026

    Governo do Tocantins investe R$ 3,5 milhões na reforma de escola agrícola em Arraias

    25 de junho de 2026

    Arraias recebe novo Centro de Esporte e Lazer inaugurado pelo Governo do Tocantins

    25 de junho de 2026

    Nova Casa do Trabalhador fortalece atendimento e geração de empregos em Palmas

    25 de junho de 2026

    Brasil registra menor taxa de analfabetismo da última década

    20 de junho de 2026

    Mulheres das Águas reúne lideranças e fortalece participação feminina na gestão dos recursos hídricos

    20 de junho de 2026
    Últimas Notícias

    Governador decreta ponto facultativo na tarde de segunda-feira, 29

    Por Redação25 de junho de 2026

    Lucy Alves abre o 34º Arraiá da Capital nesta quinta-feira (25)

    25 de junho de 2026

    Sebrae Tocantins apresenta programa voltado a pequenos municípios em encontro nacional

    25 de junho de 2026

    Governo do Tocantins investe R$ 3,5 milhões na reforma de escola agrícola em Arraias

    25 de junho de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.