A 3ª edição do projeto “Vivência do Lixo ao Luxo” será realizada na próxima sexta-feira e sábado, 18 e 19, em Taquaruçu. Uma iniciativa do Instituto Brasil Sustentável (IBS) com patrocínio cultural do Banco da Amazônia (Basa), o projeto traz apresentações culturais, oficinas, palestras, roda de conversa e exposição cultural, sempre pautados na sustentabilidade. Toda a programação é gratuita.
De acordo com a presidente do IBS, Lucivânia Brito, o objetivo é levar conscientização sobre sustentabilidade e preservação do meio ambiente. “Buscamos a articulação entre pessoas, grupos e instituições, públicas e privadas, para despertar um propósito comum de melhorar a sociedade e o meio ambiente a partir de uma visão inspiradora da sustentabilidade”, comenta.
Programação
A abertura, na sexta-feira, 18, a partir das 19 horas, contará com a Exposição “Ressignificação do Descarte”, apresentado pela Reciclarte Escola de Artes Raimundo Paulino, de Araguaína. Na exposição, dezenas de itens, como jarros de flores, esculturas, bancos, gangorras, roupas, mesas, porta-retratos e outras peças foram produzidos a partir do reaproveitamento.
“Nem todo mundo acredita que o material que estava no lixo ou que ia para o lixo tem esse potencial. E essa é nossa principal intenção: acrescentar mais tempo de utilidade a esses materiais. Todos estão gostando muito da exposição e estamos felizes por estar fazendo essa mostra e divulgando nosso trabalho”, destaca a artista, professora e gestora da escola, Valéria Elias.
Ainda na abertura, haverá show de forró com os músicos Fábio Alves e Fabiano Gonçalves, de Araguaína, e participação especial dos alunos do Centro de Convivência Social, de Taquaruçu. As rodas de conversas e palestras vão tratar sobre temas como “Objetivos do desenvolvimento” e “Papel da comunidade na gestão de resíduos”, ministrada pela engenheira ambiental Milene Pereira de Souza, especialista em resíduos sólidos.
Já no sábado, as atividades começam às 8 horas da manhã com duas oficinas simultâneas que seguem até o meio dia. Com a chef Ruth Almeida, os participantes vão poder aprender técnicas de reutilização de alimentos na Cozinha-Show sobre Talos e Cascas. Em outro espaço, o músico Márcio Bello vai ensinar a confecção de instrumentos musicais utilizando materiais recicláveis como rolo de papel higiênico, tampinhas de garrafa, entre outros. Ambas as oficinas serão realizadas no Colégio Crispim Pereira Alencar.
Ainda no Colégio, a partir das 14 horas, a programação continua com contação de histórias voltadas para a sustentabilidade e, em seguida, plantio de mudas de ervas aromáticas e medicinais.
O projeto conta ainda com apoio da Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas e Grupo Jorima.
Instituto
O Instituto Brasil Sustentável (IBS) é uma entidade sem fins lucrativos, com várias vertentes sociais, ambientais e culturais. A Instituição tem como objetivo “promover o Empreendedorismo Social e Sustentável à Promoção do ser Humano” e nasceu do desejo de uma corrente do bem, em incentivar e executar práticas inovadoras, capazes de inspirar pessoas com o foco na promoção e desenvolvimento do ser humano.
O projeto foi selecionado na categoria Ambiental, do edital de Patrocínio Cultural Banco da Amazônia 2020, 2021 e 2022, que é destinado a beneficiar projetos que estejam alinhados às políticas públicas, tenham compromisso com o desenvolvimento e a sustentabilidade econômica, social e ambiental, priorizem a difusão da cultura regional e ocorram em parceria com os diversos atores sociais dos Estados amazônicos onde o Banco atua.
Sexta, 18, a partir das 19 h
Local: Anfiteatro da Praça Joaquim Maracaípe
– Distribuição de mudas frutíferas
– Exposição e desfile “Ressignificação do Descarte”
– Roda de conversa “Papel da comunidade na gestão de resíduos” com a engenheira ambiental Milene Pereira de Souza, especialista em resíduos sólidos e a professora doutora Ila Raquel Mello Cardoso (coordenadora do LabSIS – Laboratório de Soluções Inteligentes e Sustentáveis da UniCatólica)
– Roda de conversa sobre “Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”
– Show de forró com Fábio Alves e Fabiano Gonçalves e participação especial dos alunos do Centro de Convivência Social
Sábado, 19, a partir das 8h
Local: Colégio Crispim Pereira Alencar
De 8h às 12 h
– Cozinha-Show “Talos e Cascas” (adulto) com a chef Ruth Almeida: Apresentação de técnicas de como se utilizar o alimento em sua totalidade, sem desperdício, como foco de reciclar,
respeitar a natureza e alimentar-se bem.
De 8h às 12 h
– Oficina “Instrumentos Musicais com Reciclados” com o músico Márcio Bello (Tambores do Tocantins): Confecção de instrumentos musicais utilizando rolo de papel higiênico, garrafas PET, copos de iogurte, embalagens plásticas, latas de leite, tampinhas de garrafas, entre outros. Com foco em mostrar que o lixo ao invés de ser descartado pode ser transformado em inusitados instrumentos musicais com sons e acordes que tocam a inclusão.
De 14h às 18 h
– Contação de histórias tematizadas em sustentabilidade e meio ambiente com
Berenice Regis
– Plantio de mudas/sementes de ervas aromáticas e medicinais, como incentivo a uma alimentação saudável e cuidados com a saúde.
· Cada participante deve levar 01 garrafa PET para o plantio e 02 outras garrafas pets para entrega ao posto de coleta do IBS, como incentivo à reciclagem.
Fonte: Ascom Instituto Brasil Sustentável
DEIXE O SEU COMENTÁRIO