Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco
    Início » Ajuda a planejar o futuro: Amélio Cayres destaca lançamento do Programa Pé-de-Meia no Tocantins
    Políticas Públicas

    Ajuda a planejar o futuro: Amélio Cayres destaca lançamento do Programa Pé-de-Meia no Tocantins

    RedaçãoPor Redação21 de junho de 20243 minutos de leitura
    Programa Pé-de-meia no Tocantins - foto Clayton Cristus - Dicom Aleto

    Durante o lançamento, no Tocantins, do programa federal “Pé-de-meia” , de incentivo à permanência escolar, o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado estadual Amélio Cayres (Republicanos), ressaltou o mérito da iniciativa para contribuir com o desenvolvimento dos estudantes, além de frisar o apoio da Assembleia nas diversas ações do Governo do Tocantins para alavancar a educação, com melhorias na infraestrutura, valorização dos professores e assistência continuada aos alunos.

    O evento contou com acordo firmado entre o Governo Federal e o Governo do Tocantins, para garantir bolsa mensal e anual, destinada a mais de 25 mil estudantes tocantinenses para dar continuidade aos estudos. O lançamento ocorreu na manhã desta quarta-feira, 19, na Escola Estadual Profª Elizângela Glória Cardoso, em Palmas, com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana.

    O chefe do Legislativo iniciou seu discurso cumprimentando a todos em nome dos estudantes presentes e explicou a amplitude desta iniciativa. “Fomentar esse programa é muito importante, pois o aluno, hoje, entre o Pé-de-Meia e o programa Profe [do Governo Estadual] poderá chegar ao fim do ensino médio com quase R$ 15 mil na poupança. Isso ajudará muito para ingressar no ensino superior ou criar um negócio, enfim, ter um plano de vida a seguir”, afirmou Amélio.

    O parlamentar também fez uma ressalva para a necessidade de incluir mais cursos técnicos durante o período do ensino médio. “Devemos inserir no ensino médio os cursos técnicos para que o aluno possa chegar no fim do ano, ter a sua poupança e também uma profissão técnica já firmada para ter mais oportunidades de adentrar no mercado de trabalho”, destacou.

    Dada a prioridade do Governo Estadual para fomentar a educação no Tocantins, Amélio Cayres expressou satisfação com as ações do Governo e parceria recorrente da Aleto. “Estamos prestigiando estas importantes parcerias entre o Governo Federal, Estadual e municípios que estão transformando a educação no Tocantins. Hoje acompanhamos a retomada da obra de um Centro Profissionalizante que estava há mais de seis anos parada, além de outras duzentas obras em andamento e pagamento de todos os passivos atrasados dos professores. É uma alegria estar ao lado de um Governo que propôs à Assembleia legislativa a votação imediata do Plano de Carreira dos professores, para fazer uma correção salarial necessária e justa, mas também é um governo que pensou até nos pequenos, garantindo vale-alimentação para os auxiliares de serviços gerais que cuidam das nossas escolas”, exemplificou.

    Programa
    Conforme o Governo Federal, o Pé-de-Meia é um programa de incentivo financeiro-educacional, na modalidade de poupança, destinado a promover a permanência e a conclusão escolar de estudantes matriculados no ensino médio público. Ele prevê o pagamento de incentivo mensal de R$ 200, comprovada a devida frequência escolar de 80% das aulas, além de depósitos de R$ 1.000 ao final de cada ano concluído, que o estudante só pode retirar da poupança após se formar no ensino médio. Considerando as dez parcelas de incentivo, os depósitos anuais e, ainda, o adicional de R$ 200 pela participação no Enem, os valores chegam a R$ 9.200 por aluno.

    Fonte:Ascom Dep. Amélio Cayres

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorII Chá Literário da Escola Tom Jobim promove leitura e interação cultural entre estudantes e escritoras
    Próximo artigo Em Tocantínia, governador Wanderlei Barbosa inaugura Complexo Poliesportivo que recebeu R$ 2 milhões do Estado

    Leia Também

    Mulheres das Águas reúne lideranças e fortalece participação feminina na gestão dos recursos hídricos

    20 de junho de 2026

    Governo do Tocantins avança na política de incentivo às rádios comunitárias

    20 de junho de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa entrega título de área histórica e fortalece tradição religiosa em Dianópolis

    20 de junho de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa reforça segurança pública com entrega de equipamentos e inauguração de Sala de Situação

    18 de junho de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa anuncia R$ 27 milhões em investimentos na saúde do Vale do Araguaia durante a entrega de novos leitos de UTI

    18 de junho de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa entrega primeiros apartamentos do Residencial Maria Rosa em Palmas

    18 de junho de 2026
    Últimas Notícias

    Arraiá da Capital traz parque de diversões e novos ambientes temáticos

    Por Redação23 de junho de 2026

    Palmas ultrapassa meta de vacinação contra a poliomielite e amplia proteção infantil

    23 de junho de 2026

    Espetáculo gratuito leva circo, música e arte popular a Taquaruçu

    23 de junho de 2026

    Arraiá da Capital 2026 promete quatro dias de festa, música e tradição em Palmas

    23 de junho de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.