Por Ester Dutra/estagiária
O cantor e compositor tocantinense, Missim da Viola de Buriti, como é conhecido pelos seus amigos e familiares, lança novo clipe no YouTube, onde conta a própria história como sertanejo e todas as dificuldades enfrentadas na infância no interior do Tocantins. Missim vive, atualmente, com sua família no município de Novo Acordo, no Assentamento Primogênito.
E é através dos sons da Viola de Buriti que o cantor entoa suas canções. Assim como as músicas dele, o instrumento que é a riqueza cultural do povo do sertão é feito com as próprias mãos. A canção que fala da sua história, conta também com as lembranças que ele tem do pai, pois segundo Missim sua história com a viola e a música começou através dele.
“Eu era ainda novo, quando meu pai fazia a Viola de Buriti e insistia para eu aprender a fazer e tocar o instrumento. Quando produzi as primeiras violas, comecei também a cantar e tocar para amigos e familiares. Com o tempo parei de fazer isso, e depois de um longo período parado, sem cantar ou tocar, eu voltei e comecei a divulgar meu trabalho na internet”, explicou.
A fabricação da Viola de Buriti, seu instrumento musical principal e que está presente em todas canções do artista, é totalmente artesanal. As quatro cordas são feitas com linha de pesca. A matéria-prima é o buriti, palmeira encontrada em abundância nas beiras dos rios.
Mas não foi só isso que o inspirou. Missim sempre teve o sonho de ser cantor, foi onde surgiu a inspiração para sua nova canção. Mas para além das suas vivências e sonhos, a música também foi inspirada ao observar os filhos, que conforme conta, é muito diferente da que o artista enfrentou no passado.
“Foi olhando para eles, a forma que eles foram criados diferente da minha, com mais facilidades, que pensei em contar como fui criado, meus sonhos e desafios, então resolvi eternizar minha história por meio da música”, relatou.
Esse não é seu único clipe. Todas as canções do artista se baseiam e retratam a cultura, o clima, a vegetação, o relevo típico do estado e a simplicidade do sertão tocantinense. Vivendo e observando as singularidades locais do seu povo e da sua vida, Missim transcreve e transforma em música.
“Se eu vejo uma cachoeira, quero falar sobre ela, então faço uma música. Quando olho as árvores típicas do nosso Cerrado, faço uma música. É assim, tudo que vivencio da nossa cultura e da natureza eu transformo em música”, contou o artista.
O seu novo clipe e todas as suas outras canções já estão disponíveis no seu canal do YouTube https://youtu.be/VoTUUXuQU78
DEIXE O SEU COMENTÁRIO