Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco

    Início » Wanderlei Barbosa discute melhorias para a região da Amazônia Legal em Manaus e propõe ações conjuntas
    Amazônia

    Wanderlei Barbosa discute melhorias para a região da Amazônia Legal em Manaus e propõe ações conjuntas

    RedaçãoPor Redação13 de novembro de 20236 minutos de leitura
    Governador Wanderlei Barbosa pontuou a importância da equidade tributária entre os estados da Amazônia Legal, especialmente na cobrança de serviços como abastecimento de água e esgoto/Foto: Antônio Gonçalves/Governo do Tocantins

     

    Chefe do Executivo tocantinense esteve no 26º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, para dialogar com os demais governadores que fazem parte da Consórcio

     

    Com objetivo de preservar a região amazônica, possibilitando a criação e o impulsionamento do desenvolvimento sustentável com base em políticas comuns entre os estados da Amazônia Legal, o governador Wanderlei Barbosa participou das atividades do 26º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, que ocorreu entre os dias 8 e 10 de novembro, na capital amazonense.

    Nesta sexta-feira, 10, o chefe do executivo tocantinense esteve na Assembleia Geral dos Governadores, como parte da programação do Fórum, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, em Manaus. Durante o encontro, o Governador do Tocantins destacou pautas importantes como a redução de queimadas no Estado, o período de estiagem tocantinense, a cobrança de taxas tributárias justas entre os estados da Amazônia Legal, projeto do carbono natural e o desenvolvimento na agricultura respeitando a pauta ambiental.

    “A situação da Amazônia acende nosso alerta, esperamos aqui atender as demandas ambientais em prol do nosso bioma comum. No Tocantins temos trabalhado muitos projetos que visam a sustentabilidade, temos bons exemplos como a redução de queimadas, visto que já fomos o estado que mais apresentava foco de incêndio no período de estiagem. Conseguimos reduzir esses números  com políticas de controle a combate de incêndio, por meio de nossa equipe. Assim, seguimos com o nosso grande desafio, atendendo as demandas de crescimento da produção de alimento com equilíbrio ambiental, de maneira sustentável”, afirmou o governador Wanderlei Barbosa aos gestores presentes.

    Fórum da Amazônia Legal

    O Fórum já é uma atividade comum do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, que possui personalidade jurídica desde 2019, e é uma iniciativa dos governadores dos nove estados que compõem a Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) para ampliar o diálogo de implementação de estratégias, programas e projetos prioritários para melhorar a sustentabilidade da região amazônica, levando em conta sua economia, recursos ambientais, logística, população e desafios compartilhados.

    A 26ª edição do Fórum contou com a participação de nove governos estaduais, embaixadas e ministérios, além de secretários de Agricultura, de Fazenda, de Segurança Pública, de Meio Ambiente, de Mineração e de Planejamento, todos da Amazônia Legal.

    O evento iniciou no dia 8 e, desde então, foram realizadas reuniões de conselhos e câmaras setoriais, finalizando as atividades do Fórum nesta sexta-feira, 10, com a realização da Assembleia Geral dos Governadores.

    Durante a Assembleia foram debatidas e deliberadas pautas e decisões em prol da Amazônia Legal como: a situação hídrica no Amazonas; a realização da 28ª Conferência das Partes (COP), organizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em Dubai, Emirados Árabe; a Carta de Manaus, com o posicionamento dos governadores sobre os sistemas alimentares e recuperação de áreas degradadas para a Conferência das Partes (COP); a apresentação do Projeto Um Milhão de Oportunidades, do Unicef; o projeto Amazônia segura; planos de transformações ecológica; diálogos com instituições internacionais; dentre outros assuntos.

    O Governador do Tocantins levou ainda a pauta tributária para os demais governadores, visando igualar os impostos entre os estados da Amazônia Legal, sobretudo pela cobrança dos serviços de abastecimento de água e esgoto. “Sabemos que os recursos hídricos da Amazônia estão escassos, no entanto o nosso Estado é um dos que mais paga imposto referente a água. O Tocantins paga R$ 8,00 em metro cúbico de água, que é diferente dos demais estados, que pagam bem menos. Temos que tratar desse assunto aqui, pois é pertinente, uma vez que estados vizinhos pagam menos e o nosso Estado precisa acompanhar a região norte”, comentou Wanderlei Barbosa.

    Ainda na oportunidade, o governador Wanderlei Barbosa assinou termos de cooperação e adesão, como um dos nove governadores da Amazônia Legal, com instituições como Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e Ministério da Justiça e Segurança Pública. As assinaturas são de iniciativas que visam buscar benefícios para as áreas que abrangem a Amazônia Legal, a exemplo do Plano Amazônia: Segurança Soberania (Plano Amas), idealizado pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, e o ministro da Justiça, Flávio Dino.

    A adesão ao Plano Amas beneficia todos os estados da Amazônia Legal, visando fomentar a preservação regional, em conjunto com medidas de segurança pública adaptadas às particularidades de cada estado. Além disso, a perspectiva é de implementação de 34 novas bases na Amazônia, juntamente com a criação de dois centros em Manaus: um voltado para a cooperação policial internacional e outro dedicado a operações ambientais.

    O governador do Pará e também presidente do Consórcio Amazônia Legal, Helder Barbalho, agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância da participação do Estado do Tocantins e demais unidades federativas nos debates sobre a Amazônia Legal. “Tivemos uma manhã extremamente proveitosa, o governador Wanderlei Barbosa pontuou ótimas questões e assim como os demais estados contribuiu com a nossa causa maior, a preservação da Amazônia. Agradeço a participação e destacou a importância do Tocantins neste evento, colocaremos em questão nossas pautas, com reuniões focadas na busca de apoio e incentivo junto ao Governo Federal”, pontuou Helder Barbalho.

    Acompanhando a comitiva do Governo do Tocantins, o secretário de Meio Ambiente (Semarh), Marcello Lelis, destacou a atuação do Tocantins em outras edições do Fórum, pontuando a importância da participação do Estado nesta edição do encontro. “Os nove estados estão empenhados, construindo um projeto de combate ao desmatamento para ser apresentado ao Fundo da Amazônia. Temos aqui uma oportunidade única, com estados mais valorizados, pelo Governo Federal, com a presença de vários ministros, com a possibilidade de diálogo próximo com as frentes que podem trazer melhorias para as causas ambientais”, afirmou  o secretário da Semarh.

    O governador do Amazonas, Wilson Lima, anfitrião do Fórum, agradeceu aos gestores pelo compromisso, afirmando a importância do encontro entre os governos para alinhar as políticas pela Amazônia Legal. “Esses encontros são importantes para que possamos avançar nas pautas que são comuns entre os estados. Cada unidade federativa que compõem a Amazônia Legal tem sua particularidade e é fundamental que estejamos dialogando para entender o que é comum entre nós, seja dificuldades ou potencialidades. Agradeço a participação de todos”, finalizou o governador do Amazonas.

     

    Fonte: Secom Tocantins

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorSebrae realiza a 2ª edição do Feirão do MEI no centro de Palmas 
    Próximo artigo Com apoio do Ministério a FETAC irá oferecer capacitações em teatro, circo e dança em 20 cidades do Tocantins

    Leia Também

    Tapajós sob pressão: disputa judicial reacende debate sobre dragagem e direitos dos povos tradicionais

    23 de fevereiro de 2026

    Estudantes participam de plantio de mudas em ação ambiental promovida pelo Naturatins

    21 de fevereiro de 2026

    Conexsus e Embrapii lançam edital para inovação na Amazônia

    27 de janeiro de 2026

    Edital busca projetos para sociobioeconomia amazônica

    26 de janeiro de 2026

    Floresta+ leva dinheiro para quem cuida da natureza

    24 de janeiro de 2026

    Amazônia ganha 3 mil km de fibra óptica para impulsionar conexão

    24 de janeiro de 2026
    Últimas Notícias

    Expositores têm até 2 de maio para se inscrever no Concurso Estande Sustentável

    Por Redação30 de abril de 2026

    Estudantes participam de experiência cultural com o espetáculo “Os Viajantes – Água mole em pedra dura…” 

    30 de abril de 2026

    Caravana do Meio Ambiente promove ações sustentáveis em municípios do norte tocantinense

    30 de abril de 2026

    Declaração anual do MEI deve ser enviada até 31 de maio

    29 de abril de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.