Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco
    Início » Governador Wanderlei Barbosa reforça compromisso com a preservação da Amazônia em reunião sobre a COP30, em Belém
    Amazônia

    Governador Wanderlei Barbosa reforça compromisso com a preservação da Amazônia em reunião sobre a COP30, em Belém

    RedaçãoPor Redação13 de agosto de 20252 minutos de leitura
    Governador Wanderlei Barbosa participou, nesta terça-feira, 12, em Belém/PA, da 1ª Reunião Ordinária da Assembleia Geral dos Governadores da Amazônia Legal de 2025/Crédito: Esequias Araújo/Governo do Tocantins

    Encontro também discutiu parcerias e estratégias para fortalecer as políticas da Amazônia Legal, com foco em produção sustentável

    O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, participou nesta terça-feira, 12, em Belém (PA), da 1ª Reunião Ordinária da Assembleia Geral dos Governadores da Amazônia Legal de 2025. O encontro, que contou com a presença do secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, e do secretário da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, teve como pauta central a participação dos estados na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em novembro, na capital paraense.

    Durante sua fala, Wanderlei Barbosa ressaltou a importância da conferência para fortalecer a agenda ambiental e o protagonismo dos estados amazônicos.

    “O assunto do momento é a COP30, que será realizada aqui em Belém. Entendemos a importância do apoio dos estados da Amazônia e de todo o Brasil ao Pará e ao governador Helder Barbalho para que possamos realizar a melhor COP de todos os tempos. Não tenho dúvida de que o Helder é muito eficiente, e que, com o apoio do governo federal e a participação dos estados, teremos uma grande conferência”, afirmou o governador.

    O secretário Marcello Lelis reforçou a necessidade de integração entre os estados da Amazônia Legal para alinhar ações e prioridades.

    “É fundamental que os governadores se reúnam para fortalecer o Brasil. Este encontro é estratégico para definirmos prioridades, apresentarmos conquistas e mostrarmos ao mundo que nossa região está unida e comprometida com o desenvolvimento sustentável e a preservação ambiental”, destacou.

    Anfitrião da reunião, o governador do Pará, Helder Barbalho, enfatizou a relevância da articulação regional.

    “Tivemos a oportunidade de debater parcerias e estratégias para consolidar as políticas dos estados da Amazônia em agendas que vão da produção e sustentabilidade até a participação na COP30, destacando a força da nossa região”, disse.

    O encontro foi promovido pelo Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal (CAL), formado pelos estados da Região Norte, além de Mato Grosso e Maranhão.

    Sobre a COP
    A COP (Conferência das Partes) é o maior encontro mundial sobre mudanças climáticas, reunindo líderes globais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil para discutir soluções e compromissos de combate à crise climática. A COP30 será realizada de 10 a 21 de novembro deste ano, em Belém (PA).

    Fonte: Secom Tocantins


    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorPalmas recebe Mostra Sesc Amazônia das Artes com talentos do Norte e Nordeste
    Próximo artigo Governo do Tocantins lança edição 2025 do projeto Por Todas as Marias com palestra de Luiza Brunet

    Leia Também

    Fundo Ecos abre edital para apoiar organizações comunitárias da Amazônia Legal

    22 de julho de 2026

    Tocantins apresenta ações de combate aos incêndios em encontro da Amazônia Legal

    27 de maio de 2026

    Tapajós sob pressão: disputa judicial reacende debate sobre dragagem e direitos dos povos tradicionais

    23 de fevereiro de 2026

    Estudantes participam de plantio de mudas em ação ambiental promovida pelo Naturatins

    21 de fevereiro de 2026

    Conexsus e Embrapii lançam edital para inovação na Amazônia

    27 de janeiro de 2026

    Edital busca projetos para sociobioeconomia amazônica

    26 de janeiro de 2026
    Últimas Notícias

    Palmas Férias leva lazer, cultura e entretenimento à Praia da Graciosa

    Por Redação25 de julho de 2026

    Festival Gastronômico de Taquaruçu 2026 tem 141 inscrições homologadas

    25 de julho de 2026

    Porto Nacional leva história e legado do Padre Luso à ExpoCatólica

    25 de julho de 2026

    Seu Jorge será a atração de abertura do 20º Festival Gastronômico de Taquaruçu

    25 de julho de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.