Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Blog da Núbia
    Tocantins em Foco

    Lar»Agenda Cultural»Monólogo “Mulheres que correm em nossas veias” encerra temporada com apresentação nesta segunda-feira, 07
    Agenda Cultural

    Monólogo “Mulheres que correm em nossas veias” encerra temporada com apresentação nesta segunda-feira, 07

    RedaçãoPor Redação7 de outubro de 20243 minutos de leitura
    Divulgação

    O espetáculo teatral “Mulheres que Correm em Nossas Veias”, da atriz Raiane Oliveira, encerra temporada nesta segunda-feira, 07, com apresentação na Faculdade Ulbra, em Palmas, às 19h30, com entrada franca. A direção-geral é de Bárbara Tavares, que construiu a dramaturgia conjuntamente com a protagonista do espetáculo.

    Uma homenagem à ancestralidade feminina, o espetáculo teatral conta a história de uma jovem estudante de artes dramáticas que se autorretrata buscando conhecer-se. Segundo a diretora, a produção visa explorar a mulher que se é e traz à tona um elo construído por outras mulheres. “Trata-se da descoberta da ancestralidade feminina que corre nas veias”, adianta a diretora.

    O espetáculo é uma homenagem feita a quatro artistas mulheres que vivem e atuam na cidade de Palmas, Tocantins, mas, é também, e, por conseguinte, uma homenagem a todas as mulheres ancestrais. A obra teatral, simultaneamente, biográfica e documental, de intencionalidade estética crítica e feminista, fricciona questões como o corpo feminino essencialista, a exuberância da sensualidade, a maternagem, a importância social, cultural e histórica da ancestralidade e das narrativas que ampliam a visibilidade das mulheres artistas, sobretudo, mulheres, que vivem e atuam, na região Norte do país, área de Amazônia Legal, ainda muito invisibilizada para a grande parte do Brasil.

    Sinopse
    Durante o percurso de autoconhecimento e de viagens psíquicas por sua natureza inconsciente e subterrânea, a estudante encontra pelo caminho uma artesã de Capim Dourado (Durvalina Souza), uma artista plástica (Marina Boaventura), uma atriz (Cleuda Milhomem), e uma bailarina de dança contemporânea (Renata Souza). Dos encontros e entrevistas travadas entre a jovem estudante e as quatro mulheres artistas, surge uma personagem narradora, mítica e alegórica. A Mulher de Chifres e coração grosseiro, um alter ego da atriz intérprete, que apresenta ao público um universo feminino de sons, cores, imagens, danças, gestos, fragmentos das histórias de vidas, de perseverança, sobrevivências e paixão pela Arte.

    Projeto
    O projeto é uma iniciativa da diretora Bárbara Tavares e é patrocinado pelo edital Artes Tocantins, da Lei Paulo Gustavo, via Secretaria Estadual de Cultura. A estreia aconteceu no Teatro Cora Coralina, em Paraíso do Tocantins, e haverá apresentação ainda nas cidades de Miracema, Porto Nacional e Gurupi. As apresentações são realizadas com acessibilidade (tradução simultânea em Libras), e, posterior desmontagem e debate sobre o tema do trabalho de mulheres artistas atuantes no estado do Tocantins, e, no mundo de forma ampla.

    Serviço
    O quê – Espetáculo teatral Mulheres que correm em nossas veias
    Quando – Sexta-feira, 07
    Onde – Faculdade Ulbra
    Horário – 19h30
    Entrada franca

    Ficha Técnica:
    Atuação: Raiane Oliveira.
    Direção: Bárbara Tavares
    Dramaturgismo: Daniele Ávila Small, Juliana Veloso e Raiane Oliveira
    Cenografia: Bárbara Tavares, Fernanda Rodrigues e Raiane Oliveira
    Figurinos: Raiane Oliveira, Bárbara Tavares e Johnsonn Moraes
    Operação de Luz: Arthur Paião.
    Operação de Som: Renato TohNuki.
    Operação de Projeção: Bárbara Tavares.
    Intérprete de Libras: Venícios Cassiano.
    Fotografias: Graciele Arsego e Mateus Gioveli.
    Assessoria de Imprensa: Cinthia Abreu.
    Produção: Carla Lisboa/ Amuleto Produtora

    Fonte: Cinthia Abreu

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorPreparação de Elenco para “Um Certo João Silvino” foca na autenticidade e conexão de equipe
    Próximo artigo Atenção Artesãos: Prazo para Inscrição na Fenartto se Aproxima

    Leia Também

    Ateliê Raízes Criativas: Palmas Inaugura Novo Espaço Dedicado à Arte, Ancestralidade e Diversidade Cultural

    30 de outubro de 2025

    Covernation celebra 12 anos com edição especial de Halloween no Tendencies Rock Bar

    30 de outubro de 2025

    Exposição “ReflorestarMentes” celebra arte indígena e impulsiona o turismo cultural em Palmas

    28 de outubro de 2025

    Heldmar Menezes lança o livro Os Centauros no Cineteatro Artpalco

    28 de outubro de 2025

    UPMM celebra 12 anos de resistência e inaugura nova sede no Aureny II com arte, cultura e cidadania

    25 de outubro de 2025

    Yane Lopes estreia espetáculo em homenagem a Nara Leão em Palmas”

    13 de outubro de 2025
    Últimas Notícias

    ocantins adere ao programa Acredita e impulsiona o empreendedorismo e a geração de empregos

    Por Redação30 de outubro de 2025

    Ateliê Raízes Criativas: Palmas Inaugura Novo Espaço Dedicado à Arte, Ancestralidade e Diversidade Cultural

    30 de outubro de 2025

    Covernation celebra 12 anos com edição especial de Halloween no Tendencies Rock Bar

    30 de outubro de 2025

    Exposição “ReflorestarMentes” celebra arte indígena e impulsiona o turismo cultural em Palmas

    28 de outubro de 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2025 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.