Celebrando duas décadas de intensidade emocional e engajamento artístico, a Paixão de Cristo chega à sua 20ª edição, sob os holofotes da talentosa Cia de Teatro Art’Sacra. Em uma atmosfera de entrega e reflexão, o espetáculo transcende a narrativa religiosa para se tornar um símbolo vivo de união e diversidade. A magia acontecerá na próxima sexta-feira, 29, às 20 horas, na emblemática Praça dos Girassóis, diante do majestoso Palácio Araguaia. O ingresso solidário é a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis com classificação livre para todas as idades.
Com uma equipe de elenco e produção composta por aproximadamente 500 voluntários, provenientes de diferentes origens religiosas, grupos sociais e identidades culturais, a edição deste ano se destaca por sua abordagem inclusiva. Não apenas a comunidade local se envolve, mas também a participação especial de indígenas Xerente e jovens em regiões socioeducativas acrescenta dimensões únicas a esta poderosa narrativa teatral.
Reunindo personagens emblemáticos do passado e novos talentos do presente, o espetáculo celebra o reencontro com aqueles que fizeram história nas primeiras edições da Paixão de Cristo. Um convite emocionante foi estendido a todos que contribuíram ao longo dos anos para esta jornada artística inestimável. “Este será um encontro memorável, reunindo aqueles que trilharam conosco os primeiros passos desta jornada. É um momento histórico que queremos compartilhar com você”, expressa o diretor-geral do espetáculo, Valdeir Santana.
Entre os protagonistas do passado e os novos integrantes que renovam o vigor desta narrativa atemporal, o ator Cymara Miranda destaca a evolução e diversificação da Cia Art’Sacra ao longo do tempo. “Participar das primeiras e das atuais apresentações é motivo de orgulho e gratidão. Testemunhar o crescimento e a expansão cultural da Companhia, incorporando diversas perspectivas e vivências, é inspirador”, afirma.
Com uma proposta de revitalizar a mensagem de esperança e renovação através da história de Jesus Cristo, o assistente de direção Renato Augusto Fontanelli compartilha a alegria e a responsabilidade de contribuir para o crescimento espiritual e cultural da comunidade. “Reviver a trajetória de Jesus Cristo anualmente é uma experiência transformadora, que nos convida a repensar nossos valores e a cultivar uma mentalidade de empatia e entendimento”, ressalta.
O diretor Valdeir enfatiza o propósito final do espetáculo: inspirar reflexões profundas e conexões humanas por meio da arte. “Queremos alcançar o âmago de cada pessoa envolvida, seja no palco, na produção ou na plateia, oferecendo um momento de introspecção e iluminação. Será um espetáculo marcante e inesquecível”, afirma entusiasmado.
O reconhecimento oficial da importância cultural e artística da Paixão de Cristo foi consagrado pela inclusão do espetáculo no calendário oficial de eventos de Palmas (Lei Municipal nº 2.287/2017) e pelo título de Evento Cultural do Estado, concedido pela Fundação Cultural do Estado do Tocantins. Estas honrarias destacam o papel fundamental da Cia Art’Sacra no fortalecimento da cultura, das artes e na promoção da herança sacra e popular do Tocantins.
Com uma jornada que se iniciou em maio de 2005, a Cia Art’Sacra floresceu a partir da paixão por teatro de um grupo de jovens da Paróquia Dom Orione, em Palmas. Desde então, a companhia se estabeleceu como um bastião da expressão artística e do diálogo cultural na região, promovendo a união e a reflexão por meio de suas apresentações sagradas e significativas.
DEIXE O SEU COMENTÁRIO