A caçada da Buiuna e os bonecos Gigantes de Porto Nacional estreiam esse ano em fomato de live

RTO NACIONAL

 

Por: Akira Souza

 

 

            Últimos preparativos são realizados para a LIVE de estreia do novo Espetáculo A Caçada da “Buiuna” e os Bonecos Gigantes de Porto Nacional. A apresentação projeto para a população será totalmente ON LINE. A Live acontecerá no dia 15 de maio, às 17:00h, na Praça Nossa Senhora das Mercês, em frente à Igreja Catedral, no Centro Histórico da cidade de Porto Nacional. Por força da Pandemia Corona Vírus, a LIVE acontecerá sem a presença do público, participarão do projeto apenas a equipe de produção do espetáculo.

Esse projeto foi contemplado pela Lei Aldir Blanc, instrumento de apoio emergencial à classe artística brasileira, lançado pelo Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional Especial d a Cultura, Fundo Nacional de Cultura, Ministério do Turismo, e Governo do Estado do Tocantins. Os editais foram organizados pela ADETUC – Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa.

            A Live dos Bonecos Gigantes mostrará ao público as novas personagem que vão compor o novo espetáculo, trata-se de cinco novos bonecos gigantes em forma humana, três mulheres e dois homens, bem como, os bonecos antigos, que foram restaurados e adaptados para o padrão dos novos bonecos. Além disso, o espetáculo contará também com uma nova
Cobra “Buiuna”, o principal boneco do cortejo. O enredo do espetáculo é fundamentado na Lenda da “Buiuna,” símbolo maior do patrimônio imaterial na cidade de Porto Nacional.

            O processo de construção, restauro e adaptação dos bonecos gigantes de Porto Nacional, aconteceu conjuntamente com uma oficina de construção artesanal de esculturas em Isopor e laminação em resina e fibra de vidro. O curso foi ofertado gratuitamente para a comunidade portuense, obtendo um bom aproveitamento. As oficinas foram coordenadas por dois grandes Mestres do Artesanato tocantinense: Antônio Neves, o popular Taurú, e Mestre Renato, pernambucano radicado no Tocantins, há décadas. A caracterização das peças é assinada pelo requisitado artista visual Silvio Arte, antigo parceiro do grupo.

            Os figurinos do espetáculo foram assinados por Josy Liu, um Designer portuense, há treze anos, parceiro do grupo. A confecção dos figurinos ficou por conta do Ateliê Tecidos Porto, coordenado pela grande artesã da alta costura Dona Francisca Porto, também parceira do projeto há 13 anos.

            Todas as etapas do projeto foram registradas em foto e audiovisual, tanto para a preservação da memória dessa experiência de trabalho coletivo, bem como, para poder justificar a devida prestação de contas do recurso público aplicado nessa iniciativa cultural. Para tanto, contamos com uma eficiente equipe, coordenada pelo Vídeomaker Alisson Chaves e a Blogger Influenciadora Akira Silva. Além desses profissionais o projeto contará ainda com uma excelente equipe de técnicos e profissionais do audiovisual, para garantir a gravação e transmissão ao vivo da Live dos Bonecos Gigantes de Porto Nacional, nomes como, Ronário, Altamir Moreira, Diego da Pró-Música, farão parte da produção final.

            O recurso distribuído pela Lei Aldir Blanc contribuiu imensamente para o fomento da economia criativa local, visto que, gerou oportunidade de trabalho e renda para diversos profissionais do segmento cultural e para o comércio. O projeto incluiu diversos figurantes, que são pessoas de baixa renda, e moradores do bairro sede do projeto. Trabalhar pela inclusão cultural é uma das missões desse grupo, que, em vinte anos de existência, jamais cobrou ingresso do público em geral para assistir ao espetáculo A Caçada da “Buiuna” e os Bonecos Gigantes de Porto Nacional.

O diretor do espetáculo Everton dos Andes, e toda equipe de produção, garantem que não faltará empenho para fazer uma transmissão bonita, alegre, culturalmente rica, envolvente e, recheada de brindes para os internautas. Assista a nossa Live nas plataformas digitais (facebook, Instagram, Youtube).

 

 

 

Fotos: Acervo do Everton dos Andes e internet

 

 

 

 

 

 

Sair da versão mobile