Image
CURSO – Sesc Tocantins oferece curso de Mediação Cultural

CURSO – Sesc Tocantins oferece curso de Mediação Cultural

á estão abertas as inscrições para o curso online de Mediação Cultural - “E agora? Estratégias para mediação cultural no agora”, que será ministrado por Cristina de Pádula e Tania Queiroz entre os dias 01 de junho a 08 de julho. Quem quiser participar pode fazer pelo link https://bit.ly/3hmnL4y até o dia 01 de junho. O curso terá a carga horária de 40h e acontecerá às quartas e quintas-feiras. Informações pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
 
Entre os dias 01 de junho e 08 de julho o Sesc Tocantins irá realizar o o curso online de Mediação Cultural - “E agora? Estratégias para mediação cultural no agora”, com Cristina de Pádula e Tania Queiroz. O curso será online e tem como objetivo refletir sobre ensino e aprendizagem de arte em espaços culturais. Serão estudadas visões de arte e cultura em sua diversidade, partidos curatoriais e suas reverberações, as especificidades de diferentes instituições, e estratégias para uma mediação cultural que possa contemplar amplamente as questões que se colocam na contemporaneidade. Serão realizadas leituras de textos, debates, apresentações de experiências curatoriais e de ações educativas, que proporcionarão a construção coletiva de um programa educativo a ser finalizado ao término do curso. Uma bibliografia de referência será indicada e complementada a partir dos encontros e dos assuntos de interesse predominantes.
 
As inscrições já estão abertas e vão até o dia 01 de junho. O público alvo são estudantes da área de Ciências Humanas, profissionais da área de cultura e interessados. Estão abertas apenas 20 vagas. Os interessados podem garattir a vaga preenchendo o formulário no link https://bit.ly/3hmnL4y.
 
Cristina de Pádula 
Educadora e artista visual, doutora em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da UFRJ, possui mestrado em Artes Visuais pela EBA/ UFRJ; especialização em Linguagens Visuais pela UERJ; especialização em LIBRAS pela Faculdade São Luis; graduação em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e graduação em Artes Visuais (licenciatura) Claretiano Centro Universitário. Trabalha com ensino de arte em museus e centros culturais desde 1998. Desde 2010 passa a coordenar programas educativos em diversas instituições com EAV-Parque Lage, Casa França-Brasil, Casa de Cultura Laura Alvim, Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Paço Imperial, Museu do Açude, entre outras. Foi professora na EAV-Parque Lage entre 1993-2015 e também foi professora substituta na Universidade do Estado do Rio de Janeiro em 2004 e 2015. Atualmente é professora na Escola Sem Sítio. Atua especialmente com formação de mediadores culturais e elaboração de programas educativos para exposições.
 
Tania Queiroz
Doutoranda em Arte e Cultura Contemporâneas - Arte, Cognição e Cultura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, possui mestrado na mesma linha de pesquisa e graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Santa Úrsula (1979), especialização em Sociologia Urbana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1985) e Licenciatura em Artes e Sociologia pela Universidade Candido Mendes (2007). Foi professora substituta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro de 2005 a 2007. Coordenadora de Ensino, de 2007 a 2016, e professora, de 1992 a 2016, da Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Foi Coordenadora da Casa França Brasil - RJ de maio de 2016 a maio de 2017. Foi professora de Artes e Sociologia na Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro de 2010 a 2021. Coordena a Escola sem Sítio, uma escola de idéias, com os artistas Cadu e Efrain Almeida e com o curador Marcelo Campos.
 
Sobre o Sesc
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada sem fins lucrativos administrada pela Fecomércio Tocantins, que é ligada a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Por meio do acesso à cultura, educação, saúde, esporte, lazer e assistência, são oferecidos serviços e ações que melhoram a qualidade de vida dos brasileiros através de suas mais de 580 unidades por todo o país.
 
Serviço
Cultura – Curso
Ação: Curso online de Mediação Cultural - “E agora? Estratégias para mediação cultural no agora”, que será ministrado por Cristina de Pádula e Tania Queiroz
Inscrição: https://bit.ly/3hmnL4y
Período: Até 01 de junho
Data do curso: 01 de junho a 08 de julho.
Informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Prêmio Poesia em Movimento vai premiar estudantes de escolas públicas do Tocantins

Prêmio Poesia em Movimento vai premiar estudantes de escolas públicas do Tocantins

Por Cinthia Abreu

 

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Poesia em Movimento. Realizado por A Barraca Cia de Artes, com coordenação da arte-educadora Magna Carneiro, o concurso literário vai premiar estudantes de escolas públicas de todas as regiões do Tocantins. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 26 de maio. O edital e formulário podem ser preenchidos pelo link https://forms.gle/tGn8EgK1T2BFyMkY7, disponível nas redes sociais da Companhia (Facebook: A Barraca Cia de Artes e Instagram: @abarracacia). Outras informações podem ser solicitadas pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Podem participar alunos a partir do 9° ano do Ensino Fundamental até o 3° ano do Ensino Médio, matriculados em escolas públicas. Serão aceitos poemas, crônicas e poesias inéditas, apenas autorais ou releituras de autores tocantinenses escritos em língua portuguesa, em qualquer categoria literária. Realizado em parceria com a Academia Tocantinense de Letras (ATL) e Academia Palmense de Letras (APL), o concurso literário tem o objetivo de incentivar a formação de novos escritores e descobrir novos talentos para a literatura regional.

 

As dez poesias finalistas irão compor um e-book e os autores participam de uma oficina artística-literária com os escritores e artistas locais em webconferência que será realizada no dia 3 de junho de 2021. Os três primeiros colocados ainda serão premiados com tablet (1º), caixa de som JBL (2º) e fone de ouvido sem fio com tecnologia Bluetooth (3º).

 

Poesia em Movimento

O projeto é patrocinado pelo Prêmio Aldir Blanc, da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) e Governo Federal - Ministério do Turismo - Secretaria Especial de Cultura e Fundo Nacional de Cultura. Proponente do projeto, a atriz, arte-educadora e escritora Magna Carneiro conta que a proposta é também de despertar o interesse pela Literatura, principalmente na juventude. “Na minha vivência em sala de aula, conheci muitos estudantes que tinham o dom para a poesia, mas não tinham um incentivo para desenvolver aquele talento nato. Então, criamos esse projeto para descobrir e despertar os novos talentos que temos no campo da Literatura de Norte a Sul do Estado”, explica  Magna.

 

Serviço

06/05 à 25/05/2021: Inscrição

26/05 à 31/05/2021: Seleção dos textos pela equipe de curadoria com escritores e convidados

02/06/2021: Divulgação dos finalistas nas redes sociais de A Barraca Cia de Artes

03/06/2021: Webconferência /divulgação dos primeiros colocados no Youtube de A Barraca Cia de Artes

--

Hackathon Cidade Empreendedora tem início com participantes de todo Brasil

Hackathon Cidade Empreendedora tem início com participantes de todo Brasil

Da Redação e Ascom Sebrae

 

Maior maratona de tecnologia da Região Norte conta com 180 participantes de todas as regiões do país

 

Foi dada a largada ao Hackathon Cidade Empreendedora Araguaína, maratona que reúne 180 participantes, entre hackers, programadores, desenvolvedores, designers, profissionais, estudantes e entusiastas de tecnologia de todo Brasil.  A live de abertura ocorreu na noite desta sexta-feira, 14, no canal do Youtube e redes sociais do Sebrae Tocantins e da Prefeitura de Araguaína.

O evento contou com a presença do anjo investidor, João Kepler, que ministrou a palestra “Empreender em tempos de transformação”. Ele compartilhou para os participantes seus conhecimentos sobre o movimento das startups no Brasil, a nova economia e o ecossistema de inovação. O intuito principal da palestra foi ajudar os competidores e a todos que assistiram a live a entender as transformações que estão acontecendo hoje no cenário do empreendedorismo e tecnologia.

Segundo o superintendente do Sebrae, Moisés Gomes, o hackathon é o berço da inovação. “Aqui, daremos a oportunidade para que os jovens apresentem ideias e construam soluções inovadoras para melhorar a vida dos cidadãos e da administração pública, através dos eixos temáticos do programa Cidade Empreendedora do Sebrae”, pontua.

A diretora técnica do Sebrae, Eliana Castro completa, afirmando que a maratona também irá incentivar outras pessoas a entrarem nesse movimento da tecnologia, buscando soluções que sejam simples e acessíveis para a população.

Conforme o prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, o município sempre esteve à frente nas ações de políticas públicas, sendo o primeiro município do país a publicar o decreto da Lei de Liberdade Econômica. "Damos as boas-vindas a todos os participantes. Acreditamos fortemente que essas soluções vão beneficiar não só a qualidade de vida de Araguaína, mas de todo o Brasil, porque os problemas são muito parecidos", afirma.

Para o deputado federal Tiago Dimas, Araguaína está bem representada nacionalmente ao incentivar esse ambiente de inovação, tão carente de oportunidade. “Tenho convicção que esse hackathon vai abrir um enorme campo de oportunidades para todos que estão participando”, afirma.

A live contou ainda com a participação do secretário Municipal da Fazenda, Ciência, Tecnologia e Inovação, Fabiano Souza; da reitora do ITPAC, Suzana Salazar; do representante da Rendsofter, Ricardo Sotero; e do diretor técnico da Topocart, Givanildo Souza.

 

Sobre a maratona

A proposta do Hackathon Cidade Empreendedora é reunir equipes de todo o país que apresentem soluções tecnológicas para os desafios de gestão pública que são de interesse da sociedade e que sejam efetivas e acessíveis. A maratona é realizada pelo Sebrae Tocantins, Prefeitura de Araguaína, Unitpac Araguaína, Topocart e Rensoftware.

Ao longo de 12 dias, as equipes irão competir em uma plataforma virtual, recebendo auxílio de mais de 40 mentores das áreas de tecnologia de informação e desenvolvimento, programação, design, políticas públicas, gestão pública e inovação.

Um dos pontos altos do evento serão as palestras com profissionais renomados, inclusive uma com palestrante internacional. Govtech Day contará com o fundador do Colab, Paulo Pandolfi e o cofundador da startup Gove, Rodolfo Fiori. Já a palestra Hacking Education Systems será conduzida pelo consultor israelense Yaron Edel.

Ao final, os projetos serão avaliados por uma equipe de técnicos, composta por especialistas em tecnologia da informação, inovação, políticas públicas e gestão pública, selecionados pela Prefeitura de Araguaína e Sebrae/TO, nomeados em diário oficial do município.

Os projetos serão consagrados vencedores e as equipes receberão prêmios que somam R$35 mil, sendo R$20 mil para o primeiro lugar, R$ 10 mil para o segundo lugar e R$5 mil para o terceiro lugar.

(Assessoria de imprensa Sebrae)

Acesse: https://bit.ly/3tS4s5T

Semana do MEI 2021 apresenta tendências e oportunidades para pequenos negócios

Semana do MEI 2021 apresenta tendências e oportunidades para pequenos negócios

Da Redação e Ascom Sebrae

 

O evento acontece de 10 a 14 de maio com inscrições gratuitas pelo Portal Sebrae

 

O Sebrae preparou uma semana inteira com oficinas práticas e palestras com especialistas para Microempreendedores Individuais (MEI) e para quem deseja abrir o próprio negócio. Entre os dias 10 e 14 de maio, a Semana do MEI oferece uma programação totalmente online e gratuita para todo o país, com a participação de 45 palestrantes, entre especialistas da entidade e convidados. As inscrições são feitas através do site: www.sebrae.com.br/semanadomei

O tema da edição deste ano é “Uma nova visão para o futuro do seu negócio”, inspirado no bordão do empreendedor, influenciador digital e escritor, Rick Chester, que ficou conhecido nas redes sociais após viralizar com um vídeo no Youtube onde ensina como lucrar vendendo água no Rio de Janeiro. Ele será a grande atração do último dia da edição da Semana do MEI 2021, com a palestra de encerramento “Pega a Visão”.

Ao longo da semana, os inscritos na Semana do MEI terão a oportunidade de participar de uma jornada de conhecimento para encontrar inspiração para empreender, conhecer tendências e oportunidades de negócios, aprender como se planejar para começar da forma adequada e cuidar das finanças, além de interagir com especialistas convidados que trarão dicas para vender mais na internet.

De acordo com o superintendente do Sebrae Tocantins, Moisés Gomes, a Semana MEI é uma excelente oportunidade para o MEI se capacitar com conteúdo de qualidade. “É fato que a pandemia trouxe muitas consequências, mas a hora é de reinvenção e reconstrução e o conhecimento é o caminho para este processo. Os 78 mil MEIs no Tocantins podem contar com o apoio do Sebrae para desenvolver seu negócio, seja ele presencial ou digital”, ressaltou.

A diretora técnica do Sebrae Tocantins, Eliana Castro, comenta que a Semana MEI veio com uma programação muito rica e que realmente fará a diferença nas decisões do dono do pequeno negócio. “Para quem está interessado em aquecer suas vendas pela internet, a programação cai como uma luva; e o grande diferencial é que os conteúdos estão mais voltados para a prática, ou seja, temas que auxiliem o MEI no dia a dia, já que eles atuam praticamente sozinhos”, disse a diretora.

Mais informações: 0800 570 0800 e WhatsApp (63) 9- 99712198

Prefeitura de Rio Sono realiza queima de fogos e drive thru para comemorar aniversário de 39 anos de emancipação

Prefeitura de Rio Sono realiza queima de fogos e drive thru para comemorar aniversário de 39 anos de emancipação

Da Redação

 

A cidade de Rio Sono faz aniversário hoje,  para comemorar a prefeitura Municipal de Rio Sono, organizou uma queima de fogos em comemoração aos 39 anos de emancipação.

O evento será na modalidade drive thru no Complexo esportivo em frente a praça da Matriz.

Rio Sono é administrado pelo prefeito reeleito Itair Martins, natural de Rio Sono, casado com Talita Lira, com quem tem 3 filhos  de família tradicional , ele é  filho de um dos pioneiro de Rio Sono, o agricultor Newton Lopes Martins.

Segundo o prefeito a iniciativa de fazer uma homenagem com queimas fogos e driver thru no aniversário de Rio Sono, é uma forma de não deixar passar em branco essa data tão importante, mesmo em um momento de pandemia,  gostaríamos de passar uma mensagem de alegria e  esperança de dias melhores para os riosonenses, ressaltou ele.

 

Histórico

O município de Rio Sono está localizado na região nordeste do Estado, às margens dos rios Sono e Perdido. Teve sua origem na agropecuária da região. Devido à distância da sede do município, em Lizarda, o povoado foi servindo de pólo para produtores, passando então a sediar interesses econômicos naquela área. São considerados pioneiros: Adelman Souza Lustosa, Filinto Cruz, além das senhoras Joventina, Cota e o senhor Geraldo.

Lutaram pela emancipação do Município: Altamir Alves Bezerra (ex-prefeito de Lizarda), José Pereira da Silva, Antônio Nazário de Castro, Newton Lopes Martins, Luiz Sérgio da Cunha, Adão Cerqueira Sales, Salomão Néris de Moura, Raimundo Campos de Arruda, Desidério Barros de Melo, Alcindo Barbosa dos Santos e Paulo Nunes de Souza, além do ex-deputado José Dourado. O município foi emancipado através da Lei nº 9.185, de 14 de maio de 1982.

Inscrições abertas para participar da Antologia Tocantina 2021 - José Gomes Sobrinh

Da Redação e Ascom Adetuc

 

Adetuc/Governo do Tocantins

 

O projeto do jornalista e escritor Ronaldo Teixeira foi aprovado no edital de Literatura da Lei Aldir Blanc.

 

 

Estão abertas as inscrições para a Antologia Tocantina 2021 - José Gomes Sobrinho. O projeto, de autoria do escritor, jornalista e gestor cultural Ronaldo Teixeira, um dos aprovados no Edital de Literatura da Lei Aldir Blanc no Tocantins. O projeto tem o objetivo de revelar novos nomes da poesia no Tocantins e resgatar os já conhecidos, traçando um panorama atual da cena literária desse gênero no Estado.

 

A inscrição é gratuita e online, por meio do link https://forms.gle/kF4KUvfXErjmoJNE7 e haverá premiação em dinheiro para os cinco primeiros colocados, além da participação no livro-antologia, que será lançado em outubro. Além dos trabalhos poéticos, a bora conterá ainda duas páginas dedicadas ao poeta e escritor José Gomes Sobrinho, figura ímpar no cenário cultural do Tocantins que faleceu em 2004.

 

Cada participante poderá participar com até cinco poemas que não tenham sido até então divulgados no meio impresso (livro individual/coletânea/antologia). A seleção será por meio de um formulário específico na internet, até junho.

 

O primeiro colocado receberá placa de honra ao mérito e R$ 2.500,00; o segundo, placa de honra ao mérito e R$ 2.000,00; o terceiro, placa de honra ao mérito e R$ 1.500,00; o quarto, placa de honra ao mérito e R$ 1.000,00; e o quinto colocado, placa de honra ao mérito e R$ 500,00. Pela participação, cada poeta ou poetisa selecionado receberá três exemplares da Antologia, por cada trabalho publicado. Além disso, cada um dos 139 municípios tocantinenses que tiver interesse, irá ganhar três exemplares da Antologia, a título de divulgação do projeto, bastando para isso fazer sua solicitação via e-mail - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - e retirar com o proponente em Palmas, sua cota.

 

“Os editais da Lei Aldir Blanc estão revelando grandes projetos e valorizando nossos artistas. É o caso desta antologia, que trará uma perspectiva renovada da produção literária tocantinense”, pontua o presidente da Adetuc, Jairo Mariano, ressaltando os esforços do governador Mauro Carlesse, para conter os impactos da pandemia de Covid-19 no Estado.

 

Informações sobre o projeto: (63) 9 9230-3182 / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

--

LEI ALDIR BLANC: visando capacitar jovens produtores culturais, coletivo tocantinense lança projeto “Novos Contemporâneos”

LEI ALDIR BLANC: visando capacitar jovens produtores culturais, coletivo tocantinense lança projeto “Novos Contemporâneos”

 

 

Iniciativa do Coletivo Flácido visa estimular jovens artistas em Palmas. Serão realizadas atividades como oficina e produção de podcasts, oficina de djs, aulas de grafitti, entre outros.

 

O Coletivo Flácido, iniciativa artística Tocantinense, lançou nessa segunda-feira (10/05) o projeto “Novos Contemporâneos”. Apoiado pela Lei Aldir Blanc, o projeto visa incentivar novos artistas e produtores culturais na capital tocantinense. Além de acesso às oficinas ministradas pelo Coletivo, os participantes também ganharão uma ajuda de custo.

 

Ao todo serão ministradas cinco atividades na Casa Flácida, localizada na região norte de Palmas: oficina e produção de podcasts, oficina e intercâmbio de djs, oficina de graffiti, laboratório de performance e clube de leitura. O projeto visa contemplar jovens palmenses de 18 a 29 anos.

 

“Ficamos muito felizes em lançar esse novo projeto contemplado pela Lei Aldir Blanc. Iniciativas como essa são essenciais para manter a cultura viva e pulsante na nossa cidade. Sabemos que existem muitos talentos em Palmas que precisam somente de um incentivo e os Novos Contemporâneos nascem a partir dessa premissa”, diz Filipe Porto, um dos artistas idealizadores do projeto.

 

Os interessados devem ficar atentos à página de Instagram do Coletivo Flácido. Lá serão publicadas as seletivas e demais informações: https://www.instagram.com/coletivoflacido/

 

*Este projeto foi contemplado pelo Prêmio Aldir Blanc Tocantins do Governo do Estado do Tocantins, com apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura

A caçada da Buiuna e os bonecos Gigantes de Porto Nacional  estreiam esse ano em fomato de live

A caçada da Buiuna e os bonecos Gigantes de Porto Nacional estreiam esse ano em fomato de live

RTO NACIONAL

 

Por: Akira Souza

 

 

            Últimos preparativos são realizados para a LIVE de estreia do novo Espetáculo A Caçada da “Buiuna” e os Bonecos Gigantes de Porto Nacional. A apresentação projeto para a população será totalmente ON LINE. A Live acontecerá no dia 15 de maio, às 17:00h, na Praça Nossa Senhora das Mercês, em frente à Igreja Catedral, no Centro Histórico da cidade de Porto Nacional. Por força da Pandemia Corona Vírus, a LIVE acontecerá sem a presença do público, participarão do projeto apenas a equipe de produção do espetáculo.

Esse projeto foi contemplado pela Lei Aldir Blanc, instrumento de apoio emergencial à classe artística brasileira, lançado pelo Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional Especial d a Cultura, Fundo Nacional de Cultura, Ministério do Turismo, e Governo do Estado do Tocantins. Os editais foram organizados pela ADETUC – Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa.

            A Live dos Bonecos Gigantes mostrará ao público as novas personagem que vão compor o novo espetáculo, trata-se de cinco novos bonecos gigantes em forma humana, três mulheres e dois homens, bem como, os bonecos antigos, que foram restaurados e adaptados para o padrão dos novos bonecos. Além disso, o espetáculo contará também com uma nova
Cobra “Buiuna”, o principal boneco do cortejo. O enredo do espetáculo é fundamentado na Lenda da “Buiuna,” símbolo maior do patrimônio imaterial na cidade de Porto Nacional.

            O processo de construção, restauro e adaptação dos bonecos gigantes de Porto Nacional, aconteceu conjuntamente com uma oficina de construção artesanal de esculturas em Isopor e laminação em resina e fibra de vidro. O curso foi ofertado gratuitamente para a comunidade portuense, obtendo um bom aproveitamento. As oficinas foram coordenadas por dois grandes Mestres do Artesanato tocantinense: Antônio Neves, o popular Taurú, e Mestre Renato, pernambucano radicado no Tocantins, há décadas. A caracterização das peças é assinada pelo requisitado artista visual Silvio Arte, antigo parceiro do grupo.

            Os figurinos do espetáculo foram assinados por Josy Liu, um Designer portuense, há treze anos, parceiro do grupo. A confecção dos figurinos ficou por conta do Ateliê Tecidos Porto, coordenado pela grande artesã da alta costura Dona Francisca Porto, também parceira do projeto há 13 anos.

            Todas as etapas do projeto foram registradas em foto e audiovisual, tanto para a preservação da memória dessa experiência de trabalho coletivo, bem como, para poder justificar a devida prestação de contas do recurso público aplicado nessa iniciativa cultural. Para tanto, contamos com uma eficiente equipe, coordenada pelo Vídeomaker Alisson Chaves e a Blogger Influenciadora Akira Silva. Além desses profissionais o projeto contará ainda com uma excelente equipe de técnicos e profissionais do audiovisual, para garantir a gravação e transmissão ao vivo da Live dos Bonecos Gigantes de Porto Nacional, nomes como, Ronário, Altamir Moreira, Diego da Pró-Música, farão parte da produção final.

            O recurso distribuído pela Lei Aldir Blanc contribuiu imensamente para o fomento da economia criativa local, visto que, gerou oportunidade de trabalho e renda para diversos profissionais do segmento cultural e para o comércio. O projeto incluiu diversos figurantes, que são pessoas de baixa renda, e moradores do bairro sede do projeto. Trabalhar pela inclusão cultural é uma das missões desse grupo, que, em vinte anos de existência, jamais cobrou ingresso do público em geral para assistir ao espetáculo A Caçada da “Buiuna” e os Bonecos Gigantes de Porto Nacional.

O diretor do espetáculo Everton dos Andes, e toda equipe de produção, garantem que não faltará empenho para fazer uma transmissão bonita, alegre, culturalmente rica, envolvente e, recheada de brindes para os internautas. Assista a nossa Live nas plataformas digitais (facebook, Instagram, Youtube).

 

 

 

Fotos: Acervo do Everton dos Andes e internet

 

 

 

 

 

 

Semana do MEI 2021 começa hoje com programação gratuita de oficinas e palestras

Semana do MEI 2021 começa hoje com programação gratuita de oficinas e palestras

 


Iniciativa trará grandes especialistas para apresentar tendências e oportunidades para os pequenos negócios

Começa nesta segunda-feira (10) a Semana do MEI, uma semana inteira com oficinas práticas e palestras com especialistas para microempreendedores individuais (MEI) e para quem deseja abrir o próprio negócio. Entre 10 e 14 de maio, o Sebrae oferece uma programação totalmente online e gratuita para todo o país, com a participação de 45 palestrantes. Ainda dá tempo, os interessados podem garantir sua inscrição neste link:  https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/semanadomei2021/home

O tema da edição deste ano é “Uma nova visão para o futuro do seu negócio”, inspirado no bordão do empreendedor, influenciador digital e escritor, Rick Chester, que ficou conhecido nas redes sociais após viralizar com um vídeo no Youtube onde ensina como lucrar vendendo água no Rio de Janeiro. Ele será a grande atração do último dia da edição da Semana do MEI 2021, com a palestra de encerramento “Pega a Visão”.

Ao longo da semana, os inscritos terão a oportunidade de participar de uma jornada de conhecimento para encontrar inspiração para empreender, conhecer tendências e oportunidades de negócios, aprender como se planejar, como cuidar das finanças, além de interagir com especialistas convidados que trarão dicas para vender mais na internet.

 

Inspire, respire e não pire

 

No primeiro dia de programação são oferecidas oficinas e palestras com conteúdo inspiracional. O objetivo é que os empreendedores desenvolvam inteligência emocional para superar os desafios de ter o próprio negócio.  Confira a programação abaixo:

 

Programação do dia 10/05

TEMA: Inspiração

 

OFICINAS: INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

 

Oficina 1 | 10h - 10h50: Negócio de sucesso: como se preparar para enfrentar desafios? Oficina 2 | 11h - 11h50: Como o equilíbrio emocional pode alavancar seus resultados

Oficina 3 | 12h - 12h50: Mulher MEI e suas multitarefas – equilibrando os "papéis"

 

PALESTRAS: ONDE ENCONTRAR FORÇA E MOTIVAÇÃO

 

Palestra 1 | 14h - 15h: Resiliência e criatividade: resolvendo problemas, superando desafios e agregando valor

Palestra 2 | 15h10 - 16h10: Empreendedorismo e oportunidades

Palestra 3 | 16h20 - 17h20: Empreendedorismo e oportunidades Atitudes positivas

Palestra 4 | 17h30 - 18h30: O digital pode ser mais doce do que você imagina

Sebrae capacita empresários de Paraíso sobre protocolos de segurança contra a Covid-19

Sebrae capacita empresários de Paraíso sobre protocolos de segurança contra a Covid-19

Da Redação e Ascom Sebrae

 

As capacitações ocorrerão em formato on-line e as inscrições são gratuitas.

 

O Sebrae Tocantins, em parceria com a Prefeitura Municipal de Paraíso e Associação Comercial e Empresarial de Paraíso (ACIP) realizam nesta semana uma série de minicursos para capacitar empresários dos pequenos negócios sobre os protocolos de segurança contra o contágio da Covid-19.

As capacitações ocorrerão em formato on-line e as inscrições são gratuitas. Os minicursos são destinados aos empresários dos segmentos de bares e restaurantes, vestuário e loja de acessórios, minimercados, mercearias e supermercados.

De acordo com a gerente do Sebrae em Paraíso, Sirlene Martins, nesse momento, é fundamental que as empresas estejam adotando as boas práticas de prevenção e combate ao COVID-19. “Por isso o Sebrae está capacitando esses empresários, para que seja possível o funcionamento sem comprometer a saúde de seus colaboradores e clientes”, afirma.

Segundo o secretário de Indústria e Comércio de Paraíso, Roberto Banderia Labre, a parceria com o Sebrae e ACIP será essencial para mobilizar os empresários quanto à importância de adotar os protocolos de segurança. “Acreditamos que, com essa ação, os negócios de Paraíso estarão cada vez mais aptos a atender a população com a segurança necessária ao momento que estamos vivendo”, pontua.

 

Confira a programação

 

26/04

Minicurso: Equipe protegida e clientes seguros contra o COVID 19 - Dica de segurança para Bares e restaurantes

Horário: 15h

Inscrição: https://bit.ly/3gG2Kle

 

27/04

Minicurso: Dicas de segurança para o segmento do vestuário e acessórios

Horário: 19h

Inscrição: https://bit.ly/3aXPJ2T

 

29/04

Minicurso: Dicas de segurança para minimercados, mercearias e supermercados

Horário: 19h

Inscrição: https://bit.ly/32Pa7P4

 

Image

To em Foco foi criado com a missão de fomentar a produção e a disseminação de conhecimentos relacionados com a Cultura, Turismo e Natureza, objetivando a troca de informações, a reflexão e o debate, promovendo assim o desenvolvimento social. Protagonizado pela tocantinense Núbia Dourado o portal de notícias, visa promover projetos e ações culturais, valorizando a cultura regional e costumes tradicionais, como música, culinária, danças e romarias.
Nossos contatos:   (63) 991145171  [email protected]

Desenvolvido por Barco Digital

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.