Na próxima quinta, 2, e sexta-feira, 3, o projeto “Portal Amazônico” chega aos palcos do Sesc Tocantins para promover a música regional e o cancioneiro local, celebrando a autenticidade da cultura tocantinense. O projeto é um dos contemplados no valor de R$ 50.000,00, no módulo III da categoria Linguagens Artísticas – Música do edital Artes Tocantins 2023, lançado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), com recursos oriundos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022). As apresentações acontecem a partir das 19h30, na unidade da 502 Norte, em Palmas.
Com vocais de Lucimar, um dos principais nomes da música popular do estado, o projeto terá no instrumental a Orquestra Viva Música, com orquestração do repertório feita por Willames S. da Costa, produção executiva de Eduardo Andrade e regência e direção geral do maestro Bruno Barreto. Assim como a canção que lhe dá título, o concerto “Portal Amazônico” trará músicas que abordam a rica cultura e as belezas naturais do Tocantins, com as composições Flauta de Taboca, Por Entre os Dedos, Meu Tocantins, Quintal, Alumia, Sou Tocantinense, Gonzagão não Morreu, Brasilidade e Diamante Negro.
A expectativa da Associação Viva Música, proponente contemplada no edital, é de impactar nas esferas culturais, comunitárias e sociais. Assim, tornar a cultura mais acessível ao proporcionar oportunidades de participação em eventos, e promover a apreciação e valorização da música regional estão entre os resultados desejados. “Espera-se que o público palmense desenvolva uma maior apreciação pela música do cancioneiro regional, reconhecendo autenticidade, diversidade e valor cultural”, explica o maestro Bruno Barreto. A ideia é promover a identidade local e o pertencimento à cidade e ao Estado, através da identificação com a cultura e histórias compartilhadas por meio das músicas da terra.
Além dos espetáculos musicais, o projeto oferecerá uma palestra gratuita para estudantes e professores da rede pública de ensino, com o tema “Viola de Buriti, instrumento musical característico da cultura tocantinense”. Estima-se a participação de 80 pessoas, com local e data a serem definidas e divulgadas futuramente.
Para mais informações, acesse as redes sociais @orquestravivamusica e @associacaovivamusica.
Orquestra Viva Música
Desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), através do Programa Oficina de Criação, Performance e Difusão Musical (OCA Musical), o corpo artístico Orquestra Viva Música é vinculado à Associação Viva Música, surgindo da necessidade do fomento à prática e fruição da música instrumental de concerto. Com enfoque em atividades culturais tocantinenses, o grupo participa do Sesc Partituras (parceria com o Sesc Tocantins); Sexta cultural (parceria com ADTUR); Quarta Clássica (parceria com a Fundação Cultural de Palmas); Músicos da Alegria (parceria com a Fundação Cultural de Palmas e Hospital Geral de Palmas); e projeto Orquestra Viva Música: Tocantins em Concerto, com patrocínio da Energisa, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Lucimar
Lucimar é cantor, compositor, multi-instrumentista, produtor musical, arranjador e criador de jingles. Natural de Filadélfia (TO), nascido na Fazenda Mariquinha, atuou por mais de 30 anos em São Paulo como músico e produtor musical e há 20 anos está radicado em Palmas como diretor do projeto “AmazoniCanToria”. Conhecido nacionalmente, possui um acervo de mais de 300 títulos interpretados por artistas renomados como Leonardo, Chitãozinho e Xororó, Daniel, Zezé Di Camargo e Luciano, Padre Marcelo Rossi, Rick e Renner, Peninha, Milionário e José Rico, Luan Santana, Targino Gondim, além de trilhas sonoras para novelas e filmes.
Serviço
Concerto “Portal Amazônico” com Orquestra Viva Música e Lucimar
Quando: 2 e 3 de maio
Onde: Teatro Sesc Palmas, 502 norte
Horário: A partir das 19h30
Entrada gratuita
Ficha Técnica
Direção artística: Bruno Barreto
Realização: Associação Viva Música
Cantor convidado: Lucimar
Orquestração: Willames Costa
Coordenação Geral: Fábio Bruniel
Produção executiva: Eduardo Andrade
Coordenação Administrativa: Maxley Morato
Coordenação de Comunicação: Cinthia Abreu
Técnico de Som: Daniel Mangaba
Técnico de luz: Charles Nunes
Filmmaker: Rafael Motta
Designer Gráfico: Ana Bernhard
Intérpretes de Libras: Thallyta Teixeira Silva / Luan Crispim de Andrade
Orquestra Viva Música
Maestro e saxofone tenor: Bruno Barreto
Saxofone alto: Lucas Fernandes
Saxofone alto e clarineta: Gutenberg Nicácio
Saxofone tenor e flauta transversal: Wallas Alves
Saxofone barítono: Gilberto Gonzaga
Trombone: Emmanoel Cruz; Kayo Bruno e Willian Del Sarto
Trompete: Sidney Victor e Wedison Monteiro
Trompete e trompa: Wilton Monteiro
Contrabaixo elétrico: Felipe Araújo
Guitarra e violão: Iogo Landinho
Bateria/percussão: Matheus Les
Piano: Dênnys S. Santos Dourado
Fonte:ASCOM – Assessoria de Comunicação
DEIXE O SEU COMENTÁRIO