Da Redação
“Lá, o capim ganha vida nas mãos de mulheres que são especialistas em brilhos, as artesãs da comunidade Mumbuca,”
Uma das preciosidades do Cerrado do Tocantins é o Capim Dourado, produzido na região do Jalapão, a matéria-prima confecciona artesanatos e produtos: pulseiras, brincos, bolsas, foi também inspiração da nova coleção de sandálias da marca feminina Grendha, linha protagonizada pela cantora Ivete Sangalo.
A marca divulgou a linha de sandálias exaltando o capim dourado e as mulheres artesãs da região, uma vez que toda a produção, desde a colheita do capim dourado é realizada pelas artesãs das comunidades quilombolas, sendo uma das principais fontes de renda.
Em vídeo produzido para campanha, Ivete Sangalo narra falando sobre o elemento principal, “na busca por elemento iluminado que nos enchesse de inspiração, nós encontramos o capim dourado. Lá, o capim ganha vida nas mãos de mulheres que são especialistas em brilhos, as artesãs da comunidade Mumbuca,” disse na campanha.
A colheita do capim dourado é feita uma vez por ano, sempre no fim do mês de setembro. As artesãs são moradoras das comunidades quilombolas. Atualmente, o capim dourado ganhou popularidade e não mais está presente apenas no Tocantins, como também é largamente utilizado em todo o Brasil, e até no exterior. Por isso, ele ganhou um selo de identificação geográfica que o coloca como produto único e típico do Tocantins.
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