O Coletivo Casa Preta Amazônia, por meio do projeto “Movimento Plantaformas”, divulgou nessa terça-feira, 21, a lista dos candidatos selecionados para o programa. Conforme o edital lançado no ano passado, os participantes deveriam residir nos estados que fazem parte da Bacia Amazônica Brasileira (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins).
Todos os candidatos participaram do Curso de Formação Tecnopolítica com foco em Resiliência Climática na Amazônia Legal, além de trocarem conhecimentos e experiências a partir da realidade da região amazônica. Os selecionados receberão uma bolsa para atuar como ponto de apoio e referência em seus territórios.
Nesta nova fase, o objetivo principal é discutir a crise climática e encontrar soluções para ajudar as comunidades a manter e melhorar a qualidade de vida nos desafios climáticos. A iniciativa propõe também, a conscientização sobre a participação popular nos processos decisórios, às elegíveis da floresta, e o papel de protagonistas e tomadores de decisão na região amazônica.
Núbia Dourado, CEO e editora do portal “TO em Foco”, foi uma das selecionadas e irá representar o Tocantins. “Estou feliz em ter sido selecionada para representar o estado do Tocantins e pode fazer parte dessa geração. Aliás, a última geração capaz de manter a floresta de pé, será ótimo me conectar com os outros estados. Quero muito ajudar através da comunicação a dar voz as questões ambientais da região Amazônica”, conclui a editora.
Coletivo Casa Preta Amazônica
O Coletivo Casa Preta Amazônica nasceu no Pará em 2008, da parceria, amizade e militância de quatro jovens negros, não nortistas, que criaram uma casa de cultura voltado a população negra e periférica. Além de dar importância ao matriarcado e ações de cultura nos quilombos urbanos.
Confira os candidatos selecionados para a próxima fase do projeto:
1- Liliane Araujo Maia- Acre
2- Alicia Manuela de Miranda- Amapá
3- Gabriel Vercoza de Melo- Amazonas
4- Carlos Eduardo Dutra de Aguiar- Maranhão
5- Hiago da Silva Conrado- Mato Grosso
6- Luisa Fernanda de Souza da Silva- Pará
7- Iliandro Sabanê- Rondônia
8- Gyulle Anne Teixeira Cunha- Roraima
9- Núbia Pontes Fernandes – Tocantins
DEIXE O SEU COMENTÁRIO