A atriz Bell Gama apresenta reestreia do programa Cena Protagonista

Por Cinthia Abreu

 

“Dar voz aos protagonistas. Que eles falem, desabafem, contem suas trajetórias, leiam seus poemas, cantem as suas canções, deixem suas mensagens.” Esse é o objetivo do projeto “Programa Cena Protagonista 2021”, de acordo com a sua apresentadora – a atriz Bell Gama-, que estreia nesta quarta-feira, 21, uma nova temporada de entrevistas. A exibição acontece às 21 horas nas redes sociais (Youtube e Facebook) da Cia Cenaberta, companhia da qual Bell Gama é atriz e produtora.

 

No bate-papo envolvente e repleto de muita densidade artística de cerca de uma hora, a atriz entrevista personalidades do meio artístico, como escritores, atores, cineastas, músicos e jornalistas. “Pessoas que, de alguma forma, criam possibilidades de mudar as coisas”, complementa Bell Gama.

 

A estreia da nova temporada, nesta quarta-feira, 21, traz ao “Programa Cena Protagonista” o poeta e escritor Osmar Casagrande que, dentre outros detalhes sobre a sua trajetória artística, fala sobre a sua mais nova missão, a vice-presidência da Academia Palmense de Letras (APL), função esta que o artista assumiu ainda nesta semana.

 

Além de vice-presidente da APL, o entrevistado do programa de estreia da nova temporada é advogado, comunicador, empreendedor gastronômico e cultural, dramaturgo e escritor. Autor de crônicas, contos, artigos e poemas, editados em vários jornais do Tocantins, e também autor do livro de poemas “A Casa (in)cômodos (di)versos”, lançado em 2009.

 

Cena Protagonista

As entrevistas serão exibidas sempre às quartas-feiras, às 21 horas, nas redes sociais da Cia Cenaberta. O programa é produzido e apresentado pela atriz Bell Gama, com a supervisão do ator e diretor Kaká Nogueira, e colaboração de Bruno Barbosa e Fernanda Barbosa, filhos dos atores. *A 2ª temporada acontecerá ao longo do primeiro semestre de 2021 e o Projeto foi contemplado pelo “Prêmio Palmas Aldir Blanc, Fundação Cultural de Palmas, Prefeitura Municipal de Palmas, com apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura.*

 

A primeira temporada encerrou-se no ano de 2020 com 30 entrevistas, com nomes como Odir Rocha, Nacha Moretto,  Giovani Assis, Adão Francisco, Tião Pinheiro e Chiquinho Chocolate, dentre outros protagonistas. A primeira entrevista foi com a professora Glória Azevedo, em 18 de junho de 2020, com foco nas escritoras contemporâneas, mulheres e negras, fazendo uma leitura entre política, resistência, racismo, violência. À época, o Programa Cena Protagonista era exibido, exclusivamente, pelo Instagram. Contudo, na segunda temporada o objetivo é ampliar o alcance.

 

A iniciativa surgiu com a premente necessidade da Companhia de se reinventar em meio à pandemia e suspensão de atividades que incidissem em aglomeração. “Uma forma de encontrar, de se aproximar do público, das pessoas, de se expressar”, explica Bell Gama.

 

Ainda de acordo com a artista, o Programa Cena Protagonista nasceu de outro Projeto, também encabeçado pela atriz, chamado de Cena Poética, que, logo no início da pandemia, levou ao ar, todas as quintas-feiras, poesias declamadas pelos integrantes da companhia, Thiago Omena e Juliano Gomes, e por amigos. “O programa de entrevistas, assim, veio como consequência, pela necessidade de saber mais sobre os autores, suas obras e vida, e, a partir daí, outros protagonistas da nossa sociedade emergiram e o programa cresceu”, conclui.

 

Apresentadora

Bell Gama é atriz e produtora cultural, sócia-fundadora da Cia. Cenaberta.  No teatro, dirigiu leituras dramáticas para o Sesc-TO, como: Escola de Mulheres – Molière – (2007) e A História é uma Istória – Millor Fernandes (2014). Atuou em vários espetáculos, entre eles: Tupy or not tupi (2002-2004; Paixão de Cristo (2003-2004); O musical: O Resgate de Roseline Brow (2007); Dias Difíceis (2012-2016); ; L!ngua preZa (2016); O Antiquário Frankl (2019-2021); e De Caso com a Solidão (em montagem) Realizou a Produção executiva e Assistência de direção da Comédia  Drácula.

 

No cinema atuou nos curtas: Cheque ou Mate (2008); Tempos Difíceis (2010); O Som de Lá (2012); e, Edital Cultural (2016). Também atuou nos longas: O Nome da Morte (2018); O Pastor e o Guerrilheiro (2020) e das séries: Para TV Brasil – O Boneco de Barro e o Rei (2018); e Para Netflix – O Escolhido, segunda temporada (2019). Bell Gama é também arte-educadora e coordenadora pedagógica do Projeto Poquelin – Formação inicial para o teatro, promovido pelo grupo teatral da qual é integrante. Desde 2002, tem a personagem “Raymunda” que faz esquetes do cotidiano.

 

Ficha técnica:

Apresentação e produção: Bell Gama

Supervisão: Kaká  Nogueira

Ascom: Cinthia  Abreu

Redes: Fernanda Barbosa

Edição: Mzn e Bruno Barbosa

 

 

Assista no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=ZkzZu-6gpDI

Sair da versão mobile